Cuidados com a terceira idade

Cuidar da saúde, da alimentação e do bem-estar na terceira idade é uma tarefa especial, pois exige um olhar mais atento e dedicado. Isso é o que garante a qualidade de vida em um momento onde cada detalhe pode fazer toda a diferença.

Afinal, a terceira idade é caracterizada por uma série de riscos, mas também por momentos incríveis e, principalmente, por uma sabedoria insuperável.

Mas você sabe como cuidar melhor das pessoas idosas e como é possível que elas tenham uma vida mais plena, harmoniosa e, claro, saudável?

Existem maneiras de incentivar o consumo de alimentos que fazem bem para o organismo e até mesmo a prática de atividades físicas que, de forma moderada, podem trazer inúmeros benefícios.

No artigo a seguir, saiba um pouco mais sobre o tema e fique por dentro das alternativas mais interessantes e saudáveis que podem fazer toda a diferença quando a terceira idade chega e traz com ela uma nova vivência no mundo.

Alimentar-se bem é fundamental

A alimentação saudavel é recomendada em qualquer período da vida, pois traz muitas vantagens para o corpo e até para a mente.

Não é por acaso que os pais costumam insistir bastante para que as crianças comam verduras, legumes e frutas. Esses alimentos possuem nutrientes que são de suma importância  para o bom funcionamento do corpo e para a realização de tarefas que, muitas vezes, não percebemos que estão sendo executadas pelo nosso organismo, tais como:

  • Digestão;
  • Respiração;
  • Cicatrização;
  • Repouso.

Isso porque comidas e bebidas variadas podem conter em sua composição uma série de vitaminas, fibras, carboidratos e, com isso, um pacote completo de saúde e energia para levar adiante até mesmo os dias mais corridos.

Especialmente na terceira idade, enfrentar um desses dias pode ser um desafio, de modo que é fundamental estar bem preparado, ou seja, bem alimentado.

Ingerir alimentos selecionados, que se ajustam as suas necessidades nutritivas, é uma boa maneira de aumentar a longevidade e assegurar que as células do seu corpo trabalhem de forma mais eficiente.

Alguns exemplos de comida saudavel que podem ser incluídos no cardápio de grande parte dos idosos são:

  • Sopas de legumes leves;
  • Vitaminas batidas com frutas e mel;
  • Alimentos ricos em proteínas;
  • Grãos variados.

Outra dica muito importante com relação a alimentação é realizá-la de forma organizada, ou seja, determinar em quais momentos do dia é necessário parar para comer e fazer a digestão.

Quando o corpo está mais cansado, ele agradece muito por isso. Afinal, o fluxo intestinal estará mais regulado, assim como o funcionamento do resto do corpo e até mesmo do humor.

Não deixe o corpo se esquecer

Desde que nascemos estamos o tempo todo sendo estimulados a nos exercitar. Seja para pegar algo que caiu no chão, caminhar ou até mesmo respirar, atividades que, com baixa intensidade, exigem o mínimo de esforço para serem executadas.

Por isso, praticar exercício físico regularmente e de qualidade é uma das recomendações que os especialistas mais dão aos seus pacientes, em especial os mais idosos.

Para evitar que o corpo acabe entrando em um estilo de vida sedentário, a atividade diária ajuda a lembrá-lo de que ele é capaz de se mover e se esforçar, sempre respeitando os limites.

Ao utilizar os músculos, eles são estimulados cada vez mais e, com isso, exercitar-se não será uma tarefa estranha para seu organismo.

Existem exercicios para emagrecer, para manter o peso e até mesmo para ganhar massa muscular, o que tem um impacto direto na balança.

O mais importante, portanto, é obter de um profissional da área uma avaliação precisa sobre a necessidade do seu organismo e, claro, as suas limitações, algo que todo mundo tem.

Para os idosos, as tarefas indicadas devem ser de baixa intensidade, especialmente no caso de históricos sedentários, e podem evoluir conforme o praticante se acostuma com a série ou com o exercício aeróbico, por exemplo.

Cuidados especiais

Além de tudo isso, é importante estar sempre de olho em quem durante toda a sua vida esteve de olho em outras pessoas, zelando por elas.

A melhor forma de retribuir aos idosos pelo seu trabalho de toda uma trajetória é oferecendo o amor e o carinho que todos os seres humanos buscam.

Profissionais como o cuidador de idosos podem ajudar nessa tarefa, mas é importante contar com serviços de qualidade, que sejam verdadeiramente atencioso e qualificados.

Além disso, lembre-se sempre que a atenção mais genuína vem de quem está disponível para ajudar.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*