Mantenha-se ativo e coma saudável para melhorar o bem-estar e se sentir bem

Comer alimentos que são bons para você e se manter fisicamente ativo pode ajudá-lo a alcançar e manter um peso saudável, além de melhorar a forma como se sente. 

Você também pode achar que mudar e comer melhor pode ajudá-lo a acompanhar as demandas de sua vida agitada e estar presente para as pessoas que dependem de você.

Esse conteúdo da web faz parte de materiais e de um programa chamado Irmãs Juntas: Mova Mais, Coma Melhor. 

O programa incentiva as mulheres negras a melhorar sua saúde por meio de atividade física regular e alimentação saudável

Você pode usar essas informações para ajudar a si mesmo, amigos e familiares a ficarem mais saudáveis. Nunca é cedo ou tarde para começar a fazer pequenas alterações para melhorar sua saúde.

Por que devo me mover mais e comer melhor?

Além de ajudá-lo a alcançar e manter um peso saudável, permanecer ativo e comer melhor pode diminuir suas chances de desenvolver algumas doenças. 

Por exemplo: 

  • Diabetes tipo 2 ou açúcar elevado no sangue;
  • Pressão alta;
  • Doença renal;
  • Doença cardíaca;
  • Acidente vascular encefálico;
  • Certos tipos de câncer.

Mas melhorar a sua saúde não é o único motivo para mudar mais e comer melhor. Você pode também:

  • Ter mais energia para o trabalho, lazer e família;
  • Sentir-se melhor consigo mesmo;
  • Gerenciar melhor o estresse;
  • Dar um bom exemplo para seus filhos, amigos e outros membros da família;
  • Tonificar seu corpo – sem perder suas curvas.

Sua família, amigos e colegas de trabalho podem ser uma grande fonte de apoio à medida que você trabalha para adotar hábitos mais saudáveis. 

Peça que eles se juntem aos seus esforços. Ser saudável também é importante para eles. Ao fazer escolhas saudáveis ​​juntos, você pode achar que é mais fácil mudar mais e comer melhor.

Devo conversar com um profissional de saúde antes de iniciar um programa de atividade física?

A maioria das pessoas não precisa procurar um profissional de saúde antes de iniciar uma atividade física menos intensa, como caminhar. 

No entanto, se você apresentar condições crônicas , como diabetes – ou sintomas de condições crônicas – converse com um profissional de saúde sobre o tipo e a quantidade de atividade física que é melhor para você.

De quanta atividade física eu preciso?

Para manter ou melhorar sua saúde, busque realizar 150 minutos por semana – ou pelo menos 30 minutos em todos ou na maioria dos dias da semana – de atividade física moderada. 

Atividades moderadas são aquelas que você pode conversar – mas não cantar – enquanto faz, como caminhar ou dançar rapidamente. Essas atividades aceleram a frequência cardíaca e a respiração.

Se você não está ativo, trabalhe lentamente em direção à meta de 150 minutos por semana. Por exemplo, comece fazendo atividades leves ou moderadas por períodos mais curtos ao longo da semana. 

Você pode obter alguns benefícios para a saúde, mesmo que pratique menos de 60 minutos de atividade física moderada por semana.

Para melhores resultados, distribua sua atividade física ao longo da semana. Mesmo 10 ou 15 minutos de cada vez contam. E qualquer quantidade de atividade física é melhor do que nenhuma.

Para perder peso e mantê-lo, talvez você precise ser ainda mais ativo. Fotografe por 300 minutos por semana ou uma hora por dia, 5 dias por semana. 

Em pelo menos 2 dias por semana, também tente atividades que fortaleçam seus músculos. Exemplos dessas atividades incluem exercícios usando pesos manuais ou faixas de força de borracha.

Como lidar com os obstáculos para se tornar mais ativo?

Tornar-se mais ativo não é fácil. Pessoas diferentes podem ter motivos variados para achar difícil se mexer. 

Se alguns dos obstáculos abaixo parecerem familiares, tente as dicas sugeridas para ajudá-lo a superá-los.

1 – “Eu não tenho tempo”

Tente esgueirar alguns minutos de atividade física por vez no seu dia. Comece fazendo pequenas alterações em sua rotina diária.

