O que é um Plano Odontológico?

Entre os cuidados que você deve ter com a saúde, se encontra a saúde bucal. Cuidar dos dentes, gengiva e boca em geral é essencial para garantir o bem-estar completo.
Entre os cuidados que você deve ter com a saúde, se encontra a saúde bucal. Cuidar dos dentes, gengiva e boca em geral é essencial para garantir o bem-estar completo.

Entre os cuidados que você deve ter com a saúde, se encontra a saúde bucal. Cuidar dos dentes, gengiva e boca em geral é essencial para garantir o bem-estar completo. E muitas vezes os cuidados exigem a utilização de aparelho ortodôntico. Mas será que um plano odontológico cobre o aparelho?

Acompanhe este artigo e tire todas as suas dúvidas sobre planos odontológicos para entender melhor como funciona, tipos de aparelhos, vantagens dos planos e muito mais. Não perca e boa leitura!

O que é um Plano Odontológico?

Um plano odontológico é um dos serviços mais essenciais que você pode contratar, pois ele permite que você tenha cobertura para ir ao dentista e resolver questões bucais de forma segura e com qualidade.

Além disso, é de conhecimento geral que os atendimentos odontológicos normalmente têm preço elevado, e com o plano odontológico você apenas paga a mensalidade do plano e tem direito a diversos procedimentos.

Para entender melhor você deve analisar cada tipo de plano, pois você pode escolher entre várias opções. Cada plano odontológico possui coberturas diferentes, de modo que a escolha depende do que você deseja.

Acompanhe, logo abaixo, algumas das principais coberturas de planos odontológicos.

Quais são as principais coberturas?

O plano odontológico mais simples cobre importantes cuidados dentários, como atendimentos de urgência e emergência para dores agudas que sejam muito difíceis de suportar, além de tratamentos para crianças desde o nascimento.

Além disso, você conta com cobertura para atendimento de prevenção, em que é feita toda uma avaliação bucal, com aplicação de flúor e realização de limpeza. Ademais, esse tipo de plano também cobre cirurgias de extração de dentes e procedimentos de endodontia como tratamento de canal.

A cobertura também prevê tratamentos de infecções da gengiva e tecido bucal em geral, bem como a confecção e instalação de aparelho ortodôntico.

Ademais, além dessas coberturas mencionadas acima, você pode optar por planos odontológicos que contenham cobertura maior, como por exemplo todas as próteses e manutenção ortodôntica.

Assim, a contratação pode acontecer de acordo com sua necessidade e você pode escolher se deseja contar com coberturas maiores ou básicas e começar a cuidar da sua saúde bucal.

Quando procurar um especialista em aparelho dentário?

Depois de conhecer um pouco mais sobre as coberturas e os planos odontológicos, é importante também entender quando procurar um especialista em aparelho ortodôntico.

O aparelho ortodôntico é responsável por realizar tratamento nos dentes para corrigir desalinhamentos, disfunções na arcada dentária e várias outras questões como má oclusão, que é quando a pessoa possui dificuldades de encaixar a dentição inferior e superior.

Dessa forma, ao notar alguns desses sintomas ou qualquer desconforto com relação à desalinhamento, mordida e até mesmo dores de cabeça persistentes ou estalos na mandíbula, é momento de procurar um especialista em aparelho ortodôntico.

Isso porque é esse profissional que vai poder realizar uma boa avaliação nos dentes, na saúde bucal, e verificar se realmente é caso para aparelho ortodôntico e vai realizar todo o detalhamento do tratamento necessário.

Assim, você pode procurar esse tipo de especialista tanto se possui os dentes com grandes desalinhamentos ou para corrigir desalinhamentos pequenos, pois não há um padrão mínimo para a necessidade de tratamento ortodôntico.

Quais são os tipos de aparelho ortodôntico?

Atualmente existem vários tipos de aparelho ortodôntico, sendo que cada um é indicado para determinado caso.

Entre os principais você encontra:

  • Aparelho fixo;
  • Aparelho fixo estético;
  • Aparelho móvel;
  • Expansor palatino;
  • Alinhadores;
  • Aparelho lingual;

 

Um dos mais comuns e utilizados é o aparelho fixo, que é aquele que possui braquetes e fios e conseguem mover os dentes conforme a necessidade de cada caso para reposicionar os dentes de forma correta.

