Dicas de como evitar o contágio da Covid dentro de casa

Não importa se você depende da saúde pública do país ou se conta com a vantagem de ter um plano de saúde corporativo ou de pessoa física, se está em busca de dicas de como evitar o contágio da Covid -19 dentro de casa, podemos te ajudar!

Se a sua nova rotina devido a pandemia envolveu grandes quantidades de entregas delivery e de lojas virtuais à sua porta, você pode ter se perguntado em algum momento: “Será que minhas coisas podem ter o coronavírus?”

Os especialistas acreditam que o coronavírus – que causa a COVID-19 – se espalha principalmente de uma pessoa para outra por meio de gotículas quando alguém infectado fala, tosse ou espirra perto de outra pessoa. Daí porque o distanciamento social é tão importante.

No entanto, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças reconhecem que também é possível que alguém contraia o vírus tocando em algo que foi contaminado e, em seguida, tocando sua própria boca, nariz ou olhos. 

Porém, neste caso, o risco é menor, especialmente se você tomar cuidado com a higiene das mãos.

Portanto, usar uma máscara e manter uma distância física segura de outras pessoas é uma tarefa necessária quando se trata de prevenir a propagação do vírus. 

Mas quão cauteloso você ainda deve ser ao tocar e limpar objetos e superfícies, especialmente em sua própria casa? 

Continue a leitura e confira algumas dicas de como evitar o coronavírus dentro da sua casa! 

A Covid-19 pode ser espalhada através das superfícies?

Estudos mostraram que o coronavírus pode permanecer na superfície por horas ou dias, dependendo da superfície. Mas isso realmente significa que as pessoas ficam doentes? 

Há muito poucas evidências documentadas de pessoas contraindo a Covid-19 das superfícies.

Portanto, embora você não precise limpar obsessivamente tudo o que toca ou traz para sua casa, ainda é importante limpar as superfícies que toque regularmente. 

Se ninguém com Covid-19 esteve em sua casa, limpar as superfícies com água e sabão (ou detergente) uma vez por dia deve ser suficiente para remover qualquer vírus que esteja nas superfícies.

Se alguém em sua casa estiver doente, é recomendável que limpeza e desinfecção adicionais sejam necessárias, especialmente em superfícies de alto contato, incluindo maçanetas, balcões e interruptores de luz.

Essa limpeza e desinfecção adicionais também são recomendadas se:

  • Há uma alta taxa de casos Covid-19 em sua comunidade;
  • Você está perto de um baixo número de pessoas usando máscaras;
  • Membros de sua casa estão praticando péssima higiene das mãos;
  • Se alguém em um grupo de infecção por Covid-19 de alto risco morar em sua casa.

Lavar e desinfetar as mãos com frequência também pode ajudar a eliminar a maioria dos germes que você pode pegar ao tocar em uma superfície contaminada.

E aquele pacote que acabou de chegar na sua porta? É seguro?

Comprar on-line é mais seguro do que fazer compras pessoalmente, porque elimina o contato pessoal próximo que é mais frequentemente responsável pela disseminação da Covid-19.

Embora o estudo mencionado anteriormente tenha descoberto que o coronavírus pode viver por até 24 horas em caixas de papelão, é muito improvável que o vírus se espalhe a partir de embalagens que são enviadas ao longo de alguns dias pelo correio.

Você pode abrir a caixa de papelão, lavar as mãos, tirar o conteúdo, jogar fora a caixa e lavar as mãos novamente.

Um visitante pode levar o vírus para a sua casa?

Sim, ele pode! Na verdade, os especialistas afirmam que a transmissão de pessoa para pessoa é a principal forma de propagação do vírus. Sempre que alguém entra em sua casa, existe o risco de trazer o vírus – sem querer – com eles.

Se alguém for infectado com o vírus, pode levar vários dias para que se sinta doente e perceba que está com a Covid-19 – ou pode até mesmo nunca ter se sentir doente. 

No entanto, eles ainda podem ser contagiosos por um período de tempo e, sem saber, espalhar o vírus para outras pessoas com quem têm contato próximo.

É por isso que é tão importante evitar as reuniões pessoais com pessoas de fora de sua casa ou, se você decidir ter algumas pessoas na casa de outra pessoa, seguir as diretrizes para fazer isso com segurança.

Portanto, estabeleça regras e expectativas com antecedência. Decida quantas pessoas estarão na reunião (sem mais de última hora) e certifique-se de que todos concordam em usar uma máscara.

Prepare o espaço de forma que as pessoas mantenham uma distância física segura das outras e não se reúnam em torno de uma mesa de comida ou compartilhem utensílios.

O coronavírus pode estar na minha pele?

Os germes podem viver em diferentes partes do seu corpo, mas a principal preocupação aqui são as suas mãos. 

É mais provável que suas mãos entrem em contato com superfícies infectadas e, em seguida, sejam levadas ao seu rosto, o que é uma via potencial de transmissão de muitos vírus e bactérias.

Portanto, tenha atenção principalmente na higienização das suas mãos. 

Conclusão

A pandemia de coronavírus ainda está provocando diversos casos e mortes no país e, por esse motivo, mais do que nunca devemos nos preocupar em manter o isolamento social. 

Porém, também precisamos ter atenção ao que acontece dentro da nossa casa para evitar o contágio da Covid-19 em nosso lar. 

Por mais que o grande risco de contágio seja com a transmissão de uma pessoa para a outra, é importante que você mantenha as superfícies higienizadas em sua casa. 

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas sobre como evitar o contágio da Covid dentro de casa e que esteja claro como você pode deixar o seu lar mais protegido contra o vírus!