Porque o sono profundo é o mais importante

sono profundo

Quantas horas de sono eu preciso? O que pode estar causando os problemas de sono? Reunimos verdades e dicas para você ter uma melhor noite de sono profundo, esperamos, entender por que os problemas de sono acontecem.

O sono profundo cai principalmente durante a primeira fase do sono. Depois, há fases mais curtas de sono profundo e períodos mais longos de sono mais leve, o chamado sono dos sonhos. 

A primeira fase do sono profundo, que dura aproximadamente as primeiras quatro horas, é a mais importante.

O que devo fazer se não conseguir adormecer?

Se você ficou acordado por mais de 20 a 30 minutos, pode ser uma boa ideia sair da cama novamente. 

 

Então pode ser bom quebrar o padrão e passar para outra atividade, para que a cama não fique associada ao estresse de não conseguir adormecer.

 

Se você está acordado devido aos pensamentos girando, você pode tentar escrever o que você está pensando para se livrar do pensamento. Quando você começar a se sentir cansado novamente, você pode voltar para a cama.

 

Muitas das vezes os problemas para dormir este ligado a rotina estressante de trabalho, pode tentar passar um tempo fora do escritório tradicionais,

 

 e optar por um escritório compartilhado em um ambiente mais relaxante e descontraído, existem muitos espaços de coworking com endereço fiscal em Jundiaí, Campinas, Ribeirão Preto e muitas outras cidades pelo Brasil.

Exercício de relaxamento

Concentrando-se em sua respiração, você pode ajudar seu corpo a relaxar e descer em voltas.

Quando estamos estressados, a respiração é rápida e superficial, enquanto respirações longas e calmas o relaxam e podem ajudá-lo a adormecer com mais facilidade. 

Um exercício que você pode testar na hora de dormir é o “triângulo da respiração”.

Deite-se e feche os olhos e imagine um triângulo. Imagine que a respiração segue a forma do triângulo. 

Lado esquerdo – inspire. Lado direito – expire. Inferior – prenda a respiração.

Toda vez que você expira, você imagina como seu corpo fica mais pesado e afunda cada vez mais suavemente no colchão e que todo o corpo relaxa mais e mais a cada respiração.

Cada lado tem o mesmo comprimento e a respiração deve ser entre 4 e 6 segundos para cada lado. Repita o exercício de 8 a 10 vezes ou até sentir seu corpo relaxar.

Óleos essenciais

Os óleos essenciais vêm ganhando espaço como uma alternativa muito mais natural para ajudar em diversos aspectos da saúde, e o sono não poderia ficar de fora.

 

Se você está tendo dificuldades para dormir é importante considerar o uso de algum óleo essencial para te ajudar nessa tarefa.

 

Óleos como o de camomila, hortelã-pimenta, gengibre e mamona podem ser usados em difusor de aromas para te auxiliar a relaxar. 

 

Com algumas gotas no difusor você já conseguirá sentir os efeitos benéficos, pois estes óleos naturais têm propriedades calmantes e atuam como relaxantes musculares, deixando o corpo mais leve durante a noite.

Conclusão

Problemas com o sono são mais comuns do que parecem e se você está sofrendo com isso e as dicas que citamos não ajudarem, não existe em procurar ajuda médica.

 

As consequências por noites mal dormidas podem afetar as áreas cognitivas e desregular todo o sistema fisiológico, portanto, cuidar da saúde do sono é crucial para uma vida mais saudável.

 

Fique sempre atento aos sinais do seu corpo e sempre faça consultas periódicas ao médico para realizar check-ups!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*