A eficácia da medicina alternativa

Tenha você passado por algum tratamento ou não, já deve ser ouvido falar em medicina alternativa. E se não ouviu, com certeza já ouviu o nome de algumas especialidades dessa técnica, como a acupuntura ou a homeopatia.

A medicina, assim como a filosofia, teve sua origem na Grécia e a influência de filósofos sobre ela é inegável. Os mais céticos acreditavam que somente o corpo deveria ser tratado.

E que o corpo deveria ser tratado como partes independentes e que cada parte deveria ser tratada de uma maneira.

Por isso, até temos hoje os médicos especialistas, cada um com sua área de atuação dentro da medicina.

Mas os filósofos que tinham mais apreço com a mente e às vezes até com o divino, acreditavam que o corpo é um só organismo, quando uma parte está doente, todo o corpo precisa ser tratado.

E assim, todo ele seria curado. Com o avanço da ciência, é claro que os resultados objetivos da medicina tradicional, trouxeram maior destaque a esta, mas isso não foi suficiente para extinguir a medicina alternativa.

Então quais as vantagens de se recorrer a medicina alternativa?

A medicina alternativa tem foco no corpo e na mente como um só, por isso esses tratamentos podem ser diferenciados até pelo modo como são praticados.

Por exemplo, uma consulta num hospital. Você chega até lá, o ambiente é frio, triste, literalmente doente. Só de estar ali pode já fazer algum mal a sua mente.

Mas ainda, depois que você é atendido, o médico lhe atende de maneira sucinta, investiga seu suposto problema, lhe receita algo e fim.

Por isso, a medicina alternativa ainda recebe procura. Imagine um tratamento que foca em seu bem-estar, que trata sua mente e a educa para cuidar do seu corpo.

Não há dúvidas, de que uma mente saudável, vai cuidar melhor de si e por fim, ficará menos doente. Isso porque foi feito um trabalho muitas vezes anterior até a doença. Como uma prevenção.

Quais tratamentos existem?

A resposta para essa pergunta é grande, então pesquise bem para conhecer os objetivos de cada um e saber qual se encaixa melhor com sua necessidade. As especialidades mais conhecidas são:

  • Acupuntura;
  • Cromaterapia;
  • Homeopatia;
  • Quiropraxia;
  • Shiatsu.

A acupuntura ficou famosa por ser um tratamentos feito com agulhas e atualmente, já existem diversas pessoas que realizam essa técnica em diversas situações, como para casos de depressão pós parto.

A acupuntura para depressão pós parto, é um modo de permitir que a mulher que recentemente se tornou mãe e que está sob estresse, devido à nova rotina e responsabilidades, possa ter momentos de descanso.

Além disso a acupuntura para depressão pode ter efeitos relaxantes, já que a técnica baseada em agulhas, é responsável pela liberação de endorfina, um dos neuro-hormônios responsáveis por fazer as pessoas se sentirem bem.

Alguns outros métodos, como um personal trainer particular, pode ser um jeito de obter um tratamento através da mente e cuidando do corpo.

Por isso, dependendo do caso, vale a pena pesquisar o valor de um personal trainer para treinos em casa e mais focados na necessidade de cada pessoa.

Outra opção, pode ser a contratação de um treinador de yoga, que tem ligação direta com a mente e o divino.

Esse tipo de relação entre corpo e mente, pode como as outras técnicas alternativas, ser garantia de bem-estar e prevenção de novas doenças.

Uma boa opção para os mais adéptos a medicina tradicional, mas que ainda é um método alternativo, pode ser a quiropraxia.

Que tem como função o tratamento do sistema neuro-músculo-esquelético, ou seja; trata seu corpo e as dores dele, podendo auxiliar na sua mente.

Afinal, uma vez que você tem dor o dia todo, as chances do seu dia ser estressantes, são bem maiores.

A quiropraxia no Brasil já pode ser encontrada com mais facilidade e diversos locais já oferecem a especialidade. O tratamento é feito através de massagens e movimentos, realizados por um especialista nas regiões a serem cuidados.

A técnica já se espalhou de tal maneira, que a quiropraxia em SP já está além somente dos tratamentos, como também já existem diversas unidades de ensino, que possibilitam formação na área.

Sendo assim, seja você um cético das ligação entre corpo e mente, ou não. Existe alguma especialidade na medicina alternativa, que pode atender a sua necessidade atual e futura.

Mas um lembrete, por se tratar de uma medicina que não se baseia necessariamente em ciência e exatidão, muitas vezes, pode ser aplicada por charlatões.

Então, pesquise bem e busque referências sobre as clínicas. Feito isso, é escolher qual o melhor tratamento para seu caso e aproveitar os benefícios da medicina alternativa.