Problemas para dormir? Confira 3 dicas para melhorar seu sono

problemas para dormir

Ter problemas temporários para dormir não é incomum nem algo para se preocupar. No entanto, se você sentir que seus distúrbios do sono ocorrem com frequência e afetam sua vida negativamente, pode ser uma boa ideia tentar fazer algo a respeito.

Muitas pessoas sofrem de problemas de sono

Cerca de cada terceira pessoa sofre de problemas de sono de tempos em tempos. O sono normal pode até significar que você tem um sono menos bom algumas noites por mês e que às vezes acorda 3-5 vezes por noite.

Na maioria das vezes, os problemas de sono são devido ao estresse, pensamentos e preocupações ou mudança de situação de vida.

Outras causas de sono ruim são álcool, nicotina e cafeína. Depressão e ansiedade também podem ser uma causa de problemas de sono.

O que significa distúrbio do sono?

Os distúrbios do sono são geralmente divididos nas categorias de distúrbios primários e secundários do sono. 

No distúrbio primário do sono, é difícil identificar qualquer causa direta do distúrbio do sono e não há doença física ou mental com a qual possa estar relacionada. 

O distúrbio secundário do sono é a forma mais comum e ocorre como consequência do sofrimento de uma doença ou mesmo de motivos sociais, como uma mudança na situação de vida ou um evento especial que pode afetar negativamente o sono.

Insônia – o que é?

A insônia pode ser definida como sono noturno insuficiente, o que resulta em diminuição do bem-estar e da capacidade funcional do indivíduo.

Os sintomas diurnos que refletem a privação do sono são geralmente um dos seguintes:

 sensação de cansaço, sonolência, perda de energia, sensação de dor e rigidez, diminuição da concentração ou memória, irritabilidade e diminuição do humor.

Os seguintes critérios se aplicam a pessoas que sofrem de distúrbios do sono, ou seja, insônia:

  • Você tem problemas para não adormecer, ou manter o sono, ou dormir que não fornece o descanso necessário.
  • O distúrbio do sono ocorre pelo menos 3 vezes/semana durante pelo menos 1 mês.
  • O distúrbio do sono causa desconforto óbvio para você ou interrompe sua vida diária.

Limites de tempo para insônia:

  1. Adormecer prolongado (> 30 minutos)
  2. Sono interrompido (vigília durante a noite superior a 45 minutos ou mais de três despertares)
  3. Acordar prematuramente (tempo total de sono <6 horas ou <80% do tempo de sono anterior)

Dicas para dormir melhor

 

Em primeiro lugar, você pode tentar mudar seus hábitos de sono. Há muito que você pode facilmente fazer sozinho. 

Como ir para a cama em horários regulares

Não ir para a cama muito cedo, acordar aproximadamente na mesma hora (mesmo nos fins de semana) e garantir que esteja escuro, calmo e fresco em seu quarto.

Usar óleos essenciais

O uso de diversos óleos essenciais podem ajudar você a dormir. O óleo essencial de gengibre, camomila e hortelã-pimenta ajudam a relaxar o corpo, pois contém propriedades calmantes.

As propriedades destes óleos são diversas e podem melhorar sua saúde de forma natural. Coloque-os em um difusor de aromas para inalar seu vapor e receber os benefícios enquanto dorme.

Ser ativo durante o dia

Estar ao ar livre à luz do dia e fazer exercícios são bons e podem afetar seu sono positivamente. Fazer coisas que te dão energia, como ser social ou uma atividade que te deixa feliz, também é bom.

Relaxar e descontrair 

Se desconectar  de telas como computadores e celulares antes de ir para a cama pode ajudar. No entanto, você deve evitar se exercitar muito tarde da noite ou bebidas que contenham cafeína, álcool.

Acessórios de âmbar

Você pode usar alguns acessórios de âmbar como o colar ambar para fortalecer o seu sistema imunológico e prevenir doenças inflamatórias que podem atrapalhar seu sono.

Além disso, o âmbar é conhecido por ter propriedades calmantes, o que ajuda na hora de dormir.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*