Como o pilates pode amenizar os problemas de coluna cervical?

O pilates é uma técnica que foi criada na Alemanha na década de 20. Consiste em um sistema de exercícios focados no aprimoramento da flexibilidade e da força, através de movimentos precisos que são favoráveis para atingir o controle adequado e equilíbrio do corpo com o auxílio de materiais e aparelhos específicos.

O pilates é considerado como uma alternativa de exercício físico para as pessoas que não se adaptam a outras atividades, como corrida ou musculação. Essa técnica concilia saúde e bem-estar. Alguns dos benefícios mais comuns do pilates são:

  • Ameniza problemas posturais e cervical, alinhando o corpo;
  • Ajuda a desenvolver a respiração adequada;
  • Melhora a concentração e a circulação;
  • Envolve corpo e mente.

O que fazer em aula experimental de pilates?

As aulas devem ser realizadas em estabelecimentos com profissionais especializados e habilitados para ensinar o método. Assim, o pilates não afetará de forma prejudicial o corpo. O instrutor deve suprir as dúvidas dos alunos iniciantes e explicar como a técnica se desenvolve e funciona corporalmente.

Não há limitação de faixa-etária, a partir da pré-adolescência, para iniciar as aulas. Os iniciantes devem vestir roupas confortáveis que possibilitam realizar os exercícios sem nenhum tipo de impedimento. Os pés podem estar descalços ou com uma sapatilha específica da modalidade.

A Aula experimental de pilates deve realizar uma avaliação postural e entender quais são as necessidades do aluno e definir quais os seus objetivos, dentro de sua limitação. A avaliação resulta, basicamente, em um mapa que auxilia quais são os pontos a serem tratados.

Exercício com rolo para coluna: o que é?

Mat pilates é uma variação da técnica do pilates em que os exercícios são realizados somente no solo, ainda com auxílio de alguns materiais, mas sem o uso da aparelhagem específica. Com apenas o peso do próprio corpo, a variação se utiliza de acessórios como bolas suíça, rolos e elásticos.

O Mat pilates com rolo, por exemplo, é o exercício feito com esse acessório fabricado de polietileno e que auxilia na realização dos movimentos ao solo.

Esse exercício é trabalha os músculos do abdômen, lombar e glúteo. Além disso, ele auxilia nos problemas cervical e na coluna pois possibilita o realinhamento postural, integrando o tronco ao restante do corpo, forçando-o gradualmente ao decorrer das aulas.

Tratamento para coluna cervical

A ortopedia é a área médica que lida com a estrutura óssea do corpo humano. O médico é especializado para lidar com os traumas, fraturas e torções que acontecem nessas áreas do corpo. Além disso, tem competência para diagnosticar e tratar doenças como, por exemplo, tumores ósseos e osteoartrose.

O ortopedista é também Especialista em coluna cervical. Qualquer sintoma sentido nessa região, esse profissional é capaz de diagnosticar – de traumas a doenças degenerativas.

Os casos mais comuns tratados e que atingem grande parte da sociedade são a lombalgia e a cervicalgia, mais conhecidas como dor na lombar é torcicolo, respectivamente.

Há os casos mais severos de desvio de postura, como a escoliose e a lordose, hérnia de disco e de patologias oncológicas.

Para todos os sintomas, o Ortopedista especialista em coluna utiliza radiografias e ressonâncias para entender qual o quadro dos sintomas do paciente.

Muitas vezes, só há a necessidade medicação para o controle das dores e a recomendação para a prática de exercícios físicos, alongamento e correção postural. Somente nos casos mais graves é necessário a cirurgia.