Como o uso de óleos essenciais pode ajudar no bem-estar dos idosos

Uma alternativa muito importante para ajudar no relaxamento e no bem-estar dos idosos são os óleos essenciais voltados para essa idade. 

Além desse cuidado ser uma atividade gratificante e englobar uma diversidade de lugares como casas de repouso e inúmeros hospitais conveniados, o toque e o carinho são muito importantes para essas pessoas.

A aromaterapia é fundamental para fortalecer o sistema imunológico, e a velhice e enfraquecimento corporal podem estar relacionados ao medo e à solidão. Nesse aspecto, os óleos essenciais também podem oferecer uma grande ajuda.

Continue lendo este artigo e saiba que benefícios a utilização desses óleos pode trazer para quem está na melhor idade.

O que é a aromaterapia?

A aromaterapia é uma técnica muito importante para a saúde pública, utilizada há milhares de anos, mas somente designada desta forma em 1938. Por outro lado, os homens de civilizações muito anteriores à nossa já usavam os óleos de plantas para cuidar da saúde, higiene e rituais religiosos. 

No campo psicológico, essa prática ajuda a restaurar um equilíbrio natural, porque traz mais tranquilidade, concentração, compreensão do que acontece à nossa volta e apoio para lidar com dificuldades. Por todos esses motivos, a aromaterapia é muito indicada nas áreas de geriatria e gerontologia. 

Por que os óleos essenciais são tão importantes para o bem-estar dos idosos?

Já foi comprovado através de inúmeros estudos que o uso de óleos essenciais leva a terceira idade a receber uma grande ajuda, aliviando sintomas negativos como os da ansiedade e da depressão. Com essa vantagem, garante-se uma boa qualidade de vida e, o que é mais importante ainda, um envelhecimento saudável.

Todos sabemos que a dor é uma dificuldade muito comum para pessoas do mundo todo, mas afeta principalmente os idosos. 

O número de idosos comparado com o restante da população mundial ainda está aumentando muito nos últimos anos e, com esse percentual, acontece uma sobrecarga sobre os serviços de saúde e bem-estar social.

A dor, que possui níveis de variação de acordo com a pessoa que a sente e pode atingir diversos lugares do corpo idoso, acaba trazendo alguns problemas para a população mais velha. 

Como alteração no desempenho do sistema físico e emocional, já que não envolve somente aspectos físicos, abrangendo também o sofrimento psicológico, social e espiritual.

Através desse aspecto de que a dor física traz sofrimento psicológico, os profissionais da saúde passaram a vê-la através de um panorama multidimensional, levando em conta que dores crônicas podem trazer consigo depressão, ansiedade e estresse.

Finalmente, as pesquisas com aromaterapia têm demonstrado grande eficácia para a saúde de pessoas de todas as idades, envolvendo o uso do óleo essencial para restaurar o equilíbrio mental e melhorar o bem-estar por meio de massagens, inalações, banhos e compressas.

Quais são os óleos essenciais mais indicados para o bem-estar dos idosos?

Em uma pesquisa realizada em centros de cuidado dos mais velhos de uma comunidade com o intuito de notar a melhora da aromaterapia na saúde dos idosos participantes, percebeu-se que os óleos essenciais mais eficazes foram os de lavanda e os de bergamota, já que são  óleos antidepressivos e relaxantes. 

Outras opções podem ser mencionadas nesse aspecto: o óleo de Tea Tree, que traz um aroma muito refrescante, o de citronela, cuja fragrância é conhecida por ser muito revigorante e o de camomila que cria uma atmosfera pacífica ao ser incorporado na vida diária dos anciãos.

Como os óleos essenciais atuam para garantir essa melhora na saúde da população idosa? 

Juntamente com atividades que estimulam o bem-estar e o alívio das dores, como os exercícios físicos, os óleos essenciais como o de gengibre podem ser usados como revitalizantes e estimulantes, o que pode ajudar as pessoas a sentirem-se motivadas no seu dia a dia.

Além disso, pessoas idosas que sofrem de hipertensão podem usar o óleo de Ylang Ylang, que tem um efeito calmante e relaxante.

Com todas essas vantagens, não há nada melhor do que cuidar da pessoa que você ama e que já está no inverno de sua vida, não é mesmo? Utilize todas essas dicas e descubra um método que seja mais eficaz para você, fazendo o uso dos óleos essenciais citados no artigo.

Este texto foi desenvolvido por Natasha, responsável pela parceria com a empresa Young Living, onde você encontra uma variedade de óleos essenciais, blends e muitos outros produtos, essenciais para manter sua saúde e bem-estar em dia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*