Cuidados com idosos incluem a adaptação de ambiente

A adaptação de uma residência passa por diversas fases. Quando há o nascimento de um bebê, conforme a criança cresce; tomadas recebem protetores, mesas têm as quinas protegidas com produtos de borracha, e são instalados tapetes antiderrapantes em todos os lugares possíveis.

Para as pessoas que vivem com idosos, os cuidados mudam, mas também têm grande importância.

Espaços seguros e confortáveis

A partir de uma determinada idade, as pessoas passam a ter uma maior fragilidade, por consequência do próprio corpo humano, que não se suporta conforme a idade avança.

Para isso, é preciso criar espaços apropriados, e que sejam seguros e confortáveis, para que os idosos possam se locomover com segurança, mesmo usando um andador, entre os cômodos, sem precisar da ajuda de ninguém.

Esse tipo de adaptação deve estar presente em todos os lugares, desde a fechadura de uma porta de entrada, passando pela sala de estar, pela cozinha, pelos quartos e até o banheiro.

A área externa também deve ser adaptada, da melhor forma possível, com pisos antiderrapantes e a aplicação de corrimão em passagens comuns.

Para facilitar a mobilidade de uma pessoa com mais idade, o aluguel de andador para idoso pode ser fundamental para aqueles que precisam de uma firmeza, durante a movimentação, em uma casa, mesmo com todas as adaptações realizadas com sucesso.

Como a queda é um dos casos de maior incidência de acidente, quando se está na terceira idade, as adaptações também podem atender outros quesitos, como:

  • Fixar fios de eletroeletrônicos junto à parede;
  • Espaços iluminados, com uso de sensores de luz;
  • Móveis que facilitam sentar e se levantar;
  • Conserto ou troca de móveis instáveis.

Como o banheiro é um ambiente que o idoso prefere utilizar sozinho, esse cômodo é o que mais recebe providências, para o apoio, como barras no box, junto ao chuveiro, e a ausência de qualquer tipo de tapete sobre o piso antiderrapante.

Descarte correto de produtos medicinais

O uso de remédios também aumenta na terceira idade e, por isso, é preciso deixar à disposição um coletor de material perfurocortante, principalmente para aqueles que fazem uso da insulina, que é aplicada por meio de agulhas.

Este coletor deve estar ao alcance, de maneira fácil, para que o usuário desse tipo de medicamento possa descartar o material utilizado logo após a aplicação.

Muitas secretarias de saúde municipais distribuem esse tipo de recipiente, para que possam descartar os resíduos sólidos de maneira correta, junto a empresas que trabalham nesse setor.

Em casos mais urgentes, pode ser necessário buscar uma distribuidora de produtos médicos hospitalares para poder conseguir um coletor que atenda às características de descarte adequada.

Essa distribuidora também pode fornecer outros tipos de equipamentos, que possam ser utilizados com frequência por pessoas que precisam ser assistidas, de forma médica, 24h por dia, 7 dias por semana.

Equipamentos médicos eficientes

Para atender de forma satisfatória as residências devidamente ajustadas para pessoas da terceira idade, além da adaptação em móveis e reformas nos cômodos, é preciso ter equipamentos que ofereçam melhor mobilidade, e até mesmo conforto para o corpo humano.

O aluguel de cadeira de rodas preço já ajuda muito aqueles que têm a mobilidade reduzida, mas, ainda assim, a liberdade de poder se movimentar, sem a ajuda de terceiros, é muito importante à dignidade e ao bem-estar humano.

Por isso, se houver como adaptar a casa para dispensar o uso da cadeira de rodas pelo menos dentro da residência, isso pode ser de grande ajuda ao idoso.

A adaptação proporcionará vigor na vida da pessoa, pois ela poderá se locomover independentemente. As passagens devem estar livres, com corredores espaçosos, e deve-se evitar o uso de tapetes e carpetes, para não ocorrer tropeços ou mesmo escorregões.

Outro tipo de equipamento pode ser útil, também, para pessoas que passaram por uma cirurgia ortopédica, e tiveram os membros inferiores imobilizados, é o andador.

Muitas vezes, uma muleta pode incomodar e ser de difícil adaptação pois exige força nos braços para ser utilizada. O andador pode ser a solução ideal para pessoas que precisam de um apoio, durante um curto período de tempo ou pelo menos até poder apoiar os pés no chão novamente.

Em períodos em que o ar anda mais seco, é preciso disponibilizar um aparelho muito eficiente para acabar com tosses constantes e irritação das vias nasais e da garganta.

O uso de remédios apropriados, em conjunto com o inalador, pode ser o suficiente para atender à saúde, diminuindo problemas respiratórios, como bronquite, rinite e sinusite. É importante ressaltar que a automedicação pode ter efeitos contrários.

Por isso, é sempre importante consultar um médico para verificar quais os melhores medicamentos para qualquer sintoma persistente que cause dor ou desconforto.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*