9 dicas para se exercitar no frio sem se machucar

Manter a rotina de exercícios no frio pode ser um grande desafio. Quando as temperaturas caem, muitas pessoas consideram dar uma pausa na academia e retornar depois. No entanto, você sabia que o inverno pode ser uma ótima época para perder peso?

Sem contar que parar de se exercitar faz você perder o ritmo e, quando retornar, vai voltar à estaca zero. Então, pegue sua legging e confira as dicas para manter a rotina de atividades físicas sem se machucar.

1.  Não ignore a hidratação

No inverno, há uma tendência a beber menos água, porém, a hidratação garante a qualidade do treino e ainda fortalece o corpo. Carregue uma garrafinha com você e procure colocar lembretes para tomar água e outros líquidos.

Fora do horário do treino, é válido apostar nos chás, por exemplo.

2.  Use roupas leves e respiráveis

Quem treina na academia até pode sair de casa super agasalhado e colocar as roupas para se exercitar depois. Ainda assim, é preciso focar em tecidos leves e respiráveis, em peças como as seguintes:

  • Camisetas;
  • Tops;
  • Calças;
  • Bermudas;
  • Entre outras.

Ademais, o que é permitido é colocar mais agasalhos. No verão você sairia de camiseta e legging, agora irá incluir o agasalho esportivo.

3.  Dedique um tempo maior ao aquecimento

As lesões mais comuns no inverno são as musculares, mas há como preveni-las. Não importa qual exercício você pretenda fazer, antes de começar, faça um aquecimento. Com isso você aumenta o fluxo de sangue nos músculos e a temperatura do corpo.

4.  Não descuide da alimentação

O inverno tende a fazer as pessoas se alimentarem com comidas mais calóricas, e isso é péssimo para a sua dieta. Até porque a sua alimentação vai te dar energia para o treino e a escolha errada pode gerar falta de disposição e até dores musculares. 

Fuja das calorias e foque nas proteínas e carboidratos saudáveis.

5.  Alongue-se antes e depois da atividade física

Assim como o aquecimento, o alongamento ajuda a preparar os músculos para a atividade física e evita as dores depois de se exercitar. Nos dias mais gelados, dedique um tempo maior para se alongar. De 15 a 20 minutos pode ser útil para prevenir as lesões musculares.

6.  Troque de roupa depois do treino

As roupas de treino são específicas para isso, mesmo no inverno. Nada de vestir aquela jaqueta apertada ou calça jeans. Após o término dos exercícios, retire as peças e vista algo quente. Vale até tomar um banho para se esquentar e evitar a mudança de temperatura.

7.  Não exagere na intensidade dos exercícios

Talvez você sinta que o frio te dê mais disposição para ficar mais tempo se exercitando, por não se incomodar tanto com o suor e o calor. Ainda assim é preciso cuidado e respeito aos seus limites. 

Aumentar a carga ou a duração dos exercícios sem estar preparado pode causar lesões bem sérias.

8.  Não se exercite se estiver doente

As gripes, os resfriados e outras doenças respiratórias são comuns nas épocas mais frias do ano. Mas você sabia que não deve praticar atividade física se estiver doente? 

Seu corpo precisa de descanso para se recuperar e você também pode se machucar por se sentir menos disposto.

9.  Cuidado com as distrações

Para dar ânimo e incentivar a prática de exercícios no frio é natural incluir distrações, como música, TV e até mesmo conversas. No entanto, se você vai para a academia e usa a esteira ou a bicicleta, evite as distrações. 

A regra é a mesma para quem pedala na rua. Mantenha o foco na atividade e evite lesões e acidentes. Com essas dicas, se exercitar no frio vai ficar muito mais fácil e seguro. Então, pegue suas roupas esportivas e encontre sua atividade preferida.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*