Entenda a importância de incentivar seu gato a beber mais água

Ao contrário de um cão, o gato não gosta muito de beber água. Essa é uma característica que pode pôr em risco a saúde deles, já que por se hidratarem menos, eles estão mais propensos a desenvolverem problemas variados, por exemplo:

  • Cálculos urinários;
  • Insuficiência renal;
  • Desidratação;
  • Entre outros.

Situações assim são criadas por uma série de fatores. No caso da insuficiência renal, algo que colabora para o seu desenvolvimento é que, na natureza, os gatos se alimentam de caça, que naturalmente é um alimento mais úmido. 

Já em casa, eles estão acostumados a se alimentarem com ração seca. Isso, aliado ao fato de normalmente beberem pouca água, faz com que problemas de saúde apareçam.

Com isso, para preservar a saúde felina, é importante pensar em algumas formas de incentivar os gatinhos a beberem mais água. Não sabe como fazer isso? Conheça algumas dicas abaixo.

Distribua vários potes de água pela casa

Uma das formas de incentivar os bichinhos a se manterem hidratados é ter vários potes de água distribuídos pela casa. Isso porque, quando se tem apenas um, o animal se sente desencorajado de sair de onde está para se hidratar em outro cômodo. 

Por outro lado, com vários potes pela casa, ele acaba se hidratando com maior frequência, tendo uma fonte de água nos vários cômodos que ele visitar.

Não deixe o pote de água e de comida lado a lado

É natural que muitos tutores coloquem os potes de comida e de água lado a lado, na cozinha ou na área de serviço. Porém, fazer isso pode não ser o melhor caminho para que o gato consuma mais líquido. 

A ciência ainda não sabe explicar porque, mas os gatos preferem beber água longe dos locais em que eles comem. Portanto, é recomendado que os donos procurem deixar os potes com uma distância razoável entre eles.

Compre uma fonte de água

Os felinos adoram água corrente. Prova disso é que ao abrir a torneira da pia da cozinha ou do banheiro, é provável que eles logo apareçam para beber um pouquinho. Assim, é interessante adquirir uma fonte elétrica para ter água corrente à disposição.

Contudo, os tutores devem prestar atenção. É preciso comprar a fonte própria para gatos, uma vez que aquelas decorativas não servem para esse propósito.

Mantenha a água fresca

A probabilidade de o gato beber mais água será maior se ele considerar que ela está fresca e boa para ser consumida. 

Dessa forma, é recomendado que os tutores troquem a água dos potes pelo menos uma vez ao dia, garantindo que ela esteja sempre atrativa e fresquinha para o seu companheiro. Aproveite o momento da troca para lavar as vasilhas, deixando-as bem higienizadas.

Uma ótima dica para os dias mais quentes é colocar algumas pedrinhas de gelo para manter a água refrescante e em uma temperatura agradável, o que chamará a atenção do seu pet.

Ofereça água saborizada

Uma tática que você pode utilizar esporadicamente é oferecer água saborizada para o seu gato, uma vez que o sabor diferenciado pode atraí-lo e incentivá-lo a beber mais. É possível acrescentar caldo de carne sem temperos ou natural de peixe para conquistá-lo. 

Porém, lembre-se de que, ao fazer isso, será necessário trocar a água mais vezes ao longo do dia.

Dê ração úmida

Por fim, outra alternativa para hidratar o seu animal é umedecer a ração dele ou oferecê-lo rações úmidas, além da possibilidade de dar patês e sachês. A recomendação dos especialistas é que a proporção seja de ¾ partes de comida e ¼ de parte de água. 

Ao contrário da ração seca, nesse caso, não deixe a sobra de comida na tigela, descartando-a no máximo meia hora após servi-la. Contudo, essa opção não pode acontecer de forma súbita. 

Antes de mudar a ração do seu pet, converse com o veterinário para saber se há restrições dele se alimentar com uma ração dessa natureza. O tutor também precisa estar ciente de que existe a possibilidade de o animal não gostar dessa mudança.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*