A importância da saúde mental no ambiente corporativo

A saúde mental é um fator de extrema importância no dia a dia das pessoas e nos dias atuais vem sendo cada vez mais abordada. 

Seja pelo aumento de casos de ansiedade, distúrbios mentais refletidos em distúrbios alimentares, depressão e etc, ou pelo fato do pós pandemia, este é um assunto em alta nos últimos tempos.

No meio de trabalho, portanto, não pode ser diferente, a saúde mental dos funcionários caminha lado a lado com o seu desenvolvimento. Por isso, continue a leitura e veja as influências que a saúde mental causa no meio ambiente de trabalho.

Saúde Mental Pós Pandemia

No período anterior a pandemia de covid-19 assuntos relacionados a saúde mental eram tratados como tabus ou nem mesmo mencionados. Em outros casos, eram tratados com preconceitos e incompreendidos. Nas escolas e nos ambientes de trabalho tais assuntos eram evitados sempre que possível.

Entretanto, com a chegada da pandemia de covid-19 e o isolamento quase total com o distanciamento social, tais questões relacionadas à mente vieram à tona. 

Os planos de saúde registraram aumentos de procura para tratamentos de distúrbios e acompanhamentos psicológicos regulares após e durante a pandemia.

O que os levou a adicionar a cobertura de transtornos mentais em seus planos. Segundo a OMS, somente no primeiro ano de pandemia, a procura por tratamentos relacionados  distúrbios mentais aumentou em 25%. 

Sendo as mulheres e os jovens os mais afetados, segundo o estudo. Questões como a solidão do isolamento, a falta de produtividade, a questão financeira, perda de empregos e de entes queridos e etc.

Saúde Mental no Ambiente de Trabalho

No ambiente de trabalho, estamos sujeitos a diversos tipos de estresse diariamente e se não estivermos bem com nossa mente, as metas não são cumpridas. Durante a pandemia, muitas coisas foram modificadas e ajustadas, um exemplo foi o crescimento do home office nas empresas.

Com o aumento do uso das redes sociais e a migração de empresas para este o meio digital, as agências de marketing digital por exemplo investiram em consultoria SEO para o melhor desenvolvimento nas redes. 

home office também levou a diminuição de gastos das empresas com contas e materiais do dia a dia, como por exemplo a substituição de copos descartáveis por copos personalizados, diminuição de contas e etc.

Este afastamento drástico do meio social, levou a muitas pessoas terem dificuldades para se adaptar ao “novo normal”. Muitas vezes fazer tudo de casa, pagar contas, estudar, trabalhar, fazer tudo sem precisar sair prejudicou a socialização dos indivíduos.

Inseridos no ambiente de escritórios, consultórios ou qualquer que for o ambiente de trabalho do indivíduo, a questão não se suvsa. Muito pelo contrário, a rotina pesada de trabalho e deslocamento sobrecarregam a mente e o corpo e os resultados são visíveis.

Dificuldade de concentração, problemas de desenvolvimento, insônia e cansaço, desânimo, falta de apetite, são algumas das manifestações. Além disso, estes sintomas se manifestam no trabalho e nas tarefas do dia a dia.

Quais medidas tomar para melhorar a saúde mental nos ambientes de trabalho?

Promover campanhas de conscientização e educação sobre a importância de manter a saúde mental em dia é uma ótima opção. 

Muitas vezes as pessoas nem sabem que passam por certos transtornos por não conhecer seus sintomas, não ouvir falar sobre ou até mesmo preconceito.

Por isso, fazer visitas mensais de psicólogos para a equipe conversar, ter uma opinião de fora e a visão de um especialista também é de ótima ajuda. 

Fazer momentos de descontração, ter um ambiente recreativo e fazer pausas para descansar a mente e conversar com os colegas é uma opção de grande valia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*