Hábitos saudáveis para evitar adoecer com frequência

Ninguém gosta de estar doente, muito menos de ter problemas de saúde com frequência. Contudo, mesmo assim, algumas pessoas insistem em negligenciar práticas saudáveis e desenvolvem hábitos que acabam com a imunidade.

Por isso, é importante estar atento à maneira como se conduz seu dia a dia, buscando desenvolver hábitos que aumentam a saúde e previnem doenças.

Pensando nisso, preparamos um texto com um resumo dos principais costumes que podem baixar a imunidade, além de citar hábitos saudáveis para aumentar a imunidade e diminuir a frequência de problemas de saúde. Continue lendo para saber mais!

1) Cuide da sua higiene

Existe uma série de doenças contagiosas que podem ser evitadas por meio da higiene, seja ela pessoal ou local. Além de cuidar do corpo, também é necessário manter a casa limpa.

Para tanto, você deve higienizar as mãos com frequência, manter as unhas aparadas, evitar o contato das mãos com olhos, nariz e boca, tomar banho e escovar os dentes. Já a casa deve permanecer limpa, especialmente a cozinha e o banheiro. 

Além disso, troque as toalhas e a roupa de cama semanalmente.

2) Faça exercícios físicos

Praticar exercícios físicos ajuda não somente na estética corporal, como muitos procuram, mas também é importante para manter a saúde do organismo. 

A atividade física também ajuda a prevenir doenças, como diabetes, obesidade, hipertensão e osteoporose, e a melhorar a saúde do coração. Outra vantagem dessa prática é trazer mais bem-estar físico e mental, além de equilíbrio muscular e resistência física.

3) Coma alimentos saudáveis e beba bastante água

A prevenção de doenças também está diretamente ligada à alimentação. Uma boa alimentação ajuda a fornecer os nutrientes que o corpo necessita, mantendo a saúde.

Para tanto, é necessário incluir frutas, verduras, legumes e grãos, priorizando alimentos naturais em detrimento dos industrializados e buscando sempre o equilíbrio. 

Se você busca aumentar a imunidade, invista em alimentos como batata-doce, salmão, morango, alho, frutos secos, linhaça, gengibre e cúrcuma.

Ainda, quando o corpo está desidratado,  o funcionamento do sistema imunológico é afetado, deixando o corpo mais suscetível a doenças. Por isso, além de ter uma alimentação saudável, é imprescindível tomar a quantidade certa de água todos os dias.

4) Durma bem

É durante o sono que o organismo realiza diversas funções que mantêm o equilíbrio e a saúde do corpo. 

Uma dessas funções é a produção das células de defesa, auxiliando o sistema imunológico no combate de organismos nocivos. Por isso, durma as horas necessárias e busque um sono de qualidade.

5) Faça exames de rotina

Algumas vezes, as doenças demoram para se manifestar e, em geral, quanto mais cedo se descobre um problema, mais fácil é tratá-lo. 

Além disso, os exames podem mostrar desequilíbrios no corpo, como taxas de glicose e de colesterol altas, que também devem ser tratados. Desse modo, procure manter seus exames de rotina em dia.

6) Atente-se ao seu estado mental e psicológico

Cuidar da saúde também envolve a saúde mental. Afinal, um desequilíbrio psicológico também afeta o corpo físico e pode abalar o sistema imunológico. Dê atenção aos seus sentimentos e emoções e, se preciso, não hesite em buscar ajuda. 

Atitudes como essas podem ser o que falta para melhorar sua saúde e aumentar o sistema imunológico. Comece implantando pequenos hábitos saudáveis e procure melhorar cada dia mais, lembrando de evitar hábitos como:

  • Descuidar da alimentação;
  • Sedentarismo; 
  • Ignorar os cuidados com higiene pessoal e do ambiente;
  • Viver em constante estresse;
  • Dormir mal;
  • Não buscar ajuda psicológica quando necessário;
  • Não ir ao médico nem fazer exames de rotina;
  • Consumir mais alimentos industrializados do que naturais;
  • Abusar de cigarro e bebidas;
  • Não controlar o uso de celulares e computadores.

E não se esqueça: cuidar da saúde e prevenir doenças é uma missão para a vida toda!

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*