Benefícios da vitamina C para a pele

A vitamina C é recomendada como parte da dieta, para aumentar a imunidade. No entanto, esse não é o único benefício dela, tanto que essa substância já é parte de muitos cosméticos, sejam para o rosto ou o corpo.

Como ela não é produzida naturalmente pelo organismo, é preciso comprar cosméticos que tenham vitamina C entre seus componentes. Inclusive, você sabe quais são as principais vantagens dessa vitamina para a pele? Confira abaixo!

Previne o envelhecimento precoce

Conforme o passar dos anos, as células diminuem a produção de colágeno e surgem as primeiras linhas de expressão. Além da presença dos radicais livres, a exposição ao sol, a poluição e alguns hábitos contribuem para o envelhecimento da pele, por exemplo:

  • Consumo de álcool;
  • Consumo de tabaco;
  • Falta de passar protetor;
  • Falta de cuidado com a pele;
  • Entre outros fatores. 

Ao usar cremes com vitamina C, você previne o envelhecimento precoce, ainda mais quando a vitamina é aliada com o protetor solar e os cremes hidratantes. O nutriente deixa a pele mais viçosa e bonita.

Combate às manchas

Manchas de sol, acne e sardas também são tratadas com cosméticos que contém vitamina C. A vitamina inibe a produção da melanina quando em excesso, promovendo um efeito de clareamento.

A dica está em usar hidratantes com vitamina C entre os componentes. Como o uso do produto é diário, você percebe o resultado em poucos dias.

Dá firmeza para a pele

A partir dos 25 anos, a produção natural de colágeno diminui aproximadamente 1% ao ano. Isso significa que a pele perde elasticidade e firmeza. Com o uso contínuo da vitamina C, você deixa o rosto — e o restante do corpo — mais firme.

A vitamina cumpre duas funções ao ser usada: estimula a produção de colágeno e protege contra a degradação deste. E, se a pele fica mais firme, automaticamente você combate também os sinais do envelhecimento precoce.

Pode ser usada em qualquer época do ano

Alguns produtos para a pele, especialmente para o rosto, só podem ser usados em uma determinada época do ano. Este não é o caso da vitamina C. Não importa qual cosmético você escolheu para aproveitar os benefícios, você pode usá-lo a qualquer momento.

No inverno, invista muito nos cremes hidratantes que contenham esse nutriente. Já no verão, vale incluir também os séruns que possuam vitamina C na composição.

Contribui para a hidratação

A vitamina ajuda na absorção de produtos aplicados na pele, inclusive o hidratante, potencializando sua ação. Pele hidratada é sinônimo de pele com aspecto saudável e viçoso, então o benefício é super válido.

Você pode usar o componente em conjunto com o próprio hidratante de sua preferência ou separado. O importante é aplicar a vitamina C no mesmo momento reservado para o creme hidratante.

Age como um poderoso antioxidante

Os radicais livres são responsáveis pelo processo de oxidação das células, o qual resulta no envelhecimento da pele. Quem usa produtos com vitamina C acaba combatendo esses radicais livres — inclusive, a vitamina C é um poderoso antioxidante.

Os efeitos são percebidos com o uso contínuo de produtos para a pele que contêm o componente, além de outros cuidados diários, com hábitos de vida e alimentação saudável.

Pode ser usada de dia ou de noite

Cremes para a pele podem ser específicos para o dia ou para a noite, mas, se o componente principal é a vitamina C, você pode usá-lo a qualquer hora do dia. Essa é uma boa vantagem para quem gosta de ter o mesmo produto para a rotina de skincare.

Então, se você não tem um horário fixo para aplicação de hidratante, por exemplo, invista em um com vitamina C entre seus ativos.

Potencializa a ação do protetor solar

Quando combinada com o protetor solar, a vitamina C potencializa sua ação e, além de proteger contra os raios UVA e UVB, evita manchas na pele. Isso acontece porque a vitamina permite que o protetor seja melhor absorvido pela pele.

Use sem medo e, se possível, escolha um protetor que contenha esse componente, assim você estará aplicando todos os benefícios usando um produto só.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*