Fisioterapia: técnicas e benefícios para a saúde

Por conta de acidentes, machucados, lesões, dores ou recuperação de um trauma, a figura do médico fisioterapeuta e a prática da fisioterapia é muito importante.

Graças a iniciativas como a clínica popular, o acesso a esse tipo de atendimento médico está ficando mais amplo e isso é muito positivo para as pessoas que precisam praticar fisioterapia por algum motivo.

Essencialmente, a fisioterapia é uma área que consiste num conjunto de técnicas diversas, que, no fim das contas, possuem uma proposta: tratar doenças e lesões que atingem a capacidade motora e o desempenho das atividades de rotina.

As sessões são indicadas para pessoas de todas as idades e o conceito dessa área da saúde é fortalecer os ossos e músculos para que o paciente recupere os movimentos e a qualidade de vida.

Os problemas e contusões podem surgir de diferentes formas, tais como: formação genética, postura incorreta, acidente vascular cerebral (AVC) entre outros motivos.

Quer saber mais sobre esse universo da fisioterapia e como os equipamentos e exercícios podem auxiliar na saúde das pessoas? Leia mais!

Stand table fisioterapia

O stand table fisioterapia é um equipamento médico que otimiza bastante as sessões. Constituído essencialmente por uma barra de ferro, na qual o paciente consegue encaixar os braços e as pernas em uma posição vertical, esse equipamento é muito usado não só na fisioterapia, mas também na rotina das terapias ocupacionais.

Na prática, o movimento do stand table fisioterapia é um dispositivo com as seguintes características:

  • Ideal para exercícios físicos do tronco;

  • Serve para exercitar os membros superiores;

  • Favorece a circulação;

  • Melhora a capacidade pulmonar;

  • Evita as chances de osteoporose.

Cicloergômetro

Muito usado no tratamento de pacientes que se encontram na UTI, o cicloergômetro é um equipamento que serve para a realização de exercícios passivos e rotações cíclicas.

Enquanto o paciente fica deitado na cama, o cicloergômetro comprar é um aparelho que se adapta a essa situação e estimula os movimentos de acordo com o quadro da pessoa.

O principal objetivo desse recurso é não deixar que o paciente perca os movimentos musculares, já que a restrição ao leito é algo que colabora com essa condição e pode trazer fraqueza muscular, atrofias e outros malefícios.

Neste sentido, o cicloergômetro comprar é considerado um recurso terapêutico que previne essas situações e ajuda a preservar a mobilidade muscular do paciente internado.

Eletroterapia

Como o nome sugere, essa técnica é baseada no uso da corrente elétrica para as práticas que envolvem a fisioterapia de reabilitação.

Na prática, esse tipo de terapia serve para relaxar os músculos, aliviar a dor, estimular o sistema nervoso e evitar hipertrofia muscular.

Além dessas situações, a eletroterapia também pode ser muito útil para trabalhar o movimento em pacientes com paralisia na medula, após um Acidente Vascular Encefálico (AVE).

Durante as sessões, o paciente recebe a aplicação de eletrodos, diretamente na pele, com gel ou água que aliviam as correntes.

Existem vários tipos de correntes terapêuticas e para definir qual melhor se encaixa no paciente, nada melhor que uma avaliação médica do caso com o fisioterapeuta.

Onde fazer sessões de fisioterapia?

Para cada situação, há um tempo de tratamento adequado, um número de sessões que pode ser mais indicado e técnicas que proporcionam melhores resultados.

Mas, independente do quadro do paciente, ter acesso às sessões de fisioterapia é fundamental para uma reabilitação saudável e melhor recuperação da qualidade de vida.

Neste sentido, as clínicas populares são uma alternativa para buscar o tratamento. Em São Paulo, a Clínica popular campinas é um exemplo de centro médico que oferece essa especialidade de forma acessível.

Caso o paciente precise de outras técnicas para complementar as sessões, também é possível ter esse atendimento no mesmo local.

Nesta linha, existem outras clínicas que também fazem um atendimento mais popular e acessível como a chamada clinica da cidade.

Independente da escolha do local e do tipo de técnica adotada para as sessões, encontrar um especialista e fazer as sessões de terapia é fundamental para a melhora de quadros e também para evitar que as doenças ou atrofias evoluam com o tempo.

De uma dor crônica até a recuperação dos movimentos que fazem uma pessoa andar, a fisioterapia é uma área fundamental da saúde. Por isso, não importa se as sessões são feitas na clinica do povo ou outro lugar, realizar o tratamento é um passo importante.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*