Como é realizada a calibração de equipamentos médicos?

Calibração de equipamentos médicos é essencial para garantir que os aparelhos estejam dentro dos padrões adequados, garantindo assim sua eficiência e segurança.

O trabalho é feito por profissionais habilitados ao serviço e especializados nas medições necessárias, reguladas pelas normas técnicas que regem essa operação. Conheça melhor o procedimento:

Melhoria dos processos

calibração de equipamento hospitalar consiste na medição e comparação dos aparelhos testados em comparação com as unidades de medidas padrão.

É feita uma análise as condições de operação do equipamento em relação ao esperado pelo padrão e apresentado um relatório com esses dados.

Caso seja necessário, pode ser feito um ajuste, ou seja a manutenção do aparato que tenha apresentado algum desalinho durante a calibração.

Nesse processo pode ser necessário efetuar a troca de peças ou parte delas, visando o restabelecimento da peça.

É possível fazer calibração nos seguintes equipamentos:

  • Desfibrilador;

  • Aparelho de pressão;

  • Incubadora;

  • Carro de anestesia;

  • Ventilador pulmonar.

A realização dos testes de verificação dos equipamentos é regida pela norma para calibração de equipamentos medicos. A NBR 17025 regulamenta a atuação dos laboratórios de calibração e a gestão neles empregados.

A NBR também determina o conteúdo dos relatórios de calibração.

Além da NBR 17025, os laboratórios de calibração precisam operar de acordo com a ISO 9001.

Esta norma regula a gestão da qualidade de sistemas, por meio do estabelecimento de padrões que garantem uma melhor gestão.

O objetivo é assegurar ao cliente que os produtos e serviços são criados de forma consiste para garantir sua qualidade.

A ISO 9001 estabelece oito princípios de qualidade, disponíveis para adoção em qualquer negócio que deseje implantar um sistema de gestão de qualidade. Confira:

  • Foco no cliente: o objetivo da empresa deve ser sempre atender o cliente da melhor forma possível, a fim de obter a fidelização;

  • Liderança: estar alinhado com os os avanços do mercado. A empresa deve fornecer aos colaboradores as ferramentas para execução do processo com eficácia.

  • Processos: diz respeito à execução das tarefas pelos funcionários, que devem contar sempre com as melhores ferramentas para que o trabalho seja desenvolvido.

  • Pessoas: diz respeito ao envolvimento dos colaboradores, já que as pessoas são um dos maiores recursos da organização.

  • Melhoria contínua: esse princípio aborda os conhecimentos necessários a serem adquiridos para realização dos processos com qualidade.

  • Abordagem para decisão: as decisões da empresa devem ser tomadas de acordo com análises, auditorias e indicadores, que poderão guiar as melhores decisões para o grupo.

  • Relação com fornecedores: os produtos e serviços fornecidos por terceiros contribuem para a qualidade dos serviços oferecidos, por isso, a parceria deve ocorrer da melhor forma possível.

Instrumentos para calibração de aparelhos

Os laboratórios de calibração operam de acordo com os princípios da metrologia, a ciência que trata dos conceitos de medição, seus métodos, observa os erros e sua propagação, além de caracterizar o comportamento dinâmico dos sistemas de medição.

Conheça os instrumentos usados na calibração de equipamentos médicos:

traçador de altura digital é usado para verificar o nivelamento e o paralelismo dos equipamentos.

O aparato consiste em uma base horizontal, reta, com uma coluna e um medidor que se movimenta por ela fazendo a medição.

Ele permite o uso apenas na vertical, diferente do paquímetro, objeto que também serve para medições mas que tem uso na horizontal também.

Calibrador traçador de altura é um equipamento tão útil quanto o paquímetro.

Existem ainda outros produtos para medições como as trenas, que são fitas de aço com sistema métrico utilizado para medições em caldeiraria.

Esse equipamento pode ser usado quando não é preciso haver baixas incertezas em relação à medição.

Além da trena é possível contar com o auxílio de uma régua graduada, equipamento de uso simples e usado para medição de equipamentos que admitem a existência de uma margem de erro na medição.

Também é possível contar com relógios apalpadores, que medem os deslocamentos dos aparelhos, servindo também para aqueles com movimentos limitados.

A vantagem deste medidor é sua adaptabilidade a várias posições e alcance em locais não alcançados por outros aparelhos.

Há uma variação do relógio apalpador, que é o relógio comparador, capaz de medir a diferença entre duas distâncias quaisquer.

A medição de instrumentos médicos é essencial para garantir que os equipamentos utilizados no cotidiano hospitalar estejam aptos a operar da melhor maneira possível.

Para isso, são usados materiais específicos como o Calibrador de alturas, que afere que os produtos estejam nas condições adequadas para uso.