A dança para a saúde

A prática de exercícios físicos é fundamental para a manutenção da saúde e o bem-estar. O exercício físico proporciona qualidade de vida, além de trazer disposição e evitar problemas cardiorrespiratórios, assim como diabetes ou hipertensão.

Mas, muita gente não sabe qual exercício escolher e não gostaria de ficar em uma academia apenas na bicicleta ou caminhando na esteira profissional. Por isso, um exercício que pode ajudar é praticar aulas de dança!

Dançar: movimento, expressão e liberdade

A dança é um ótimo exercício à saúde, pois trabalha várias partes do corpo, como o cardiovascular, respiratório, circulação e até o psicológico, já que dançar libera várias substancias associadas ao prazer e disposição.

Ataualmente as academias oferecem algumas aulas como, aula zumba.

A zumba é uma dança muito animada que mistura vários ritmos musicais. Existem vários benefícios em participar dessas aulas. Confira!

  • aumenta a sensação de bem-estar;
  • ajuda a reduzir peso;
  • ajuda no controle do colesterol;
  • proporciona mais interação entre os participantes;
  • evita diabetes e hipertensão arterial;
  • melhora a circulação do sangue;
  • melhora a disposição corporal;
  • aumenta a autoestima.

Ou seja, vale muito a pena investir em aulas de dança. Mas, é importante que qualquer exercício que seja feito, tenha o acompanhado de um professor especializado no assunto, para não causar desgaste físico.

Aula de pilates: relaxando do estresse diário

Cada vez mais, a sociedade anda estressada e depressiva. Por isso, o pilates pode ajudar, não somente como um exercício corporal, mas de autoconhecimento e extensão corporal.

O pilates trabalha com a concentração do aluno, o controle no movimento, que deve ser suave e harmônico, na respiração, que ajuda o aluno a se acalmar e na precisão dos seus movimentos, melhorando até a postura corporal.

Além disso, o pilates proporciona outros benefícios como:

  • melhora a respiração;
  • aumenta a flexibilidade;
  • ajuda a corrigir problemas na postura;
  • tonifica os músculos;
  • aumenta a coordenação motora;
  • contribui para o alivio de dores, principalmente musculares;
  • contribui para a perda de peso;
  • ajuda na distribuição dos líquidos corporais;
  • ajuda na eliminação de toxinas;
  • proporciona maior resistência muscular;
  • traz maior equilíbrio emocional.

Diante de tantos benefícios, a aula de pilates é uma ótima estratégia para quem deseja realizar uma atividade física e ao mesmo tempo, relaxar. Outra vantagem é que o pilates pode ser praticado por gestantes, com intensidade e movimentos diferenciados, mas os exercícios ajudam a fortalecer a musculatura da pélvis para hora do parto.

Além disso, idosos também podem participar, já que a atividade ajuda na prevenção da osteoporose.

Existe também vários aparelhos de pilates, que ajudam na realização de atividades, com objetivo de ter o reequilíbrio corporal e muscular.

Alongar é preciso!

Outro tipo de atividade importante para o corpo é a aula de alongamento. Ela é importante por contribuir para redução da tensão muscular, melhorar a postura do aluno, deixa-lo com mais flexibilidade e extensão corporal.

Além disso, essa aula contribui para que o aluno relaxe e tenha uma circulação sanguínea melhor. Esses exercícios de alongamento podem ser feitos antes do início das atividades ou de modo especifico, a depender da necessidade do aluno.

Esses exercícios podem ser feitos não somente na academia, mas também em casa, antes do trabalho ou antes de dormir. O importante é que ele siga orientação de profissionais para que sua realização seja feita de modo correto.

Praticando artes marciais

As artes marciais, são exercícios que trabalham a defesa pessoal, fortalecimento corporal e controle psicológico. Existe academia de artes marciais que é especializada nas seguintes atividades:

  • Karatê;
  • Boxe;
  • Judô;
  • Muay Thai;
  • Kickboxing;
  • Jiu-jitsu;
  • Dentre outros exemplos.

Cada uma dessas artes possui exercícios específicos que são muito benéficos à saúde, pela queima calórica, por controle do colesterol e do peso, melhora o sistema respiratório e cardiovascular, além de aumentar a musculatura e trazer mais relaxamento e bem-estar. Além disso, eles surgiram em países diferentes, agregando esporte ao conhecimento cultural.

Para cada um desses exercícios, existem artigos esportivos artes marciais.

Confira os principais:

  • protetor de canela;
  • protetor facial e dentário;
  • protetor de joelhos e cotovelos;
  • saco de pancadas;
  • calças E camisetas de compressão térmica;
  • capacete;
  • protetor genital;
  • luva;
  • bandagem elástica;
  • kimono.

O importante é se informar na academia quais equipamentos serão necessários para realização da atividade, praticar os exercícios com supervisão e tornar-los um hábito!

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