Aspectos importantes para o ambiente hospitalar

hospitalar

A história da maioria das pessoas tem contato com o ambiente hospitalar desde o início do dia do nascimento, no momento do parto. Ao longo da vida, algumas vezes é necessário ir até um hospital para situações de urgência, além de consultas médicas e tratamentos com especialistas.

A manutenção e estabilidade de um ambiente hospitalar é uma temática complexa pois este local tem contato com diversas pessoas diariamente, assim como em várias doenças, vírus, bactérias e fungos.

Por isso, todo o procedimento no ambiente hospitalar deve ser técnico, responsável e seguir todas as normas de segurança que são estabelecidas por regulamentações.

Equipamentos presentes no ambiente hospitalar

Um ambiente hospitalar é repleto que equipamentos que são utilizados desde a entrada do paciente, com a identificação dos seus batimentos cardíacos, pressão arterial, índice da glicemia, temperatura, dentre outros, até procedimentos mais graves que levam a internação do paciente.

Alguns exemplos de equipamentos presentes no ambiente hospitalar são:

  • Cama motorizada;
  • Maca de hospital;
  • Desfibrilador;
  • Carrinho para curativo e medicação;
  • Oxímetro;
  • Instalações para a circulação de gases;
  • Estetoscópio;
  • Equipamentos cirúrgicos;
  • Mesas auxiliares.

Outro material presente no ambiente hospitalar é o aparelho para medir pressão arterial. Este aferidor é utilizado para identificar como está a pressão do corpo, assim como os batimentos cardíacos do paciente.

Inclusive, este aparelho faz parte dos itens de primeiros socorros que são utilizados para identificar a pressão. Existem alguns aparelhos de aferição que são mais modernos e que vem sendo utilizados neste ambiente.

Como exemplo, podemos destacar o aparelho para medir pressão digital, que tem uma usabilidade versátil e fácil de fazer. Basta colocar no braço e aguardar os resultado no visor digital, que são transmitidos por meio de uma tela em LED.

Além disso, é fundamental que estes equipamentos sejam calibrados a partir de recomendações técnicas, visando garantir a segurança dos pacientes.

Outra questão importante é a verificação e a fabricação dos equipamentos hospitalares, buscando em empresas que sejam referência no mercado.

Refrigeração do local

Outro aspecto muito importante dentro de um hospital é a rede frigorigena. Basicamente, o ambiente hospitalar precisa estar climatizado, por isso uma tubulação de metal é instalada, sendo uma infraestrutura que permite que o ar condicionado seja instalado neste ambiente.

Este tipo de rede não costuma sofrer alterações de forma posterior, sendo considerada bastante segura e confiável. Como este modelo de rede não sofre alterações depois, é fundamental identificar os melhores pontos que necessitam de climatização dentro do ambiente hospitalar.

As vantagens na instalação de uma rede frigorígena para ar condicionado é que este material pode ser instalado com elevada durabilidade, não sendo necessário realizar de forma constante manutenções neste ambiente.

Para isso, é essencial contar com uma equipe treinada, já que este é um trabalho detalhado, que envolve aplicação de forros e identificação de onde o aparelho pode ser instalado.

Além disso, ao ter todos estes cuidados, o hospital consegue garantir uma instalação de ar bastante segura e confiável.

Identificação e cuidados

Por fim, além dos procedimentos burocráticos que envolvem a manutenção e instalação de equipamentos hospitalares, existem diversos serviços que podem ser terceirizados neste loca. Por exemplo, desde o serviço de portaria e recepção até o serviço de limpeza e conservação empresas.

O ambiente hospitalar está em contato direto com diversos vírus, fungos e bactérias, e por isso manter a limpeza, a desinfecção e a higienização do local é fundamental para evitar complicações nos pacientes, como infecções generalizadas.

Por isso, o serviço de limpeza é indispensável e a profissional já vem treinado no segmento para ambientes hospitalares. Para isso, basta buscar uma empresa especializada em serviços de limpeza para o ambiente do hospitalar. Para o controle e monitoramento deste espaço, recomenda-se que o hospital utilize uniforme em todos os colaboradores.

Também é importante o uso do cracha de aproximação. Este crachá serve como um elemento importante de identificação, mostrando ao paciente quem é o profissional da saúde ou daquele ambiente no hospital.

Além disso, fica mais fácil identificar quem está atuando no prédio, como colaborador, paciente ou acompanhante. Diante disso, vale a pena consultar empresas terceirizadas que prestem os serviços de limpeza, de conservação predial, assim como de portaria, reforçando também a segurança do ambiente hospitalar.

Portanto, os investimentos realizados em serviços e equipamentos de qualidade são essenciais para garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes e colaboradores nos hospitais.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*