Cuidados e acessórios importantes para os idosos

saúde

Em todas as fases da vida é importante adquirir cuidados relacionados com a saúde e o bem-estar. Estes cuidados, de modo geral, variam na consulta por médicos especialistas de forma preventiva, assim como com a adoção de práticas saudáveis que envolvem a realização de atividades físicas e uma boa alimentação.

Além disso, viver a vida de forma leve, sem muito estresse, pressão ou ansiedade contribui também para a qualidade de vida. Tendo essas atitudes mais saudáveis, provavelmente, a pessoa chegará à fase idosa muito mais disposta, saudável e sem doenças.

A fase idosa

Sem dúvidas, a fase idosa é uma das mais delicadas da vida, pois os cuidados e observações em relação à saúde e atividades preventivas de doenças precisam ser reforçadas.

Por exemplo, se na pessoa adulta existem alguns exames que não são obrigatórios de serem realizados anualmente (somente a partir de um histórico familiar ou genético), na fase idosa existem alguns exames que precisam ser feitos pelo menos de 1 a 2 vezes por ano para ajudar a identificar, logo no início, alterações na saúde.

Alguns desses exames são:

  • Mamografia (recomendação a partir dos 40 anos);
  • Exame de próstata (recomendação a partir dos 50 anos);
  • Vitamina D;
  • Hemograma completo a cada 6 meses;
  • Glicose;
  • Densitometria óssea.

Além desses, existem outros exames que podem ser passados ao idoso a partir de uma avaliação do geriatra, que é o médico especializado na saúde do idoso.

A partir de um check-up de exames e de uma verificação do histórico médico do paciente, o geriatra consegue recomendar alguns medicamentos, atividades e até mesmo direcionar este idoso para outros profissionais da área da saúde, como:

  • Fisioterapeuta;
  • Nutricionista;
  • Educador físico;
  • Fonoaudiólogo.

Nessa busca por estes profissionais, o idoso também precisa adquirir outros cuidados no seu dia a dia para garantir a saúde e o bem-estar.

Equipamentos necessários para os cuidados

Quando falamos sobre os cuidados adicionais que são necessários para a população idosa, é preciso utilizar equipamentos que são importantes para o monitoramento.

Um desses equipamentos é o aparelho para medir pressão digital, que consegue aferir a pressão arterial do idoso, indicando também sua frequência cardíaca. Tudo isso, de forma fácil e simples de visualizar.

Esse aparelho é recomendado, sobretudo, se a pessoa tiver algum problema cardíaco ou se for hipertensa, mas também deve estar presente na casa de uma pessoa com histórico saudável, mas que faz uso de medicações.

Para comprar aparelho de pressão, basta consultar preços e orçamentos em sites especializados ou ir em uma farmácia averiguar os modelos e preços disponíveis.

Este tipo de ação é fundamental para que o idoso consiga monitorar sua pressão arterial e verificar se não existe nenhum problema. Além disso, em caso de alguma alteração, é possível que a família consiga procurar os médicos de forma mais ágil, evitando problemas maiores.

Sobre o preço de aparelho de pressão, ele costuma ser acessível e depende do seu modelo e formato. O mais recomendado para facilitar a visualização é um aparelho de pressão que seja digital, ou seja, que tenha uma tela em LED e transmita essas informações ao idoso. Esse equipamento possui um ajuste no braço e é essencial de se ter em casa.

Além dessa busca por um medidor de pressão preço, é importante contar também com um medidor de glicemia, que contribui para identificar pontos de glicemia que afetam a saúde do idoso.

Isso vale, principalmente, para pacientes diabéticos ou com uma pré-disposição para o aumento da glicose. Estar com a pressão arterial elevada ou baixa demais, assim como ter muitos picos na glicose pode agravar o quadro clínico do idoso, e por isso precisam de monitoria.

Facilidade na locomoção

Além dos equipamentos que já citamos aqui, é importante ressaltar que existem alguns idosos que apresentam dificuldades para locomoção.

Para isso, existem alguns utensílios que podem facilitar essa locomoção, como é o caso do andador para idoso. Este andador pode ser utilizado no dia a dia dos idosos, tanto para uma saída de casa, como para o deslocamento em sua própria casa.

Além disso, é importante ressaltar que este andador varia dependendo da necessidade do idoso. Os tipos de andadores são:

  • Fixos;
  • Articuláveis;
  • Com rodas;
  • Equipamento motorizado.

Além do andador, outro equipamento importante pode ser a busca por uma muleta canadense articulada preço, para o apoio e auxílio deste idoso, evitando quedas.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*