Procedimentos aplicados na área da saúde por especialista

A manutenção da saúde depende da disponibilidade da pessoa procurar uma ajuda profissional em clínicas médicas especializadas ou consultórios odontológicos.

Qualquer que seja o diagnóstico, é certo que os médicos e dentistas vão procurar uma solução que promova conforto e bem-estar para cada paciente.

O corpo humano é complexo, e a rotina profissional e pessoal de cada indivíduo pode acarretar em esforço muscular ou tensão que afetam diferentes membros.

Mesmo uma dor de cabeça passageira pode ser um sinal de que a situação não está bem e é preciso procurar um especialista para identificar o que há de errado.

Tratamento localizado utiliza ondas de choque

As lesões musculares podem surgir por diversas razões. Uma pessoa que não pratica atividades físicas de forma recorrente pode sentir fisgadas em determinadas partes do corpo.

Mesmo os atletas amadores e profissionais podem ter problemas nos músculos, em áreas distintas como:

  • Calcanhares;
  • Costas;
  • Joelhos;
  • Ombros.

O tratamento para a recuperação muscular pode ser feito com o uso de um aparelho de fisioterapia choque, em que a cavitação, uma energia mecânica localizada, cria microbolhas sobre a área lesionada.

Além de estimular a circulação de sangue na área onde o aparelho está atuando, também pode ser liberado medicamentos anti-inflamatórios. Vale destacar que, esse tipo de tratamento pode ser encontrado em clínicas de estética para atuar na cútis.

Terapia oriental é segmento medicinal em expansão

O Conselho Federal de Medicina reconhece a acupuntura como especialidade médica, tendo como origem o país asiático da China. A própria OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda esse tipo de tratamento para diversos sintomas e doenças, entre eles:

  • Cefaleias.
  • Enxaquecas;
  • Lombalgia;
  • Rinite Alérgica;

É importante ressaltar que essa terapia é complementar a tratamentos convencionais, realizada por profissionais devidamente capacitados e com o conhecimento técnico comprovado por instituições de ensino certificadas.

Seguindo a medicina tradicional chinesa, os profissionais acupunturistas usam a teoria da energia vital que circula em todo o corpo por meio de 12 rotas, também conhecidas como os meridianos. Pode ser aplicado um microagulhamento facial ou em locais como as orelhas, as costas e outros membros.

São utilizadas agulhas que estimulam pontos anatômicos, promovendo um fluxo da energia também denominada chi (pronuncia-se “qui”). As funções energéticas estão relacionadas aos meridianos e órgãos que passam por tratamento médico.

Processo cirúrgico em ambiente controlado

Em situações extremas, quando o paciente precisa passar por um tratamento mais invasivo, com a presença de profissionais médicos especializados e o acompanhamento de enfermeiros, a internação pode ser necessária.

Os tratamentos oftalmológicos são realizados com operações que demandam um ambiente controlado. Para a realização de uma cirurgia da catarata, por exemplo, a sala deve contar com iluminação direcionada para os olhos, com cama apropriada para que o paciente fique confortável durante todo o processo de trabalho.

Esse cuidado deve ser atribuído a outros tratamentos realizados em hospitais, com equipes médicas especializadas em cirurgias específicas. Assim, fica garantido o acesso aos ambientes prontos para receber um paciente que precisa de um atendimento hospitalar adequado conforme o diagnóstico.

Sorriso bonito com correção odontológica

A saúde bucal faz parte dos cuidados que uma pessoa deve ter ao longo da vida. A partir da adolescência é possível identificar se haverá a necessidade de uso de aparelho ortodôntico autoligado ou qualquer outro modelo que possa ajustar o alinhamento dos dentes ou algum tipo de cirurgia na gengiva.

Assim como em outros segmentos, a medicina e a odontologia também são beneficiadas pela tecnologia. No caso de correção dos dentes, muitos procedimentos utilizados atualmente são modernos e podem ser realizados em um curto espaço de tempo.

É o caso do aparelho autoligado metalico que aplica braquetes sobre a superfície dos dentes e dispensa as ligaduras elásticas, conhecidas como borrachinhas. Entre as vantagens desse modelo, além da discrição no visual, o tratamento ocorre até na metade do tempo que os outros precisam.

A autoestima pode ser recuperada com o uso de equipamentos que são desenvolvidos por profissionais da área odontológica. As dores podem desaparecer quando o tratamento indicado por um médico é seguido à risca, com o uso de medicação adequada.

Com a saúde não se brinca e, tendo à disposição equipamentos médicos públicos ou um plano particular, não se pode ignorar os sinais que o corpo transmite. Quanto antes uma doença for diagnosticada, melhores são as chances de cura e ter uma vida prolongada com mais alegria e vitalidade.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*