Como a pasta de amendoim pode ajudar na sua saúde

Se você está procurando um alimento para contribuir com a sua saúde, saiba que a pasta de amendoim pode te ajudar a atingir esse objetivo. 

A pasta de amendoim contém muitos benefícios e nutrientes que fazem a prevenção de algumas doenças, favorecendo o funcionamento do corpo. 

Além de saborosa, essa iguaria é rica em vitaminas e minerais que vai fortalecer o seu organismo, além de fornecer energia para enfrentar o dia.

Para saber como a pasta de amendoim pode ajudar a sua saúde, continue a leitura!

 

Nutrientes presentes na pasta de amendoim 

A pasta ou manteiga de amendoim tem um grande impacto na sua saúde, devido a grande quantidade de nutrientes encontrados em sua composição. 

Porém para garantir a presença desses nutrientes é necessário que a pasta de amendoim seja totalmente integral, sem açúcar e livres de aditivos.

 

Nutrientes presentes na pasta de amendoim: 

  • Vitamina E;
  • Vitamina B3 (niacina);
  • Vitamina B5;
  • Vitamina B6;
  • Biotina;
  • Cálcio;
  • Cobre;
  • Fósforo;
  • Ferro;
  • Folato;
  • Selênio;
  • Potássio;
  • Magnésio;
  • Manganês;
  • Zinco.

Por isso que muitos brasileiros estão adicionando a pasta de amendoim no dia-a-dia, devido a grande quantidade de proteína, vitaminas e minerais, a pasta de amendoim se tornou queridinha no mundo nutricional.  

Benefícios da pasta de amendoim para a saúde

Os benefícios da pasta de amendoim são inúmeros, com uma quantidade grande de fibras e antioxidantes, a lista de motivos para incluir essa iguaria nas suas refeições só aumenta. 

Adiante, veja algumas das vantagens da pasta de amendoim para a saúde do nosso corpo. 

 

Combate doenças cardíacas 

Por muito tempo a pasta de amendoim foi considerada calórica, porém as gorduras presentes nela são consideradas gorduras boas, vindas do ômega 3, 6 e 9.

Essa gordura monoinsaturada ajuda a diminuir o triglicérides e o colesterol ruim (LDL), além de aumentar o nível do colesterol bom (HDL). 

Com isso, o risco de sofrer com doenças cardiovasculares é menor, já que essa ação evita a obstrução das veias, contribuindo para a circulação do sangue e controlando a pressão arterial. 

 

Fortalece o sistema imunológico 

A vitamina E também se torna uma grande aliada no fortalecimento do sistema imunológico, já que fortalece os glóbulos brancos, responsáveis por defenderem o organismo.  

Além disso, o ômega 3 reduz as inflamações pelo corpo, enquanto a vitamina B6 combate infecções e melhora o transporte de oxigênio pelo sangue, feito pelos glóbulos vermelhos. 

Toda essa ação aumenta as células de defesas do corpo, resultando assim, em prevenção de doenças e até mesmo de alguns tipos de cânceres. 

 

Diminui o risco de desenvolver diabetes

Segundo o Journal of the American Medical Association, consumir de duas a três colheres de sopa – por até cinco vezes na semana – pode reduzir o risco de desenvolver diabetes, em cerca de 30%.

Além de suprir a vontade de comer doce, a pasta de amendoim ainda pode auxiliar no controle de açúcar no sangue, prevenindo a diabetes tipo 2.

O que causa isso é o ômega 9 e a presença de fibras, porém para alcançar tal resultado é preciso lembrar que a pasta de amendoim precisa ser sem açúcar. 

 

Melhora a memória

Foi comprovado que alimentos com niacina (Vitamina B3) protegem o cérebro de doenças como o Alzheimer. E em apenas 100 gramas de amendoim é possível encontrar 10 mg de niacina. 

Com isso, ao consumir regularmente esse tipo de ingrediente pode cair em até 70% a probabilidade de desenvolver a doença. Por fazer bem para a saúde do cérebro a pasta de amendoim ainda pode melhorar a memória. 

 

Regula o organismo 

Por causa das grandes quantidades de nutrientes presentes na sua composição, a pasta de amendoim pode regular o organismo como um todo. 

O elemento principal por fazer isso, é a vitamina B que melhora o funcionamento das mitocôndrias – células que fornecem energia ao corpo – e auxilia no sistema nervoso. 

A vitamina B ainda ajuda no metabolismo, melhorando a digestão e absorção dos nutrientes, com isso, tonifica a pele, cabelo, unhas e regula o intestino. 

 

Motivos para comer pasta de amendoim 

Além de todas essas funcionalidades para a saúde do corpo, ainda existem muitos outros motivos para comer a pasta de amendoim. 

Pessoas que frequentam a academia e buscam ganhar massa muscular, têm acrescentado em sua dieta a pasta de amendoim, como forma de potencializar os seus treinos, até porque a quantidade de proteína presente é fundamental para dar energia durante as atividades. 

Inclusive é possível utilizar a pasta de amendoim para emagrecer, afinal de contas, contém ácido oleico, que também é encontrado no azeite. Esse tipo de gordura monoinsaturada ajuda a queimar gordura localizada, além de manter o nível de saciedade por mais tempo. 

Sendo assim, essa iguaria é muito versátil e pode tanto emagrecer quanto ganhar massa muscular. Por isso é importante consultar um profissional de nutrição, para que ele possa te indicar as quantidades necessárias para atingir seu objetivo.

 

Outros motivos para comer pasta de amendoim:

  • Reduz as chances de ter anemia, levando ferro ao sangue;
  • Previne o envelhecimento precoce;
  • Melhora o humor, produzindo serotonina;
  • Ajuda na cicatrização;
  • Fortalece os músculos e ossos;
  • Combate a fadiga, devido a presença do fósforo;
  • Equilibra dietas veganas e vegetarianas, aumentando a qualidade protéica;
  • Auxilia no sono.

Conclusão sobre como a pasta de amendoim pode ajudar na saúde

Como apresentado até aqui, quem quer ter uma vida saudável, prevenir doenças, emagrecer ou ganhar massa muscular, pode aproveitar dos benefícios que a pasta de amendoim oferece. 

Junto disso é necessário ter uma dieta balanceada e uma vida ativa. Com a pasta de amendoim, você pode conseguir a energia que precisa para começar a praticar exercícios e ter uma alimentação mais saudável. 

Basta procurar por receitas com pasta de amendoim que você vai ver como é fácil e o quanto de possibilidades você tem, para adicionar essa iguaria nas suas refeições. 

Já conhecia os benefícios da pasta de amendoim para a saúde? Deixe um comentário nos contando!

“Texto Escrito por Renata Heining, Redatora da agência Lamattina Marketing Digital

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*