Casa de repouso é o espaço para cuidar da saúde

saúde

Chegar à terceira idade com saúde é um privilégio que muitas pessoas devem agradecer. Ainda assim, é um período em que é preciso ter mais atenção, e um acompanhamento profissional pode ser indispensável.

Seja para ajudar em tarefas domésticas, ou mesmo controlar os medicamentos e vitaminas que ajudam a viver bem na terceira idade, muitos profissionais atendem pessoas idosas diariamente.

Por ser uma área da saúde que exige cuidados especiais, há empreendimentos totalmente preparados para recepcionar esse público.

As casas de repouso, por exemplo, oferecem um espaço adequado para servir de moradia para pessoas mais velhas, com todo o conforto e segurança que o avançar da idade exige.

É possível encontrar diferentes serviços, entre eles:

  • Alimentação apropriada;
  • Quartos adaptados;
  • Recreação direcionada;
  • Equipe médica e de enfermagem.

A rotina é adaptada de acordo com as possibilidades de cada morador, com profissionais dedicados e devidamente treinados para acompanhar as pessoas idosas a todo instante.

A equipe médica faz parte do quadro de colaboradores, o que possibilita a manutenção constante da saúde, com exames médicos realizados periodicamente.

Cuidados alimentares com cozinha profissional

Muitas pessoas, mesmo com muitos anos de experiência, passam a sofrer lapsos de memória, ou ficam com a musculatura mais fraca, por causa da natureza física do corpo humano, por isso uma casa de repouso é um local ideal para se estar.

Esses estabelecimentos clínicos contam com uma cozinha industrial planejada, com profissionais que preparam os alimentos conforme as necessidades de cada morador.

Dessa forma, a alimentacao para idosos é preparada conforme as indicações apontadas pelos familiares. A garantia está na presença de profissionais da área de nutrição e cozinheiros que preparam café da manhã, almoço e jantar utilizando ingredientes frescos e naturais.

Se uma pessoa idosa mora sozinha, esses detalhes podem passar despercebidos, o que pode ocasionar uma má digestão, entre outros males que atingem o estômago quando uma refeição não é preparada de maneira correta.

Os profissionais que atuam na cozinha de uma casa de repouso sabem que a comida para idoso precisa ter um controle específico quanto a determinados temperos.

Além disso, há a questão do sal, que pode ser prejudicial para pessoas com pressão alta, e o açúcar, que é limitado para pessoas diabéticas.

Atividades físicas promovem qualidade de vida

Quando uma pessoa idosa fica sozinha em casa, ou dentro de um apartamento, problemas como ansiedade ou depressão podem acontecer.

Nas casas de repouso, há equipes preparadas para auxiliar em questões emocionais e para atender a qualquer momento.

Além disso, as atividades físicas são estimuladas, com projetos de professores de educação física que fazem assessoria esportiva em hoteis e outros empreendimentos em que há a reunião de muitas pessoas.

Assim, senhoras e senhores de idade avançada podem se reunir em espaços abertos para realizar exercícios que mantém a mente ativa e o corpo saudável, na medida do possível.

Colaboradores identificados por uniformes

Os visitantes podem entrar e sair sempre que necessário, pois é importante manter um vínculo familiar e afetivo com as pessoas que ficam instaladas nesses modelos de habitação.

Os profissionais são identificados por meio de uniforme hospitalar ou crachá, indicando a área de atendimento dentro da casa de repouso.

Com isso, fica mais fácil saber com quem conversar para saber o estado de saúde e as condições que o familiar se encontra.

Acessórios fornecidos pela família

As casas de repouso são responsáveis pela montagem de todo o espaço. Camas e armários dentro dos quartos, além de uma cadeira de descanso e uma mesinha sempre estão presentes.

As áreas de convívio compartilhadas contam com móveis como sofás, mesas para as refeições e cadeiras confortáveis para se sentar.

As famílias devem disponibilizar equipamentos e acessórios de uso pessoal, como aparelho auditivo de surdez, roupas e calçados. Como são produtos personalizados e de caráter exclusivo, fazem parte da rotina.

Óculos de grau e outros equipamentos que ajudam na mobilidade e promovem mais saúde devem ser indicados pela equipe médica e requisitados aos familiares.

Roupas limpas e passadas para uso diário

Esses espaços de convívio de pessoas da terceira idade faz bem para todos os envolvidos. Para os familiares que vivem uma rotina agitada, as instalações de uma casa de repouso servem para que os idosos tenham companhia a todo instante, com todos os cuidados que a senilidade exige.

Vale lembrar que as casas de repouso contam com área de serviço equipado com ferro de passar profissional para lavanderia, deixando todas as roupas higienizadas e devidamente passadas.

A socialização na terceira idade é muito importante, pois mantém a mente em pleno funcionamento, o que é um indicativo de que tudo está bem.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*