10 Benefícios físicos e até psicológicos de massagem

massagem

A massagem traz diversos benefícios clínicos para pessoas que sofrem com diferentes doenças. Atualmente, os profissionais procuram trazer alívio e cura proporcionados aos pacientes, enfatizando as diversas vantagens de cada tecnologia e sua capacidade de proporcionar saúde física e mental e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Para recarregar suas energias, espera-se que a massagem elimine a tensão diária, reduzindo assim a “sensação de peso” nas costas e revigorando o corpo. 

Mas, além da sensação familiar de relaxamento profundo, outros métodos, como modelagem, drenagem, terapia, Ayurveda, crânio e acupressão, também podem fornecer benefícios físicos e psicológicos.

De acordo com pesquisas, a massagem tem grande ajuda no aumento do fluxo sanguíneo para diversas áreas do cérebro que estão relacionadas com a regulação do humor. 

Um estudo da Austrália descobriu que uma massagem muscular por 10 minutos ajuda a reduzir a dor em 30% após a prática de um exercício físico.

Pesquisadores mostraram que os níveis de cortisol caíram na casa dos 30% após a massagem, enquanto os níveis de hormônio da saúde aumentaram na mesma proporção.

O que é?

Segundo os cursos online com certificado do ramo, a massagem é uma espécie de troca de energia. 

Ela será por meio de técnicas de deslizamento, fricção e amassamento, o sistema circulatório, o sistema linfático, o sistema nervoso e o sistema energético são operados para relaxar o corpo e a mente e lutar contra a fadiga.

Você pode ver seus benefícios mesmo durante a massagem, mas quando você desenvolve o hábito de receber massagem pelo menos uma vez por semana, seus benefícios para a saúde são mais evidentes.

Os principais benefícios das massagens

Os tipos de massagem são divididos em: terapêutica, preventiva, esportiva e estética.

Nestes grupos, existem várias técnicas que podem utilizar equipamentos, óleo ou pedras quentes para potencializar a realização da massagem. 

Sendo assim, você pode até combinar duas massagens diferentes para criar uma experiência completa, como uma combinação de Shiatsu + massagem nos pés.

Portanto, os 10 benefícios das massagens são:

  1. Reduz a ansiedade; 
  2. Aliviar tensões e dores musculares; 
  3. Melhora a circulação sanguínea; 
  4. Reduzir a pressão arterial em pacientes hipertensos; 
  5. Aliviar dores de cabeça; 
  6. Reduzir a fadiga; 
  7. Estimulação e equilíbrio do sistema intestinal; 
  8. Eliminar toxinas e resíduos metabólicos; 
  9. Insônia reduzida; 
  10. Sinta-se feliz e relaxe fisicamente.

Procura por massagens teve um crescimento durante a pandemia, isto de acordo com um aplicativo da empresa latino-americana de serviços de recrutamento GetNinjas. 

A busca por terapias alternativas como acupuntura, massagem de beleza, massagem anti stress, massagem oriental e massagem estilística aumentou em mais de 36%.

A massagem é definida como sendo uma espécie de troca de energia, na qual será praticada através de técnicas de deslizamento que vai funcionar no melhoramento do sistema humano.

Tipos de massagens

Há diferentes tipos de massagens, e elas se concentram em diferentes partes do corpo. Toda massagem será utilizada de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Os tipos de massagem são, geralmente, divididos em duas categorias. A primeira é a massagem terapêutica, utilizada no tratamento de dores e doenças.

A segunda é a massagem preventiva, voltada ao relaxamento, manutenção da saúde e prevenção de lesões, exercícios físicos, voltada ao aquecimento e recuperação muscular, além de beleza, modelagem e drenagem.

Nestes grupos, existem várias técnicas diferentes, como equipamentos, óleo ou pedras quentes que podem ser utilizadas para melhorar o desempenho do procedimento.

Onde receber uma massagem

Clínicas, centros de estética e spas oferecem esse serviço, porém, é muito importante escolher um local que seja altamente adequado e tem um excelente profissional, pois os profissionais devem ter bom conhecimento da técnica. 

A massagem é essencial para equilibrar a energia e vitalidade do corpo, por isso deve tentar fazer uma massagem com um bom terapeuta no local certo.

Quem não deve receber massagem

Para algumas pessoas a massagem pode não ser um procedimento totalmente seguro.

Por isso, deve ser evitada, especialmente se a pessoa tiver fraturas ou osteoporose, feridas, distúrbios hemorrágicos ou outras condições médicas que podem ser agravadas pelo tempo de massagem.

Além disso, as mulheres grávidas devem evitar receber massagem no primeiro trimestre, a menos que aconselhado por um médico.

Mais qualidade de vida

Por meio de mecanismos fisiológicos, a massagem tem o objetivo de melhorar muito a qualidade de vida. 

O toque pode causar analgesia, isso quer dizer, reduzir ou eliminar a dor, deixando a pessoa menos ansiosa e agitada. 

Durante o curso de massoterapia, você verá que o corpo tende a liberar serotonina e endorfinas, que ajudam dentro do combate ao desconforto físico, proporcionam assim uma felicidade e melhorando o humor da pessoa.

A massagem também pode reduzir o nível de cortisol (um hormônio do estresse), que pode causar insônia, irritação e ansiedade quando os níveis de cortisol estão altos.

Várias técnicas podem ajudar a evitar problemas de saúde, como enxaqueca, dores no corpo, fibromialgia, ansiedade e síndrome pré-menstrual. 

A massagem também pode ajudar a controlar as emoções, o que é um fator decisivo. Doenças como psoríase e hipertensão não vão piorar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*