Conforto e alegria: Conheça as opções de lugares para 3ª idade

Com a saúde e bem-estar não se brinca, ainda mais com idosos que necessitam de cuidados especiais. Cuidar de uma pessoa idosa não exige só conforto, mas também, atenção, carinho e segurança no seu dia a dia.


Às vezes tomar certas decisões não é fácil quando se trata de um familiar, ainda mais, quando se trata de pessoas que amamos e que necessitam de cuidados a todo momento.

Envelhecer não compromete a função cerebral e a memória, o que acontece em muitos casos, é que há uma diminuição e alteração do ritmo do estilo de vida, o que leva, muitas vezes, o idoso a ser menos atentos às coisas.

É importante priorizar as necessidades do idoso

Esses sinais já são indícios de Alzheimer, uma doença que destrói as memórias e prejudica outras funções mentais. Ao notar esses sintomas, procure um médico especialista nesses casos e além de iniciar o tratamento, siga todas as orientações por ele passadas.

Hoje, existem asilos para idosos com alzheimer, que proporcionam um ambiente seguro, confiável e que atendem a essas necessidades, sempre com auxílio de um cuidador de idosos e outros especialistas.

Essa decisão, não é uma tarefa fácil de se pensar, uma vez que, requer uma avaliação familiar em deixar aquela pessoa amada em uma casa de repouso.

Mas, se pensar por outro lado, pode trazer benefícios ao idoso, com um ambiente agradável, familiar, com profissionais especializados, toda atenção exigida com conforto e segurança da qual necessita. É recomendado aos familiares que, no momento, não podem atender a essas necessidades.

Para quem mora na região leste e precisa desses serviços, existe a casa de repouso na Mooca, que oferece todo aparato, com acompanhamento e atividades adequadas ao paciente.

Conheça opções gratuitas

Para quem não tem condições financeiras e nem como atender as necessidades do idoso, há também a possibilidade de encontrar casas de repouso para idosos gratuitas, que também oferecem um ambiente acolhedor, familiar, seguro e adequado às necessidades do paciente.

Além de atividades adequadas com estímulos, proporciona uma qualidade de vida melhor, com carinho e dedicação, acompanhamento especializado e enfermeiros a disposição.

No bairro histórico da zona sul, também possui uma casa de repouso no Ipiranga. Onde oferecem instalações físicas adequadas, segurança e conforto para o paciente.

Como realizar a escolha do local?

As opções da escolha ficam a critério da família e do idoso. Vale ressaltar que, ao escolher a casa de repouso para idosos, é necessário fazer antes uma visita ao local, para conhecer o ambiente que deve ser claro e limpo, e avaliar se realmente atinge às necessidades e adequações necessárias para o recebimento do paciente.

A acessibilidade também é um ponto a ser reparado, assim como a estrutura com um clima acolhedor, protetor e seguro.

Certifique-se também, se o quadro de funcionários é adequado, bem estruturado e especializado, com enfermeiros, fisioterapeutas entre outros, além de apoio médico 24 horas por dia.

Se possível, peça referências do local, converse com médicos e enfermeiros antes de qualquer internação. Veja o conteúdo programático do local, se é organizado e se adequa às limitações do idoso, para estimular e ocupar seu tempo livre sem causar exaustão.

Conheça algumas atividades que o local pode oferecer

Lembre-se que, o idoso deve sempre se manter ativo e participativo em atividades sociais e intelectuais, pois isso ajuda muito.

Também fazer exercícios que se adaptam às necessidades é uma ótima ideia, além de atividades estimulantes para o cérebro – um exemplo são as palavras cruzadas, leituras, aprender novos idiomas e entre outros.

Todo esforço para despertar esses estímulos, são válidos e devem ser acompanhados pelos enfermeiros e terapeutas ocupacionais, para dar suporte na execução desses exercícios, que devem ser aplicados diariamente, sem cansar o paciente.

Cada idoso possui um caso e tempo diferentes um do outro, por isso, cada caso recomenda-se uma análise clínica diferenciada e assim, projetar atividades que o idoso possa fazer de forma natural, sem forçar a fazer algo que o aborreça ou estresse ainda mais.

Todo cuidado é necessário. O que importa é que se sintam bem no ambiente, sejam cuidados com todo amor e carinho que precisam, para que se sintam acolhidos e protegidos.

Depois de feitos todos os procedimentos e a escolha do local, recomenda-se que deixe o ambiente acolhedor onde o idoso irá ficar, como por exemplo, enfeitar o quarto com fotos e objetos que possuem forte significado, pois isso ajuda a reconhecer as pessoas e a sentir um certo aconchego.

Visto que após tomar essa decisão, ela sempre será acompanhada pelo motivo de proporcionar o melhor cuidado possível e assim, permitir a melhor qualidade necessária ao hóspede.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*