Banho de ervas para aliviar dores no corpo

Após aquela semana longa e estressante, muitas vezes nosso corpo acaba respondendo com dores que acabam atrapalhando o nosso desempenho no dia a dia. E mesmo que um chá quentinho seja uma ótima pedida para relaxar e repor as energias, a dor ainda se mantém causando uma sensação persistente de incômodo.

Por isso, muitas pessoas são adeptas a um bom banho para relaxar o corpo e livrar a mente das preocupações diárias, além de fazer parte daquela dose de autocuidado necessária para manter os cuidados com o corpo em dia e levantar o alto astral. De fato, a água quente é uma ótima aliada e contribui para o relaxamento muscular, aliviando a tensão e fazendo com que o nosso corpo fique menos dolorido. 

Mas você sabia que dá para potencializar o efeito de um banho quente, fazendo uso de métodos naturais? Por isso, se você quer aprender como preparar um bom banho de ervas para aliviar as dores no corpo e ficar mais zen depois daquela semana puxada, esse artigo é perfeito para você.

Banho de ervas: o que é?

Os banhos de ervas fazem parte de diversas culturas e sua popularidade não é à toa, já que durante o processo as melhores propriedades das ervas são liberadas e ao entrar em contato com nosso corpo, fornecem diversos benefícios que contribuem para o nosso bem estar físico e mental. Uma maravilha, não é mesmo?

Outra vantagem do banho de ervas naturais é para quem não tem facilidade em tomar chás ou sumos, por exemplo. Assim, a pessoa pode optar por fazer uso dos banhos de ervas e também absorver aquelas propriedades de forma eficiente.

Quais benefícios do Banho de ervas?

Além disso, alguns procedimentos médicos podem ser bastante invasivos, como os procedimentos bucais, que acabam causando dores no corpo e desconforto que podem durar dias. Portanto, ficar desconfortável e exposto à dor não é um desejo de ninguém e para isso podemos contar com a ajuda natural das plantas e suas propriedades diversas para amenizar o incômodo.. 

Benefícios dos banhos de ervas:

  • Relaxamento do corpo;
  • Reduz as dores musculares;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Alívio da ansiedade e estresse;
  • Equilibra as energias corporais;

Quais ervas utilizar no banho de ervas?

Embora existam tantas variedades de ervas, é preciso escolher sempre a mais adequada para a sua necessidade, por conta de cada uma delas promover benefícios e ações diferentes no organismo. Em casos de alívio de dores no corpo, algumas das ervas mais conhecidas consistem em angélica, alfazema, alecrim e camomila. 

Além disso, é importante ressaltar que independente da crença, as propriedades das ervas já foram assunto de muitos estudos científicos que nomearam os tratamentos a base de plantas medicinais como ‘’farmácia natural’’ e não é à toa, afinal, a prática faz parte de uma prática bastante popular no Brasil, repleta de benefícios e conhecida por muitos como medicina popular.

Além disso, para preparar um banho de ervas não é necessário ter banheira ou piscina exclusiva para a realização do processo. Basta apenas preparar o conteúdo e depois derramar a água com as propriedades dos ingredientes em todo o corpo.

 

Propriedades do alecrim

O alecrim é um poderoso antisséptico, além de ser bastante utilizado em tônicos e óleos capilares por auxiliar no crescimento e fortalecimento das madeixas. Também é comum a utilização em chás, geralmente com a finalidade de melhorar a digestão e aliviar dores de cabeça, por conta das propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e possui ação antibiótica .

Como preparar o banho de ervas de alecrim?

Uma das vantagens do banho de ervas é por ser um procedimento acessível, podendo ser feito de maneira rápida e com ingredientes frescos ou secos. Para esse banho de ervas, você precisará apenas de Alecrim e água.

Primeiro reserve os seguintes ingredientes:

  • 1 punhado de alecrim 
  • 2 litros de água

Modo de preparo:

  • Leve a água para ferver
  • Assim que entrar em ebulição, adicione o alecrim
  • Deixe ferver por 10 minutos e cubra.
  • Em seguida, deixe amornar.
  • Após o seu banho de higiene, é hora de jogar a mistura do pescoço para baixo, da esquerda para a direita;
  • Aguarde a pele secar naturalmente e está pronto

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*