Por exemplo, divida sua atividade física em duas ou três caminhadas de 10 minutos por dia, se você puder, faça com segurança perto do trabalho ou de casa.

Faça pausas regulares ao se sentar no computador ou assistir TV. Levante-se, mova-se e estique levantando as mãos sobre a cabeça. Torça de um lado para o outro.

Por último, programe um horário para estar ativo, como faria com um compromisso com o cabelo ou com o trabalho e cumpra seu plano.

2 – “Eu vou estragar o meu penteado”

Se você evitar ser ativo porque não quer estragar o penteado, tente algumas medidas, por exemplo:

Aposte em um penteado natural, corte de cabelo curto, tranças, torções, locs ou perucas

enrolando um lenço no cabelo; Quando terminar o treino, remova o cachecol e deixe o cabelo secar.

Dica: A atividade física pode fazer com que os cabelos pareçam opacos ou levem ao acúmulo de sal. 

Para manter seu cabelo saudável enquanto você se mantém em forma:

  • Limpe seu couro cabeludo com um produto esclarecedor;
  • Evite produtos agressivos que podem descascar os cabelos com óleos naturais;
  • Limite o uso de calor no cabelo, como secadores e ferros de frisar;
  • Se você usar calor, use também configurações baixas para proteger os cabelos.

3 – “Custa muito”

Você pode ser ativo sem gastar muito dinheiro – ou qualquer dinheiro. Procure aulas e atividades gratuitas ou de baixo custo em sua comunidade.

Ande em um shopping, ou corra em um parque ou em uma pista da escola. Reúna amigos e vizinhos do seu complexo de apartamentos e realize sessões regulares de exercícios em grupo.

Encontre vídeos de exercícios on-line no YouTube, se você contar com serviço de internet, – ou DVDs na biblioteca – e faça exercícios em casa.

4 – “Atividade física é uma tarefa árdua”

Algumas pessoas podem se deixar levar pela falta de atividade física, especialmente se não estiverem ativas há um tempo ou se machucarem e tiverem medo de se machucar novamente. 

No entanto, com algum planejamento e esforço, a atividade física pode ser agradável. Tente ser ativo com os seus filhos – ande, pule corda, jogue futebol, tag de bandeira ou jogue uma bola de softball. 

Peça a um amigo ou membro da família para andar de bicicleta ou fazer uma aula de dança com você. Você pode se animar, ter companhia e se sentir mais seguro quando estiver ao ar livre.

Desfrute de uma competição amigável com a família e os amigos, definindo um desafio para a perda de peso ou participando de um evento de caminhada, ciclismo ou corrida por uma causa digna.

Como posso comer de forma mais saudável?

Um exemplo de uma refeição saudável inclui legumes, frutas e pequenas porções de proteínas e grãos integrais. 

Esses alimentos fornecem fibras e nutrientes importantes, como vitaminas e minerais. Ao planejar refeições para você e sua família, pense em incluir:

  • Salada ou outros vegetais de cores diferentes (espinafre, batata doce, etc.);
  • Leite e produtos lácteos sem gordura;
  • Produtos não lácteos, como leite de amêndoa ou arroz;
  • Frutas de cores diferentes, incluindo maçãs, bananas e uvas;
  • Carne magra, carne de porco ou outros alimentos protéicos;
  • Grãos integrais (arroz integral, aveia, pão integral e farinha de milho integral).

As guloseimas são boas se você as tiver de vez em quando. Apenas não coma alimentos como doces, sorvetes ou biscoitos todos os dias. 

Limite doces para ocasiões especiais e mantenha pequenas porções. Coma  um biscoito ou pedaço de doce, em vez de tentar todos os tipos.

Lembre-se de que álcool, sucos, refrigerantes e outras bebidas doces têm muito açúcar e calorias.

Se você não pode ter leite ou produtos lácteos porque tem problemas para digerir a lactose, tente leite ou iogurte sem lactose. 

Além do leite e dos produtos lácteos, você pode obter cálcio de cereais, sucos e bebidas com adição de cálcio, feitos de soja ou nozes. 

Comer vegetais folhosos verde-escuros, como couve, e peixe em conserva com ossos macios como salmão, também pode ajudá-lo a atender às necessidades de cálcio do seu corpo.

Texto por: babylon5scripts

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*