6 raças de cães que podem viver em apartamento

Muitas pessoas que moram em apartamento não querem abrir mão de ter um cachorro no seu lar. É verdade que a falta de espaço pode ser um empecilho, mas a alegria proporcionada por ter um cãozinho ao seu lado no dia a dia compensa — e muito — todo o trabalho que cuidar bem deles demanda.

Porém, não são todas as raças que podem viver nesse ambiente de espaço restrito. Existem algumas, como o Buldogue, que são mais indicadas para viver em apartamento, uma vez que elas têm um porte menor e demandam menos espaço para viver com conforto. No texto abaixo, conheça alguns exemplos de cães que podem viver em apartamento.

Yorkshire Terrier

O tamanho médio do Yorkshire Terrier é de 20 cm, o que o torna um cachorro ideal para viver em apartamento. Bastante inteligente, essa é uma raça que também não precisa de longas caminhadas para se manter saudável, de forma que ele também é uma boa escolha para quem tem pouco tempo para passear com o seu companheiro.

Ao ter um Yorkshire Terrier em casa, o dono dele precisa estar ciente que serão necessários banhos semanais para manter seus pelos limpos e bem cuidados. Também é preciso fazer escovação frequente e tosas semanais, impedindo que a pelagem se embarace.

Spitz Alemão

Por outro lado, o Spitz Alemão é um cão peludo, mas que não precisa de tosas frequentes. Essa raça faz sucesso entre as crianças, destacando-se por ser inteligente e agitado. Porém, saiba que ele tem o costume de latir bastante: é melhor adestrá-lo para evitar maiores incômodos para você e seus vizinhos.

O adestramento também será útil por outro motivo: o Spitz Alemão costuma ser muito possessivo com seus donos. Ou seja, eles são fiéis aos seus proprietários, mas também são muito ciumentos, o que pode tornar a socialização com desconhecidos mais difícil.

Buldogue Francês

O Buldogue Francês é uma raça pequena, mansa e tranquila. Isso os torna uma opção ideal para morar em apartamento e para quem tem crianças em casa. Ele convive muito bem com os pequenos e se adapta com facilidade aos espaços pequenos.

Eles também são amáveis com outros animais, de forma que é interessante tê-lo caso você já tenha outro pet em casa. Mas atenção: eles são um tanto bagunceiros e precisam de cuidados especiais em relação à saúde, especialmente com relação à pele.

Shih-tzu

O Shih-tzu é mais uma raça que é apropriada para apartamentos, com um tamanho que não supera os 30 cm de comprimento. Ao contrário do Spitz Alemão, ele costuma latir muito pouco, oferecendo sossego para toda a vizinhança.

O Shih-tzu é uma raça muito dócil e que lida bem com a ausência dos seus donos ao longo do dia, não destruindo os objetos de sua residência. A principal atenção que os donos precisam ter é em relação aos pelos, que se embolam facilmente. Assim, é necessário tosá-lo com frequência para não prejudicar o seu dia a dia.

Poodle

Essa é mais uma raça que fará uma boa companhia com crianças e bebês, chamando a atenção por ser bastante fofinho. Eles podem alternar entre o tipo micro toy (de até 25 cm) e tipo toy (de até 28 cm), e são cães muito inteligentes.

Entre os principais cuidados que o dono precisa ter, os pelos merecem atenção especial, já que eles são abundantes e têm risco de emaranhar. Essa é uma raça que também late com frequência; portanto, o ideal é adestrá-lo para evitar qualquer perturbação.

Jack Russel

Fechando a lista, está um cão muito animado e que irá alegrar o seu apartamento: o Jack Russel. O fato de ele ser pequeno faz com que seja perfeito para viver em apartamento, mas não se engane: ele ainda precisa se exercitar bastante, preferencialmente com atividades externas.

Além de sair para brincar com ele com frequência, o dono também precisa dar atenção especial à sua disciplina. Isso, porque o perfil energético do animal pode ser sinônimo de destruição da sua casa se ele não for devidamente supervisionado. Suas principais características são a inteligência, lealdade e o fato de lidar bem com crianças, além da teimosia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*