Dicas de saúde para motoristas de caminhão

Dicas de saúde para motoristas de caminhão
Dicas de saúde para motoristas de caminhão

Como motorista de caminhão, você passa muito tempo sentado ao volante. 

Quando você se concentra em seu trabalho e tenta dirigir tantos quilômetros quanto possível, é fácil esquecer sua saúde a longo prazo. 

Isso é ainda mais verdadeiro para motoristas de caminhão recém-formados. No entanto, existem alguns passos simples que você pode tomar para melhorar sua saúde física e mental durante essas longas jornadas. 

Leia algumas dicas de saúde para motoristas de caminhão e comece a cuidar mais da sua saúde hoje.

Durma o suficiente

Sabemos que nem sempre é fácil de fazer, mas é definitivamente a coisa mais importante. Se você estiver privado de sono, seu corpo não será capaz de realizar muitas tarefas importantes.

Isso afetará sua saúde mental, saúde física e pode levar ao ganho de peso e pressão alta. 

A melhor maneira de fazer isso é criar o conjunto de dormir perfeito. Certifique-se de ter um ventilador ou aquecedor – dependendo do clima – e, se puder, invista em um colchão de alta qualidade para o seu quarto. 

Além de ser essencial para a saúde, o sono também é uma necessidade para dirigir com segurança. Planejar o sono adequado deve ser uma prioridade para qualquer motorista para melhorar sua saúde e permanecer seguro na estrada.

Tire um tempo para se exercitar

O exercício não precisa ser demorado. Se você estiver em movimento, até 15 minutos de exercícios sólidos podem ajudar a mantê-lo em forma e melhorar sua saúde. Existem várias maneiras diferentes de ser produtivo quando você não tem acesso a uma academia:

  • Traga uma bicicleta dobrável com você – há muitos lugares na estrada para um passeio rápido. A bicicleta dobrável pode caber facilmente em um local para dormir e pode ser movida para a cabine enquanto dorme.
  • Caminhe ou corra – não importa onde você esteja, sempre há a opção de caminhar ou correr. Mesmo que você dê apenas voltas ao redor do caminhão, já ajuda!
  • Leve pesos com você – Kettlebells ou halteres são tudo que você precisa para fazer um treinamento rápido com pesos. Lembre-se de que eles devem ser protegidos durante a condução. Certifique-se de ter um lugar para colocá-los para que eles não voem dentro do veículo, pois isso seria um risco à segurança.
  • Exercício de peso próprio – Agachamentos e Flexões são exercícios fáceis que você pode fazer a qualquer hora, em qualquer lugar.

Você também deve tentar incluir o alongamento em sua rotina. Você pode até fazer isso enquanto dirige! Gire e estique os tornozelos, pulsos e braços para ativá-los e melhorar o fluxo sanguíneo. 

Você apreciará os músculos extras durante as partes físicas do trabalho, como carregar um trailer de caminhão. Apenas lembre-se de que não importa o que você faça durante o exercício, é sempre melhor do que não fazer nada.

 Escolha alimentos saudáveis

Comer em movimento é cheio de desafios. Mas se você tentar um pouco, poderá contribuir para uma dieta limpa e saudável. Prepare o maior número possível de alimentos saudáveis. Legumes, frutas e alimentos não processados ​​são mais fáceis de digerir e não dão sono.

Além disso, esses produtos oferecem níveis mais altos de saciedade que farão com que você se sinta satisfeito por mais tempo, ajudando a evitar escolhas pouco saudáveis, como fast food ou lanches.

Encontre maneiras de reduzir o estresse

O estresse está associado a muitas complicações de saúde, tanto a curto quanto a longo prazo. Se suas horas na estrada aumentam seu estresse, encontre maneiras de aliviá-lo. O exercício é uma ótima opção, mas às vezes um hobby é suficiente. 

Encontre algo divertido para fazer ao longo do caminho para diminuir seus níveis de estresse. Vai melhorar sua saúde geral.

Lembrando também, que para evitar o estresse desnecessário, é importante que o seu caminhão esteja sempre em boas condições, além de contar com um seguro veicular, para garantir a segurança nas estradas.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*