Perucas: A crescente doação de cabelos em São Paulo

No mundo, existem muitas doenças terríveis, que geralmente mechem com o condicionamento físicos e outras caraterísticas estéticas, como os cabelos. Por isso, diversas pessoas recorrem às perucas.

Outras fazem você tirar a própria vida, como a depressão. O câncer é especialmente sorrateiro por não depender apenas de uma fonte externa, social ou biológica, para tomar conta de sua vítima.

Além de ficar muito tempo ao sol, cigarros e o sedentarismo entre outras causas, as células podem simplesmente desenvolver mutações do nada; assim as células cancerígenas infestam e detonam o corpo do paciente.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que haverão mais de 150 mil novos casos em 2018 só no estado de São Paulo (SP). Entre 2018 e 2019, o número estimado poderá chegar a 1,2 milhões em todo o país.

Desenvolver essa doença, mesmo evitando drogas e radiação, causa um impacto grave na mente do desafortunado.

A sensação de ganhar em uma loteria doentia; O impacto fica ainda mais grave quando se inicia o tratamento de quimioterapia.

O tratamento, ao tentar destruir células enfermas, acaba afetando também os cabelos e unhas, caindo como lixo no chão.

Tudo isso enquanto sua condição permanece incerta, visto que 40% dos casos não é tratável de acordo com o INCA. Ou seja, quase metade dos pacientes podem nunca mais poder aproveitar a vida.

Vendo o limbo que os enfermos deste mal suportam no corpo e na mente diariamente, as unidade médicas responsáveis aceitam doações de cabelo para confeccionar perucas para pacientes com câncer.

Essas perucas permitem dar um ”lift” na autoestima dos pacientes, já que se sentirão mais confortáveis com a própria aparência. O seu ato de doar cabelo pode ajudar alguém a passar por uma das etapas mais difíceis na vida dela.

Quero doar cabelo! Mas como doar cabelo no estado de São Paulo?

Para começar, você precisa saber que todo o estilo de cabelo é aceito para a doação; seja ele liso, encaracolado, ondulado, crespo, tingido ou natural.

No entanto, para doação rolar, seus fios de cabelo devem ter, pelo menos, uns 15 centímetros de comprimento. Não se pode fazer uma peruca só de retalhos de cabelo, para ficar com aspecto de cabelos naturais ou até implante capilar BH.

Agora quanto ao espaço de doação. Existem diversas instituições e organizações não governamentais (ONG’s) que recebem doações de cabelo para confecção de perucas de cabelo natural em SP, podendo ser entregues em pessoa ou por correio. Aqui tem uma lista de entidades e locais onde doar cabelo:

  • Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP);
  • Hospital Pérola Byington;
  • Associação Voluntária de Combate ao Câncer (AVCC);
  • Cabelegria;
  • Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (Graacc);
  • Rapunzel Solidária.

Uma vez arrecadados os cabelos, os grupos usam da mão-de-obra voluntária, ou das lojas de perucas em SP, para assim finalizar as perucas e entregá-las aos adoecidos.

Não fossem as doações, conseguir perucas em São Paulo, assim como em qualquer outro estado, seria um problema bem mais complicadinho.

As perucas de cabelo natural em SP são bastante caras por conta do alto nível de manutenção. Tem também as sintéticas, mas que não tão boas para produzir o efeito desejado nos pacientes por terem aparência mais “falsa”.

Mas em quê o meu cabelo vai ajudar a curar o câncer?

De fato. Simplesmente montar perucas para pacientes com câncer não vai causar nenhuma melhora direta em suas condições.

Mas o problema maior, é que quando uma pessoa fica mentalmente indisposta, seu corpo responde ao se tornar mais fraco e débil. É o chamado efeito psicossomático, onde um mal da mente gera um mal no corpo.

Porém, esse mesmo efeito pode ser usado à favor dos pacientes. Saber que existem pessoas dispostas a deixarem seus cabelos crescendo de meses a anos e simplesmente cortá-los para fazerem eles se se sentirem mais belos.

Ter noção da bondade humana e se sentir confortável consigo; tudo isso junto ajuda a impedir que o paciente caia na depressão e fique determinada em sobreviver. Todo o apoio emocional é bem-vindo.

Por isso, por favor, doe cabelo. Mesmo que ele não seja uma cura, ele ainda é um símbolo.

Um símbolo de que o bem e a irmandade existem entre nós. Afinal, o amor não é simplesmente um grande feito, mas sim uma série de pequenos gestos que se aglomeram em um sentimento puro.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*