Atividades funcionais para melhorar o condicionamento físico

Praticar atividade física funcional é essencial para emagrecer e melhorar o condicionamento físico. Alguns tipos de exercicios funcionais podem ser realizados em academias, estúdios, parques ao ar livre ou até mesmo em casa.

Contudo, o mais importante é que eles sempre sejam monitorados por um profissional da área, como um educador físico ou personal trainer.

Quais são os exercícios funcionais?

Praticar exercícios físicos é algo muito importante para a saúde e bem-estar. Por isso, é preciso estar empenhado e não desistir nos primeiros dias, pois os resultados a longo prazo são bastante benéficos ao corpo e à mente.

Uma prática que tem se tornado muito comum para melhorar o condicionamento físico vem das academias de dança.

Cada vez mais, pessoas por todo o Brasil buscam por aula de zumba para emagrecer, o que pode ser uma ótima opção para quem quer praticar exercícios, mas não gosta de levantar peso nem passar horas fazendo exercícios em bicicletas, aparelhos elípticos ou em esteiras.

Confira os benefícios da Zumba:

  • Dependendo da intensidade do treino, uma aula pode queimar cerca de 1000 calorias;
  • Além dos benefícios para a saúde, as aulas beneficiam a autoestima dos praticantes, pois são alegres e divertidas;
  • É uma prática que beneficia muito a coordenação motora, melhorando o equilíbrio e proporcionando reflexos mais rápidos;
  • A aula funcional de zumba trabalha de maneira intensa os músculos inferiores, como a coxa, panturrilha e os glúteos;
  • Por ser uma prática de repetição, a Zumba também contribui para a memória, afinal, é necessário memorizar os passos de dança em todas as aulas;
  • Por conta dos intensos movimentos de respiração decorrentes da prática de exercícios, a modalidade também melhora o sistema cardiovascular.

Outro treino funcional muito benéfico para a melhora do condicionamento físico é o Pilates, um método desenvolvido na década de 1920 e que tem como principal objetivo colocar o corpo e a mente na mesma sintonia.

Os aspectos mais importantes do Pilates são a concentração, a precisão, o controle, a respiração, o movimento fluido e o centramento (ou centro).

Os exercícios de Pilates mais comuns são aqueles com aparelhos de madeira e repletos de molas, além da famosa bola de Pilates, mas também existem outros meios de praticar a modalidade.

Além dos aparelhos dos estúdios, também é possível praticar pilates solo com faixa elástica, uma opção que promove exercícios de resistência e pode ser feito por praticantes de qualquer nível, desde o iniciante, até o mais avançado.

Para praticá-lo, é preciso dispor de uma faixa que pode ser encontrada em lojas de esportes, com diferentes resistências, cores e tamanhos.

Por exemplo, as mais suaves, ou seja, as com menor resistência, são indicadas para praticantes iniciantes, que tenham um tipo físico intermediário.

Confira as vantagens da prática do Pilates com faixa:

  • É possível utilizá-la em qualquer lugar: em casa, no estúdio, na praia ou em parques;
  • Podem ser usadas para apoio de membros, não deixando com que braços e pernas fiquem suspensos no ar durante os exercícios;
  • Alonga e fortalece os músculos ao mesmo tempo;
  • É um facilitador para muitos exercícios da modalidade.

Com saúde não se brinca

Se você já pratica exercícios físicos, converse com seu professor para saber como inserir a prática de Pilates ou

Zumba em seu treino de academia.

Pode não parecer, mas diversificar a prática de exercícios traz muitos benefícios para a saúde, fazendo com que o corpo se movimente de diferentes formas, acionando novos músculos e absorvendo movimentos distintos.

Caso seja possível combinar a prática de zumba com a de Pilates, os resultados físicos serão muito visíveis. Será possível notar que o corpo tomará forma, ficando mais definido e musculoso.

A resistência física também será outro ponto a sofrer mudanças.

Logo nos primeiros meses, já será possível notar que o fôlego aumenta e é muito mais difícil perder o ar em atividades corriqueiras como subir poucos lances de escadas, por exemplo.

Como em qualquer prática de exercício físico, é importante sempre realizar as atividades com o acompanhamento e orientação de instrutores e professores.

Saúde é coisa séria e por isso devemos ser prudentes na hora de praticar diferentes modalidades de esportes.

Não é preciso se esforçar demais. Pergunte ao profissional responsável qual a melhor opção de treino para você, de acordo com suas características e necessidades físicas, como no caso de gestantes.

Desta forma, os exercícios não te levarão à exaustão e você sairá das aulas sempre animado e disposto.

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