Como as atividades físicas podem ajudar pessoas mais velhas

Musculação, esportes, treino para emagrecer, exercícios físicos. Todas essas atividades são conhecidas por aprimorar a saúde e o porte físico das pessoas, geralmente as mais jovens.

Entretanto, existe uma grande quantidade de academias que simplesmente ignoram o bem-estar de pessoas com idade mais avançada, fazendo com que estas tenham um acesso restrito a atividades que colaboram para a melhoria de suas saúdes.

Pensando nessa questão, o texto a seguir tem o intuito de apresentar ao leitor tipos de exercícios físicos que podem ser realizados por pessoas mais velhas, com o intuito de mostrar que é possível, sim, ter uma idade avançada com uma saúde plena.

As aulas de pilates

O pilates é um método cujo o objetivo principal é desenvolver uma união entre a mente e o corpo. Contudo, este tipo de atividade física não é pautada somente em uma série de exercícios já prontos e generalizados para todas as pessoas.

O pilates beneficios tem como característica principal a observação dos alunos e conseguir perceber as necessidades deles.

Dessa maneira, os exercícios a serem desenvolvidos podem ser considerados como personalizados, já que buscam provocar o máximo de benefício possível de acordo com o perfil de cada pessoa.

Por essa razão, o pilates é ótimo para pessoas com idades mais avançadas, colaborando para:

  • O controle;
  • A concentração;
  • A respiração;
  • A precisão;
  • O bem-estar mental;
  • Entre outros benefícios.

As academias para idosos

A academia para idosos é uma grande tendência para quem deseja obter uma melhoria no seu estado físico independentemente da idade.

Dessa forma, tais academias colaboram para a manutenção de práticas saudáveis, as quais reverberam no envelhecimento adequado do corpo.

Além disso, a academia destinada a idosos colabora para proteger as pessoas de um dos maiores males para quem está envelhecendo: a depressão.

Ao praticar exercícios físicos, o corpo libera endorfina, um hormônio muito relacionado com a sensação de prazer ao praticar um exercícios. Dessa maneira, as academias permitem que os indivíduos com uma idade avançada possuam um bem-estar mental melhor.

Há, ainda, outros benefícios que podem ser citados:

  • Aumento da resistência e da força muscular;
  • Melhoria no equilíbrio do corpo;
  • Aumento da resistência contra doenças virais;
  • Melhoria na energia e na disposição;
  • Controle do peso e perda de gordura.

Os personal trainers para idosos

Tendo em vista que estamos falando a respeito de academias, não deveríamos deixar de lado o personal trainer para idosos, um profissional muito presente nas academias tradicionais.

Entretanto, este tipo de personal trainer consegue entender o idoso e as suas necessidades para que ele consiga elaborar o melhor planejamento para se obter uma melhoria física, psicológica e social dos seus clientes.

Com isso, os personal trainers desenvolvem um trabalho levando sempre em consideração as limitações físicas das pessoas, bem como as doenças que as afetam.

Esse tipo de ação colabora para a melhoria na confiança dos idosos, os quais conseguem se sentir compreendidos e, acima de tudo, saudáveis.

Os exercícios destinados à coluna

Infelizmente, ao envelhecermos, muitas vezes os problemas na coluna acompanham as pessoas. Esse tipo de problema pode ser tanto muscular quanto relacionado com outros tecidos do corpo.

Contudo, o que muitas pessoas de idade não sabem é que essas doenças, as quais resultam em dores muitas vezes insuportáveis, podem ter os seus efeitos amenizados com a prática de exercícios para coluna adequados.

Assim, o mais básico de todos é o alongamento. Se alongar algumas vezes durante ao dia pode ser o suficiente para colocar o seu corpo em ação pelo menos de um modo mais leve.

Outra forma de obter uma melhoria é, como dito anteriormente, o pilates, o qual colabora com a atividade das articulações do corpo.

Por último, é possível citar as aulas de yoga, as quais, além de procurarem oferecer um fortalecimento da coluna e, consequentemente, uma melhoria na postura, são capazes de ampliar o equilíbrio mental do idoso.

As limitações do corpo

Porém, mesmo com todos estes treinos, é muito difícil ter algum tipo de exercícios aplicável tanto a idosos quanto a pessoas mais jovens. Entretanto, não é necessário fazer um treinamento funcional de alta intensidade para ter uma boa saúde.

É preciso, apenas, ter consciência dos limites do corpo humano do idoso, procurando entender as suas potencialidades e buscando o tipo de exercício mais adequado para cada caso.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*