As várias formas de cuidar da saúde do corpo

Os cuidados com a saúde precisam começar desde cedo. Já na infância, é necessário que os pais ensinem o filhos a comer bem.

Legumes, verduras e frutas são alimentos que ajudam a conquistar uma vida saudável. Em contrapartida, os famosos fast foods, refrigerantes, embutidos e industrializados devem ser evitados, pois são muito pobres em nutrientes e vitaminas e ainda prejudicam a saúde.

No mundo moderno, com toda a correria e falta de tempo que domina o cotidiano da maioria das pessoas, a última preocupação de boa parte da população é com a qualidade da comida ingerida ou em escolher o tipo de alimento que seja mais saudável.

Mas, além da alimentação, o corpo também precisa de exercícios físicos regularmente, para ajudar a melhorar a saúde do corpo e a desenvolvê-lo. São alguns benefícios do exercício físico:

  • Redução de gordura corporal;
  • Redução nas taxas de açúcar no sangue;
  • Desenvolvimento do tônus muscular;
  • Fortalecimento dos ossos e articulações.

Existem várias maneiras de exercitar o corpo, não somente academias e musculação. Ao longo dos anos, novas modalidades foram surgindo e mostraram as diversas possibilidades de melhorar o tônus muscular e desenvolver o corpo, sem precisar estar em uma academia.

Tipos de exercícios físicos alternativos

O Pilates não é uma técnica de exercícios recente. Foi criada em 1920 pelo enfermeiro alemão Joseph Hubertus Pilates, responsável pela técnica de exercícios muito difundida no Brasil, principalmente a partir dos anos 2000.

O Pilates é uma técnica de controle e fortalecimento muscular, principalmente reconhecida como uma técnica de prevenção aos problemas na coluna vertebral, pois ajuda a manter o equilíbrio e estabilizam a coluna; melhorando a respiração, principalmente, a postura, além de ajudar a evitar problemas cardiovasculares.

Existem duas possibilidades de realizar exercícios de pilates: com aparelhos ou pilates solo.

Na versão solo do Pilates ou Mat Pilates, os exercícios privilegiam o esforço do próprio corpo e alguns pequenos aparelhos como bolas e bandas elásticas, para aumentar o grau de dificuldade dos exercícios e ampliar a variedade deles.

Na modalidade solo, uma das grandes metas é o alcance de consciência e controle corporal, além de controle da respiração, tudo por meio de exercícios que exigem muito do próprio corpo, com o mínimo de aparelhos possível.

Os exercícios com aparelhos de pilates oferecem uma variedade maior de cargas e exigem diferentes níveis de esforço. A utilização de aparelhos e molas está relacionada tanto a graus de dificuldades como assistência para a realização de exercícios.

Os dois tipos de pilates são realizados no estúdio que, para funcionar, precisa de estar equipado. Para comprar aparelhos de pilates valores para montar um estúdio, é necessário realizar um orçamento, pois os equipamentos são variados e com diferentes funcionalidades.

Muito semelhante ao Pilates, está a Yoga. Embora sejam semelhantes, pois Joseph Hubertus Pilates utilizou algumas técnicas de Yoga para construir o Pilates, essa modalidade de exercício também está focada em equilíbrio, controle da respiração e da musculatura.

Mas, a Yoga trabalha principalmente a mente, e essa técnica existe há 5.000 anos. Artes Marciais também são uma ótima alternativa para cuidado da saúde e do corpo.

Porém, nem todas envolvem força, velocidade, defesa e ataque, algumas estão mais ligadas a meditação e equilíbrio, como é o caso do Tai chi chuan, que orienta a meditação, o equilíbrio e a observação como formas de cuidado da mente e do corpo, com movimentos suaves e leves, que valorizam o silêncio e a quietude.

Exercícios em casa

Os exercicios para fazer em casa são a melhor opção para aqueles que não gostam de ambientes cheios e com muito barulho (como academias) ou mesmo, que não tenham muito tempo para se dedicar.

Existem várias maneiras de se preparar para melhorar o estilo de vida, tornando-se menos sedentário.

Umas formas de realizar exercícios em casa é comprar pequenos aparelhos para exercícios em casa. É possível até mesmo realizar exercicios para ganhar massa muscular e obter resultados incríveis se os exercícios estiverem acompanhados de orientação nutricional para ganho de massa magra.

Outra dica interessante seria o uso de creatinina para ajudar o corpo a ganhar massa muscular.

Porém, o consumo de creatinina não deve ser realizado sem orientação nutricional, pois existem efeitos colaterais possíveis do consumo regular de creatinina, além de ser aconselhável, embora não comprovado, o não consumo por pessoas que tenham tendências a formação de cálculo renal.

Desde que orientado por um profissional de nutrição, qualquer pessoa pode comprar creatina em lojas de artigos para suplementação alimentar, entre outros.

O mais importante é inserir, em seu cotidiano, uma rotina de alimentação saudável e exercícios físicos,ao menos três vezes na semana. Não deixe de se cuidar!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*