Dicas para manter a saúde na terceira idade

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população idosa vai triplicar até 2050. Neste cenário, contar com profissionais como o Personal trainer para idosos é uma ótima alternativa para elevar os cuidados com esse público.

Assim como em qualquer faixa etária, as atividades físicas fazem bem para o corpo e para mente. Especialmente na terceira idade há muitos benefícios que podem beneficiar o corpo humano.

A prevenção e a diminuição de problemas cardiovasculares, as doenças cardíacas, o fortalecimento muscular, melhorias na ingestão alimentar e na diminuição da pressão são alguns exemplos.

É por isso que espaços como a academia da terceira idade se tornam ambientes cada vez mais propícios para esse tipo de atividade.

Nesta faixa etária fatores como a redução da força muscular, problemas musculoesqueléticos e a hipertrofia muscular são comuns, a atividade física é uma necessidade.

Quer saber mais sobre como funcionam os exercícios físicos e alternativas na prática? Continue lendo esse post e saiba mais sobre o assunto.

Academia da terceira idade

Com o passar dos anos, é natural que os idosos tenham maior desgaste físico. É por isso que, além da academia e outras opções, atividades como a hidroginástica para terceira idade são cada vez mais comuns.

Na prática, esse tipo de atividade melhora o condicionamento cardiovascular e traz outros benefícios, como:

  • Flexibilidade;

  • Fortalecimento dos músculos;

  • Ativação da circulação sanguínea;

  • Fortalecimento do sistema respiratório.

Com todas essas vantagens, o resultado é uma melhora na saúde física e mental das pessoas. Na prática, todos esses fatores contribuem muito para a qualidade de vida de uma pessoa.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), na faixa etária compreendida entre os 18 e 64 anos, por exemplo, caminhar, andar de bicicleta e praticar outras atividades é essencial para melhorar a capacidade cardiorrespiratória e muscular.

Além disso, a organização também acredita que essas orientações reduzem o risco de doenças que não são transmissíveis.

Para que a atividade seja desempenhada com o máximo de qualidade, é interessante contar com profissionais como o Personal trainer para idosos.

Dessa forma, a atividade é guiada por um profissional que confiável e que proporciona maior qualidade e precisão nos exercícios físicos.

Benefícios do alongamento para coluna

Além de manter a musculatura mais rígida e reduzir a tensão, o alongamento traz muitos benefícios para a saúde da população idosa.

Além de manter músculos e articulações mais fortes e saudáveis, o alongamento para coluna também traz muitos benefícios práticos. A redução das dores nas costas e a eliminação de problemas futuros como lesões e outras dores são exemplos.

Considerando que tanto a região lombar como a cervical podem se sobrecarregar durante as atividades físicas, praticar o alongamento pode reduzir danos e melhorar a flexibilidade e a qualidade da musculatura.

De acordo com especialistas, o alongamento para coluna é uma prática que previne lesões, auxilia no aquecimento e melhora a qualidade dos exercícios físicos.

Por esse motivo, é muito importante que o alongamento seja feito antes de qualquer atividade física, seja ela intensa ou moderada.

Atenção: em casos de inflamações, fraturas, edemas e dores agudas, essa prática não é recomendada. É interessante destacar também outros benefícios do alongamento na coluna. São eles:

  • Alívio de dores;

  • Prevenção de lesões;

  • Relaxamento da musculatura;

  • Compreensão das fibras nervosas.

É por isso que tanto as atividades de alongamento como a realização de qualquer outra atividade fisica precisa contar com apoio profissional.

Dessa forma, o controle do tempo e da duração do alongamento, bem como a combinação dos exercícios adequados traz maiores resultados.

Qualidade de vida na 3ª idade

Seja na realização de atividades físicas ou exercícios como alongamento, a busca por atividades que proporcionam um grau de qualidade de vida na 3ª idade é constante.

É por isso que atividades e exercícios físicos são muito recomendados nessa fase. Contudo, outros fatores como ter hábitos saudáveis na rotina e na alimentação fazem toda a diferença.

Como essa fase pode vir acompanhada de problemas de saúde diversos, todo acompanhamento saudável pode ser interessante. É devido a isso que a busca pela qualidade de vida deve ser algo constante.

Além de transformações na rotina, todos os exercícios são muito válidos para pessoas que possuem doenças como diabetes, hipertensão e artrite reumatoide.

Para que todos esses benefícios sejam aproveitados ao máximo, é interessante que a pessoa se vista com roupas adequadas, crie um ritmo de atividades e mantenha.