Dicas para melhorar seu estilo de vida

Você já deve ter ouvido falar que um estilo de vida saudável evita problemas na saúde e na vida. Vários pesquisadores fazem essa relação além de instituições como a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Ter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos, fazer Tratamento para estresse e cuidar das relações sociais são apenas algumas formas de melhorar a qualidade de vida.

Em tempos nos quais as pessoas desenvolvem cada vez mais doenças emocionais e físicas, ter atenção às formas de autocuidado é importante.

Afinal, quantas pessoas acabam desenvolvendo ansiedade, compulsão alimentar, obesidade e outros problemas por causa de uma rotina desequilibrada?

Profissionais da saúde não só acreditam nessas conexões como alertam constantemente para a necessidade de mudar hábitos de vida.

Inclusive, é possível aliviar o stress e desenvolver uma reeducação alimentar ao mesmo tempo. Quer saber mais como melhorar o estilo de vida e aprender essas técnicas? Então confira esse conteúdo que foi pensado especialmente para você!

Mente sã, corpo são? Entenda o Tratamento para Estresse

Antes mesmo das pesquisas da atualidade falarem da relação entre o corpo e a mente, o filósofo romano Juvenal já trazia o ditado “Mens sana in corpore sano”. Ou seja, mente sã, corpo são.

Com o passar do tempo, os estudos nessa área foram se desenvolvendo e atualmente, essa citação tem muito sentido para a sociedade.

Tanto que o Tratamento para Estresse tem muitas variações e pode refletir tanto no corpo como na mente. A importância de olhar para essas questões é ainda mais forte quando dados de saúde são divulgados em um cenário recente, de forma alarmante.

No Brasil, 40 pessoas morrem a cada hora por causa de doenças cardíacas, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Além disso, a cada 45 minutos, uma pessoa comete suicídio no país de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Apesar das diferentes causas  e contextos, as duas situações possuem uma coisa em comum: o estresse emocional como um fator agravante.

Neste contexto, você deve estar se perguntando sobre quais os tipos de estresse e como fazer o tratamento para evitar doenças e melhorar o estilo de vida.

Como as pessoas apresentam reações e percepções diferentes, há várias formas de cuidado. Assim como cuidar do estresse é importante, iniciativas como o Programa afine se, que ajudam na mudança de comportamento e reeducação alimentar.

O que é estresse e como reduzi-lo ?

O corpo humano responde a todos os estímulos. Em situações de pressão, esforço extremo ou ameaça, o estresse surge como uma resposta e na prática traz vários sintomas físicos.

Insônia, alterações de humor, mudanças de apetite, problemas de concentração, dores de cabeça e imunidade baixa são algumas reações.

É natural que no dia  a dia as pessoas se sintam cansadas por causa da rotina e apresentem algum tipo de sintoma. No entanto, em algumas situações, as pessoas não percebem a importância de investir em Tratamento para Estresse e diagnóstico de um especialista.

Afinal, assim como o estresse pode desenvolver sintomas físicos e doenças, há também fatores da rotina que influenciam essas condições e, neste caso, o estresse não é crônico e sim uma reação ao meio.

Para identificar qual é o nível de estresse e ansiedade, é importante buscar um psiquiatra/psicólogo e avaliar em conjunto com o médico fatores como:

  • Frequência dos sintomas e variações;

  • Histórico médico familiar;

  • Exposição à situações de risco/vulnerabilidade;

  • Rotina de vida (trabalho, círculos sociais);

Com essas informações, é possível desenvolver alguns cuidados para aliviar o stress. Confira os tópicos abaixo e avalie!

Cuidados para uma rotina saudável

Sabe aquelas recomendações médicas de manter as 8 horas diárias de sono, uma hidratação saudável e alimentação equilibrada? Elas são importantes.

Dormir bem, comer na hora certa, ter momentos de descanso e fazer atividades físicas são fatores para melhorar o estilo de vida. Além de proporcionar uma sensação de bem-estar físico, esses hábitos ajudam em diversos setores, seja na vida pessoal ou profissional.

Desenvolver estratégias de enfrentamento

Na rotina, há vários fatores externos que contribuem para o estresse. O engarrafamento no trânsito, o contato com ambientes e pessoas hostis, as filas longas do banco que podem consumir o horário de almoço.

Diante disso, é possível desenvolver algumas estratégias de enfrentamento ao estresse emocional. Para o trânsito, você pode optar mudar a rota, sair mais cedo ou caminhar se for possível. Para lidar com as pessoas, buscar ajuda de um terapeuta ou grupos de inteligência emocional pode funcionar.

Radiofrequência na barriga e cuidados com o físico

Situações de estresse e ansiedade podem gerar, entre outros sintomas, compulsão alimentar. Neste contexto, muitas pessoas podem sofrer com aumento de peso ou ficarem insatisfeitas com o corpo.

Quando não há uma reeducação alimentar adequada e as alterações de peso oscilam muito, é comum que a pessoa desenvolva flacidez na barriga.

Diante disso, apostar em técnicas que ajudam na redução dessas características de forma saudável é muito necessário. Algumas pessoas focam nos exercícios físicos e trocam todo o estilo de alimentação.

Outras recorrem a procedimentos estéticos para amenizar as mudanças corporais. Como os organismos são diferentes e apresentam necessidades diferentes, não há como eleger o procedimento ideal. No entanto, procedimentos como a Radiofrequência na barriga são uma boa alternativa.

Na prática, essa técnica não invasiva é feita ao longo de sessões, por meio de um equipamento especializado. A ideia é que o dispositivo transmita ondas eletromagnéticas para a pele e esse procedimento incentiva a produção de fibras de colágeno.

Como o aparelho é movido calor, há várias formas de queimar as calorias e o metabolismo, e, querendo ou não, isso ajuda a pessoa emagrecer caso ela queira.

É importante lembrar antes de qualquer procedimento, que a pessoa precisa estar ciente das sessões, do tempo de procedimento e dos cuidados posteriores para não gerar o chamado efeito sanfona.

Nesta mesma linha, o Programa afine se é uma opção que pode ajudar. Desenvolvido no Brasil, o programa une técnicas e estudos de profissionais diversos sobre a perda de peso de forma saudável e a mudança do comportamento.

A ideia é manter os efeitos positivos a longo prazo e a filosofia surge na necessidade de equilibrar corpo e mente. Afinal, se a mudança de comportamento surge no inconsciente, os profissionais acreditam que fica mais fácil desenvolver um estilo de vida saudável na rotina prática.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*