Os grandes benefícios da casa de repouso

Optar por uma casa de repouso é uma decisão e um tabu que ainda gera muitas polêmicas. As atividades trabalhistas já encerraram e, em algumas situações, o companheiro ou companheira já faleceu, nesses casos, muitos idosos veem as casas de repouso como uma possibilidade de moradia.

Se o idoso apresenta dificuldades para executar as tarefas do dia a dia, em decorrência da capacidade funcional no qual é comprometida ao longo dos anos, pode ser o período certo de optar por esse ambiente.

Isso porque, além do cuidado diário, oferecem uma boa assistência para as pessoas da terceira idade, geralmente é um local limpo e com estrutura acessível. Como também, consiste em uma boa alternativa para isolar o sentimento solidão, pois o ambiente está sempre cheio de pessoas parecidas.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, há uma infinidade de casa de repouso no Ipiranga, por sua vez, preparadas para receber idosos portadores de problemas comportamentais ou transtornos psiquiátricos.

Para esses casos em específicos, os locais geralmente contam com profissionais psicólogos especializados em idosos, oferecendo o melhor serviço e acomodações.

É válido ressaltar que muitas casas dispõem do serviço de home care, garantindo que as famílias usufruam em suas residências do mesmo padrão de atendimento oferecido em uma instituição.

Ademais, é de suma importância que as casas de repouso tenham cuidador de idosos especializado, capacitado e experiente para cumprir todas as obrigações que serão exigidas. E, além disso, tenha sempre cuidado em suas instalações e possuam uma empresa terceirizada a recorrer quando acontece algum problema.

Esse profissional é responsável por auxiliar o idoso em todas as suas tarefas do dia a dia, além de cuidar da saúde, alimentação, ingestão de medicamentos e outras necessidades que o indivíduo apresente.

Quando o idoso não consegue desenvolver as atividades cotidianas com a mesma facilidade, é o momento de adaptar os ambientes em que ele passa a maior parte do tempo, evitando acidentes e garantindo segurança.

Questões básicas de acessibilidade nas casas de repouso devem ser consideradas durante a construção, como as rampas de acesso, corrimãos, barras de apoio, banheiros adaptados e o mais importante: uma área grande para atividades para idosos e lazer.

Antes de tudo, visite as casas de repouso

Na hora de procurar por uma casa de repouso para seu ente querido, a maior preocupação é oferecer a melhor opção possível, afinal, uma mudança residencial na terceira idade envolve uma série de detalhes, além da necessidade de garantir os cuidados básicos do idoso.

Na zona oeste de São Paulo, por exemplo, há a opção de casa de repouso na Lapa, que por sua vez, visa oferecer a maior comodidade possível ao idoso, respeitando, reconhecendo e afirmando sua individualidade.

Geralmente, as casas contam com uma equipe composta por enfermeiros, cozinheiras, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, auxiliar de higiene e cuidadores. Cada profissional possui experiência e vivência com o público, garantindo todo o suporte necessário.

Uma outra dica para escolher a melhor casa de repouso é entender como o próprio idoso se sente com essa opção.

Essa escolha deve ser feita em conjunto, sendo ele a família e o próprio idoso.

Além disso, não deve ser levado em conta somente em termos emocionais, mas principalmente o bem-estar e qualidade de vida do indivíduo, garantindo os melhores cuidados para sua saúde.

É de suma importância também considerar o ponto de vista do acompanhante de idosos que está encarregada por tratar e cuidar dele durante a maior parte do dia, que geralmente possui conhecimento na área da saúde.

O fato do idoso ser internado em uma casa de repouso não significa abandono ou ingratidão. Na maioria das vezes pode ser considerada uma circunstância da vida, melhores opções de cuidar da saúde e, em casos de famílias menores, uma forma do indivíduo se comunicar com outras pessoas na mesma faixa etária.

Quanto custa uma casa de repouso?

Uma boa infraestrutura com preço acessível é um dos requisitos para quem busca uma casa para repouso. Os valores variam de acordo com o ambiente e serviços disponíveis, desta forma, é essencial realizar uma pesquisa de mercado antes de contratar um lar.

Mas, de modo geral, os dados são bem relativos, porém, a mensalidade da casa de repouso preço é em média R$700,00 mensais. Geralmente o preço é estipulado conforme a aposentadoria do idoso, que corresponde a um salário mínimo.

Outrossim, as casas de repousos não privam os familiares de conviverem com o ente querido, pelo contrário, muitas delas dispõem de horários de visitas sem limitações durante o dia.

Por isso, para acabar com o preconceito pré-existente no ambiente, é importante que os entes não abandonem o idoso apenas porque ele é cuidado por boas mãos.

Na verdade, o carinho e o afeto é uma das sensações mais importantes, em qualquer etapa da vida.

Então, dica de ouro, visite sempre o seu parente, leve presentes, separe momentos dos seus dias para passar junto com ele e demonstrar todo o seu amor e gratidão. Acredite, isso será tão especial para ele quanto para você.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*