Além disso, um modelo parecido com o anterior é o aparelho fixo estético, que tem a mesma função, porém ele não é feito do mesmo material. O anterior é feito de metal e fica mais aparente.

O aparelho estético pode ser feito de materiais que são transparentes e que não interferem na estética da boca do paciente, sendo muito procurados justamente por esse motivo.

Ademais, o aparelho móvel também é muito conhecido, pois costuma ser utilizado depois que o tratamento principal com o aparelho fixo acaba, para que os dentes se mantenham alinhados e não ocorra regressão na evolução do paciente.

Sendo assim, os modelos são bem variados e o tipo ideal para cada paciente sempre vai depender da avaliação que o profissional faz.

Plano odontológico cobre aparelho?

Os planos odontológicos da Facilita cobrem aparelho ortodôntico e diversos outros serviços, desde o plano mais básico. No entanto, aqui há uma diferença a ser pontuada. Dependendo da cobertura do plano que você escolher, há cobertura para confecção e instalação do aparelho e não para a manutenção ortodôntica.

Depois de colocado o aparelho é preciso realizar manutenção que normalmente são mensais, mas podem ocorrer com período de intervalo a depender de cada planejamento de tratamento.

Portanto, se você deseja obter cobertura do plano odontológico para as manutenções além da confecção e instalação do aparelho, deve escolher entre as opções que possuem essa cobertura.

Assim, você não vai precisar se preocupar com nenhuma parte do tratamento e nem em ter custo mensais adicionais, pois tudo que envolve o aparelho estará coberto pelo plano escolhido.

Inclusive, dependendo do plano escolhido tem cobertura até mesmo para a documentação ortodôntica.

A documentação é um dos principais passos para a criação de uma plano de tratamento de aparelho, pois a documentação envolve o registro da arcada dentário do paciente, com moldes em gesso e todas as radiografias que são necessárias para a colocação do aparelho da melhor forma possível.

É com essa documentação que o profissional consegue verificar a extensão do caso e traçar linhas de tratamento, bem como confeccionar o aparelho de acordo com as medidas exatas atuais da arcada do paciente.

Para entender melhor sobre os tipos de planos e poder escolher com mais calma, logo abaixo você vai conhecer as opções que cobrem o aparelho.

Vantagens e benefícios de um Plano odontológico que cobre aparelho

As vantagens e benefícios de contar com um plano odontológico que cobre aparelho são grandes. Primeiramente existe uma grande vantagem econômica, pois o custo do plano é menor do que o custo que você teria realizando o tratamento de maneira particular.

A colocação e confecção do aparelho são questões que demandam um alto custo, bem como o custo da manutenção também é alto. Diante disso, a principal vantagem de contar com um plano que cobre aparelho ortodôntico é poder garantir boa economia financeira.

Além disso, outra vantagem é a questão de que com um plano desse tipo que tem cobertura para aparelho você pode ficar tranquilo, pois sabe que se precisar utilizá-lo, terá a cobertura.

Como contratar um plano com essa cobertura?

Para contratar um plano odontológico com cobertura para aparelho ortodôntico é muito fácil, pois basta que você escolha a modalidade do plano entre as opções existentes.

Depois, você pode solicitar uma cotação através do site, telefone 0800 ou WhatsApp. Se preferir, um atendente entre em contato com você para que todos os detalhes sejam explicados e não fique nenhuma dúvida.

Assim, quando você escolher a modalidade do plano, pode realizar a contratação sem nem sair de casa e garantir o atendimento dentário de qualidade, com aparelho ortodôntico garantido.

Assim, como você pode ver, plano odontológico cobre aparelho, situações de emergência e mais uma série de serviços que são essenciais para a manutenção da saúde bucal com segurança e qualidade.

Além disso, de acordo com o tipo de plano você pode contar com coberturas maiores, como da manutenção ortodôntica, a depender sempre da necessidade e da abrangência de cobertura que você espera.

Para saber mais sobre Planos Odontológicos e outros assuntos da área. Conteúdo desenvolvido pela Facilita Seguros  a corretora que descomplica a sua vida!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*