Como a musculação ajuda no fortalecimento cardíaco

Já não é segredo para mais ninguém: a prática de atividades físicas é a chave para a qualidade de vida, sendo responsável pela manutenção da saúde e por diminuir a incidência de doenças cardiovasculares.

Por esse motivo, é importante manter uma dieta equilibrada em conjunto com os exercícios, especialmente, para o fortalecimento do coração.

No entanto, o que muitos ainda não sabem, é que a musculação pode ser uma grande aliada à saúde cardíaca.

Uma pesquisa realizada pela Universidade St. George, em Granada, demonstrou que exercícios anaeróbicos de força, como levantamento de peso, e resistência são melhores para o coração, se comparados com outras atividades físicas aeróbicas, como corridas, caminhadas e natação.

Mas, isso não quer dizer que devemos passar horas no aparelho de musculação e esquecer as demais atividades.

Pelo contrário, a combinação dos exercícios aeróbicos e anaeróbicos ajuda na prevenção do desenvolvimento da doença arterial coronária e, além disso, reduz os sintomas de indivíduos cardiopatas, ou seja, que já sofrem de algum problema do coração (sobretudo, a aterosclerose).

Portanto, para efeito benéfico da saúde cardíaca, o ideal é combinar as duas formas de exercício, além de evitar a ingestão de alimentos gordurosos, ricos em açúcar, bem como o consumo excessivo de álcool e drogas.

Dessa forma, todo o organismo responderá de forma positiva, pois além de evitar a ocorrência de cardiopatias, também é uma forma de reduzir outros tipos de doenças e até aumentar a expectativa de vida.

Onde fazer exercícios de musculação e ginástica?

As academias são os melhores lugares para iniciar um treinamento de musculação e de atividades físicas aeróbicas.

Nesses estabelecimentos, é possível encontrar diversos modelos de aparelho de ginástica, especialmente projetados para exercitar músculos específicos.

Além disso, as academias contam com treinadores especializados, que dão toda a orientação necessária para a prática de atividades.

Assim, ao lado de profissionais competentes e equipamentos eficientes, é possível evitar lesões musculares, bem como a realização de exercícios incorretos, que podem acarretar traumas na coluna e nos músculos.

No entanto, para quem possui um espaço adequado, como em condomínios, pode-se montar uma academia própria, com a locação de equipamentos fitness.

As vantagens de se ter uma academia dentro de condomínios ou dentro da própria casa são inúmeras, a começar pela facilidade de locomoção – já que não é preciso se deslocar até o estabelecimento. Além disso, entre outros pontos positivos, destacam-se:

  • Realização dos exercícios com maior privacidade;
  • Maior liberdade de horário para a atividade física;
  • Despreocupação com o pagamento de mensalidade;
  • Ambiente familiar e mais amistoso.

Contudo, é importante destacar que, além do aluguel de equipamentos para academia, recomenda-se contratar um profissional especializado em educação física e musculação.

Afinal, a ocorrência de lesões musculares é algo sério, fora que, ao fazer os exercícios incorretos não se tem o resultado esperado, seja para todos os objetivos (como melhorar qualidade de vida, perda de peso, ganho de massa, etc).

Sendo assim, apesar do serviço de locação ser extremamente benéfico para quem deseja praticar atividades físicas no conforto de casa ou dentro dos condomínios, a presença de um monitor/treinador é indispensável.

Pode-se, até mesmo, contar com os trabalhos de personal trainers, que fazem aulas personalizadas, de acordo com os objetivos de cada um.

Como monitorar a saúde do coração: dicas e recomendações

Além de manter uma rotina de exercícios físicos e uma dieta equilibrada, a proteção da saúde cardíaca só é mantida com consultas periódicas aos médicos e a realização de exames.

Para quem não tem nenhuma cardiopatia, o indicado é fazer um check up anual, com exames de sangue, urina e fezes. Dessa maneira, é possível detectar a presença doenças e checar como está a saúde do corpo em geral.

Já para pacientes que já tratam doenças do coração, o melhor é manter uma periodicidade de consultas e realizar os exames sempre quando solicitados pelo médico.

Em muitos casos, é recomendado até o teste pelo monitor multiparametro preço diferenciado, que é um equipamento que mostra a a frequência cardíaca com o traçado de eletrocardiograma, a saturação de O2, a capnografia, a pressão arterial, a temperatura e a frequência respiratória do paciente.

Com a realização desses procedimentos, pode-se ter um diagnóstico precoce de doenças e, assim, iniciar o tratamento o quanto antes. Com isso, as chances de cura são mais altas e, em muitos casos, o tratamento é menos invasivo.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*