Veja mais sobre os exames laboratoriais

Dentre os exames laboratoriais mais comuns está o hemograma. De modo geral, tais exames são analisados por meio do microscópio óptico binocular.

Exame de sangue

Conhecido como exame de sangue, tem a finalidade de de avaliar as três principais linhagens de células sanguíneas, como leucócitos, hemácias e plaquetas.

As hemácias, ou os então conhecidos glóbulos vermelhos, são responsáveis por diagnosticarem anemia.

Em caso de diagnóstico positivo, ela indica a redução do número de células vermelhas, sendo levados em conta os números dos hematócritos e das hemoglobinas.

Quando apresentar valores pouco distintos dos números de referência, podem não significar exatamente algo sério.

As mulheres podem ter essas taxas um pouco abaixo por conta da menstruação, enquanto fumantes podem apresentar valores um pouco mais altos devido a má oxigenação do sangue para os pulmões.

Os glóbulos brancos, popularmente chamados de leucócitos, são as células de defesa do nosso corpo e seu aumento é chamado de leucocitose. É por meio deles que há a indicação se há alguma infecção no organismo.

Já para o caso de taxas baixas, infecções podem ser descartadas. Os glóbulos brancos podem ser divididos em cinco grupos celulares e atuam de diferentes formas no organismo.

São os grupos:

  • Monócitos;
  • Linfócitos;
  • Eosinófilos;
  • Neutrófilos;
  • Basófilos.

Já as plaquetas são as responsáveis pela coagulação do sangue. O número baixo de plaquetas tem propensão maior à um paciente com sangramentos, enquanto a taxa elevada pode favorecer à problemas como trombose.

A contagem do número de plaquetas se faz necessária antes da realização de uma cirurgia ou de procedimentos susceptíveis a sangramento, além de serem essenciais na diferenciação da forma hemorrágica e clássica do vírus da dengue.

Com diversas finalidades, os exames de sangue podem detectar diversas doenças, como:

  • Câncer;
  • Distúrbios na medula óssea;
  • Hemorragias;
  • Doenças cardíacas;
  • Infecções e inflamações.

O prazo do resultado de exame de sangue podem variar dependendo da finalidade para qual ele foi designado.

DNA

exame de dna preço, ou mapeamento genético, consiste na leitura dos genes de uma pessoa. Para realizá-lo, é necessário o uso de algum fluido corporal, como saliva, unha, sangue ou cabelo.

Durante o processo de mapeamento, as células têm seu DNA isolados e são então utilizados os chamados sequenciadores de DNA, tendo resultado de entrega cada vez mais rápidos.

Na análise do exame de DNA são empregados quatro tipos de metodologia. São elas:

  • Reação de cadeia em polimesare;
  • Polimorfismos de nucleotídeos únicos;
  • Sondas unilocais;
  • Sondas multilocais.

O valor de regiões genéticas testadas e analisadas em cada uma das metodologias apontadas acima se faz determinante, garantindo assim a confiabilidade e qualidade do resultado obtido.

Quanto maior for a quantidade de região testada, maior será o valor a ser cobrado, assim como a credibilidade do laudo final. Dessa maneira, é mais indicado optar, dentro das condições possíveis, o de maior valor.

Esse exame pode ser realizado no intuito de confirmar a paternidade, em que são necessárias as amostras do suposto pai e da outra pessoa.

Esse exame pode ser realizado enquanto a mulher ainda estiver grávida, a partir de uma amostra de tecido placentário ou da punção do líquido amniótico.

Para essa finalidade, assim como os precos de exames, o tempo de espera de resultado pode variar até duas ou três semanas.

O laudo do exame de DNA é de linguagem simples e clara e mostrará quais genes e cromossomos foram estudados junto com a análise sobre eles, enquanto o exame de paternidade mostrará resultados comparativos dos DNAs obtidos da mãe e do suposto pai.

Exame HIV

exame de hiv preço é feito sob coleta de sangue com solicitação denominada anti-HIV.

Este exame realiza a detecção dos anticorpos exercidos contra o vírus. É realizado como qualquer outro exame de sangue e, dependendo do laboratório, o resultado pode sair em 24 horas.

No caso de resultado positivo, é solicitado outro exame afim de comprovar a presença de RNA do vírus.

Indicado em situações específicas, o teste rápido para detecção do HIV é feito a partir de uma gota de sangue que é tirada do dedo do paciente ou por meio do fluido oral.

Nesse caso, o profissional realiza a coleta do interior da boca da pessoa e com o auxílio de uma haste, fricciona a gengiva do paciente nas partes inferiores e superiores dos dentes.

Esses resultados costumam sair em até 30 minutos após serem realizados os procedimentos.