Pequenas atitudes que podem melhorar doenças respiratórias

O outono é a segunda estação mais seca do ano, perdendo apenas para o inverno, mas é durante essa fase de transição entre o clima quente e frio que as complicações respiratórias começam. 

Isso porque o ar seco faz com que a poluição e a poeira sejam mais presentes, visto que não há chuvas para limpar e refrescar o local. 

Então, é possível dizer que isso acontece porque o processo de evaporação é prejudicado pela massa fria de ar, fazendo o pulmão, garganta e nariz os mais afetados pelas condições climáticas.  

O resultado de poucas chuvas e a constante exposição aos agentes agressores que dificultam a respiração são crises constantes de rinites alérgicas, bronquites, sinusites e asmas, grandes causas de idas aos pronto-socorros. 

Para evitar maior sofrimento com a saúde, algumas pessoas utilizam climatizador e umidificador de ar, evitam o ar condicionado, porque deixa o ambiente ainda mais seco, além de outros truques que aliviam as crises respiratórias. 

Estudos também mostram que há muitas que o canabidiol pode te ajudar na respiração, isso porque estimula a substância no organismo, contribui para imunidade, qualidade de sono e alívio de dores.

Vamos abordar todos os tópicos neste artigo. Então, fique atento às discussões dos tópicos, além das dicas de saúde que podem proteger e aliviar sua situação durante a época das poucas chuvas. 

Mesmo que não tenha casos de  crises respiratórias no outono e inverno, você pode ajudar outras pessoas mais sensíveis, como idosos, crianças ou quem tem uma das doenças crônicas mencionadas. Com dicas simples é possível melhorar a qualidade de vida.  

Climatizador e umidificador

Como abordado no início do texto, o climatizador e umidificador são uma ótima escolha para quem quer acabar com o ar seco dentro de casa e aliviar as crises respiratórias. 

Eles são uma opção popular e barata, facilmente encontrada em lojas físicas e online, isso justifica o fato de estarem presentes em grande parte dos cômodos da população brasileira, principalmente nos quartos e salas. 

Limpeza geral 

Tirar as cortinas, capas de sofá e tapetes para lavar ajudam evitar crises de rinites, bronquites e asmas, porque eles são grandes acumuladores de poeira. 

A limpeza geral na casa é uma boa solução, pois tira o pó dos móveis e principalmente de objetos que podem servir de acumuladores de poeira como:

  • Ursos de pelúcia;
  • Travesseiros;
  • Almofadas;
  • Cobertores;
  • Mantas. 

O recomendado é que a limpeza seja no período de uma semana a quinze dias.

Consumo de água

É importante que as pessoas, principalmente aquelas que têm crises durante as estações de clima seco, consumam muita água. O mínimo recomendado são 2 litros de água por dia, mas as pessoas podem beber mais se sentirem necessidade. 

A água ajuda a limpar o organismo, a manter a hidratação e a resistência do corpo ao ambiente ressecado, então sempre carregue uma garrafa de água na bolsa.  

Máscaras

A máscara não serve apenas para proteção de vírus, ela ajuda também no trato respiratório durante os dias mais secos, pois ela serve como um filtro que impede a poluição e a entrada de agentes agressores pelo nariz e cheguem até o pulmão. 

Para quem tem maior sensibilidade respiratória durante o outono e inverno é uma boa opção manter o uso das máscaras. 

Considerações finais

Neste artigo abordamos alguns dos tópicos mais importantes para proteção da saúde nas estações secas, que são aquelas com poucas chuvas. 

Também trouxemos dicas para evitar e aliviar crises respiratórias, uma das responsáveis pelas lotações em hospitais durante o outono e inverno. Essas dicas são aplicáveis no dia a dia, pois são fáceis e trazem resultados rápidos para quem está em sofrimento respiratório. 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*