Conheça as técnicas e equipamentos benéficos para audição

Sabemos que a audição é um dos cinco sentidos do corpo humano, consiste na capacidade de percepcionar o som.

O órgão responsável pela audição é a orelha, que é capaz de captar os sons até uma determinada distância, dependendo do nível de pressão sonora ou da sua intensidade.

Nos seres humanos, as vibrações provocadas pelas ondas sonoras dentro do ouvido, causam grandes impulsos nervosos no nervo acústico.

Este nervo acústico tem a capacidade de atingir o córtex auditivo do cérebro e resultam na percepção do som.

Algumas pessoas sofrem com problemas na audição e acabam utilizando um aparelho de audição para suprir a necessidade de escutar.

Como ocorre a perda da audição nas pessoas?

A perda auditiva pode ocorrer em qualquer idade. Segundo testes realizados atualmente, 1 em cada 10 pessoas em Portugal, têm problemas auditivos ou sofrem de alguma forma com a perda auditiva.

A grande parte destas pessoas tiveram a audição reduzida com o passar do tempo. E mais de metade das pessoas com mais de 60 anos, sofrem com a perda auditiva ou possuem problemas auditivos.

No entanto, a perda auditiva pode acontecer mais cedo. É comum encontrar pessoas que tenham problemas na audição com os seguintes sintomas:

  • Queixas do volume de rádios ou televisões;
  • Reclamam que as pessoas murmuram e não conseguem ouvi-las de forma clara, especialmente, quando existe
  • Algum barulho de fundo, muita conversa ou quando as vozes são muito agudas (exemplo, vozes de crianças);
  • Pedem a outras pessoas para voltarem a repetir o que disseram;
  • Possuem dificuldades em ouvir a campainha de casa ou o telefone a tocar;
  • Apresentam dificuldade em ouvir em público, concertos, igrejas, etc;
  • Possuem dificuldade em localizar a fonte dos sons — de frente, atrás de si mesmo, da sua direita ou esquerda.

Se você suspeita que tem um destes sintomas, é recomendado que você marque uma consulta com um especialista, pois, ele vai te recomendar o uso de um amplificador auditivo.

O que fazer após a consulta com um otorrinolaringologista?

Muitas pessoas que se consultam com um otorrinolaringologista, buscam na internet o termo “comprar aparelho auditivo”, pois, possuem a intenção de compra deste aparelho.

E necessitam usá-lo para melhorar definitivamente a sua audição, acabando assim, com os seus problemas. Sabemos que algumas clínicas cobram preços exorbitantes, na hora que o paciente vai fazer um orçamento.

Por conta disso, é necessário que você realize uma busca na internet pelo termo “quanto custa um aparelho auditivo”, com isso, você obterá as melhores opções de preços e prazos de entrega.

Como funciona um aparelho auditivo?

Agora que explicamos como buscar os prelos de um aparelho de audição, vamos te ajudar a entender como funciona um aparelho auditivo.

O aparelho auditivo é um aparelho eletrônico, que possui como principal função, amplificar as ondas sonoras, de maneira que pessoas com diferentes graus de audição possam ouvir os diferentes sons do ambiente.

O aparelho auditivo é formado por três partes extremamente importantes: o microfone, o amplificador e o receptor. O funcionamento desse equipamento é simples.

Consiste no microfone que possui a função de converter as ondas sonoras em sinais elétricos, os enviando diretamente ao amplificador.

Esse, por sua vez, é capaz de aumentar a potência dos sinais e envia a mensagem para o ouvido por via de um receptor.

É normal afirmarem que a primeira experiência de um usuário usando um aparelho pode ser um pouco frustrante. Muitos sons acabam parecendo mais altos ou até mesmo muito mais estranhos que o normal.

Isso acontece, porque quem sofre de perda de audição, demora um tempo a perceber o problema (levando, em média, sete anos para um diagnóstico completo).

E vácuo de tempo, a pessoa perde o costume de escutar alguns sons, necessitando assim, de um período de adaptação para ouvir novamente.

Para que o aparelho funcione, é necessário utilizar uma pilha aparelho auditivo, pois, esse item é um acumulador elétrico, que armazena energia na forma química.

E posteriormente, a converte em corrente elétrica para atender às necessidades de funcionamento do aparelho. No mercado, é comum encontrar aparelhos movidos a pilhas, ou até mesmo baterias que suportam grandes períodos de carga.

Vai do cliente escolher o que melhor te atenda. Em estabelecimentos especializados, é possível encontrar Argosy aparelhos auditivos e de diversas outras marcas.

Qualquer sintoma, voltamos a ressaltar que é necessário consulta com um médico especialista.