Atividade física melhora condição de saúde em todas as idades

Seja ativo e tenha mais qualidade de vida. Quem disse que atividade física é só trabalho e não é diversão? De fato, pode ser exatamente o oposto. Não há necessidade de pensar em exercícios extenuantes que são dolorosos e chatos, além de repetitivos.

Em vez disso, imagine fazer atividades físicas divertidas ao ar livre que você goste e tenha vontade de se exercitar. Faça atividade física para desfrutar e observe os benefícios à saúde.

A importância da atividade física

A evidência de que atividade fisica e saude estão correlacionadas está crescendo e é mais convincente do que nunca.

Pessoas de todas as idades, que geralmente são inativas podem melhorar sua saúde e bem-estar tornando-se ativas em intensidade moderada regularmente.

A atividade física regular reduz substancialmente o risco de:

  • Morte por doença cardíaca coronária;
  • Derrame;
  • Câncer de cólon;
  • Diabetes;
  • Pressão alta;
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Colesterol;
  • Obesidade;
  • Ossos fracos;
  • Quedas.

Também ajuda a controlar o peso; contribui para ossos, músculos e articulações saudáveis; reduz quedas entre adultos mais velhos; ajuda a aliviar a dor da artrite; reduz sintomas de ansiedade e depressão; e está associado a menos hospitalizações, consultas médicas e medicamentos.

Além disso, a atividade física não precisa ser extenuante para ser benéfica. Afinal, pessoas de todas as idades se beneficiam de participar de atividade física regular de intensidade moderada, como 30 minutos de caminhada rápida, cinco ou mais vezes por semana.

A inatividade, por outro lado, pode prejudicar sua saúde. As evidências mostram que aqueles que não são fisicamente ativos definitivamente não estão ajudando sua saúde e provavelmente podem estar prejudicando-a.

Aquela Atadura para Queimadura continua sendo necessária? Talvez seu corpo não esteja reagindo por estar com a imunidade baixa por falta de uma boa condição de saúde.

Todos podem se beneficiar da atividade física

Ninguém é velho demais para aproveitar os benefícios da atividade física regular. As evidências indicam que exercícios de fortalecimento muscular podem reduzir o risco de queda e fratura de ossos e melhorar a capacidade de viver de forma independente para os idosos.

No caso de famílias, os pais podem ajudar seus filhos a manter um estilo de vida fisicamente ativo, incentivando e oferecendo oportunidades para atividades físicas, como uma escola de natação infantil. As famílias podem planejar passeios e eventos que permitam e incentivem todos os membros da família a serem ativos.

Já para os adolescentes a atividade física regular melhora a força, constrói músculos magros e diminui a gordura corporal. Além disso, a atividade pode construir ossos mais fortes a vida toda.

Para pessoas que tentam controlar seu peso, a atividade física regular queima calorias, preservando a massa muscular magra.

A atividade física regular, como Aula de dança para emagrecer, é um componente essencial de qualquer esforço para perda de peso ou controle de peso.

Além disso, a atividade física regular ajuda a baixar a pressão arterial.

Para pessoas com deficiência física, incluindo artrite a atividade física regular pode ajudar pessoas com condições crônicas e incapacitantes a melhorar sua resistência e força muscular. Também pode melhorar o bem-estar psicológico e a qualidade de vida, aumentando a capacidade de realizar as atividades da vida diária.

Todos sob estresse, incluindo pessoas que sofrem de ansiedade ou depressão, a atividade física regular melhora o humor, ajuda a aliviar a depressão e aumenta a sensação de bem-estar.

Então, o que você está esperando para começar a se exercitar? Embarcar em um treino funcional em uma academia ou fazer uma simples caminhada todos os dias, são atitudes que podem tirar você de uma condição de saúde ruim para uma condição de saúde satisfatória em pouco tempo. Basta ser perseverante e pensar no seu futuro.

Aumentos na atividade diária podem advir de pequenas alterações feitas ao longo do dia, como caminhar ou andar de bicicleta em vez de usar o carro, descer do transporte público antes e caminhar o restante do percurso ou levar as crianças à escola à pé.

Lembre-se de aumentar seus níveis de atividade dia após dia; mesmo que 10000 passos por dia não seja a meta certa para você, comece com 6000 passos diários de caminhada diária e vá aumentando gradativamente até atingir os seus objetivos.

Sem perceber, você estará mais disposto dia após dia, semana após semana e, consequentemente, muito mais saudável. Pense nisso e tenha uma boa saúde!

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