Sistema CRM para clínicas: Benefícios em integrar uma ferramenta de gestão?

sistema CRM para clínicas

Todos sabemos que ter um negócio e alcançar o sucesso não é uma jornada fácil.

É exigido um grande esforço e investimento, principalmente para os donos de clínicas, onde a fidelização do cliente é primordial para fazer a marca obter destaque no mercado e se estabelecer como uma referência de qualidade.

Por isso, temos visto um cenário atual onde os donos de clínicas estão investindo cada vez mais na tecnologia para aperfeiçoar a gestão do seu negócio e modernizar o processo de trabalho, para não ficar para trás em relação à concorrência.

Nesse meio, destaco o uso dos sistemas CRM para gerenciamento de clientes. Esse tipo de software tem se tornado muito popular entre as clínicas e observa-se que tem sido uma ferramenta muito útil e valiosa para um negócio.

Você pode estar se perguntando, quais os benefícios de possuir um sistema CRM? Por que usar um sistema CRM na minha clínica? Como aplicar um CRM? Calma! Vou esclarecer tudo para que você tenha conhecimento suficiente para sanar as suas dúvidas.

Dessa forma, listei abaixo alguns prontos e benefícios que resultam da integração de um sistema CRM para gestão em uma clínica, que poderão auxiliar você a compreender melhor o funcionamento desse tipo de software e analisar a melhor forma de aplicar realidade do seu negócio. Vamos conferir juntos?

 

1.  Produção de relatórios

Um dos primeiros benefícios que posso citar é a produção automática de relatórios usando os dados que você inserir no sistema CRM.

Essa função permite que você acompanhe o desenvolvimento do trabalho realizado e demais dados em tempo real, para que possa analisar os resultados e traçar estratégias e metas a serem cumpridas.

Esses relatórios podem ser gerados em vários formatos, de acordo com o que você achar mais ideal para analisar, e feitos com uma compilação de dados diferentes.

Além disso, podemos destacar outras vantagens da geração de relatórios pelo sistema CRM:

  •         Identificar prontos fortes na gestão da sua clínica;
  •         Identificar fragilidades e deficiências que precisam ser melhor trabalhadas no seu negócio;
  •         Identificar as oportunidades de melhorias e boas parcerias no mercado, para o crescimento rápido e sucesso da sua clínica.

Portanto, essa função pode ser muito útil para a sua clínica e auxiliar no desenvolvimento da mesma à médio e longo prazo.

 

2.  Inserção de dados  

A inserção dos dados referentes à sua clínica de forma organizada e sistemática no sistema CRM é uma das melhores ferramentas tecnológicas que você pode ter no seu negócio.

A plataforma permite que sejam inseridas informações como prontuários, históricos de tratamento, dados pessoais dos clientes, receituários e prescrições, resultados de exames realizados e etc.

Essas informações são armazenadas no sistema CRM e podem ser localizadas de forma fácil e simplificada, além de serem atualizadas no software de forma automática.

Com essa função, sua esquipe poderá acompanhar de forma detalhada o caso de cada paciente, sem que nenhuma informação seja esquecida, permitindo um planejamento e tratamento excelentes.

Além disso, você será capaz de integrar diversas áreas e especialidades na mesma plataforma, facilitando assim o processo de gestão da sua clínica. Poderá também atribuir tarefas à diferentes equipes de trabalho, sem que seja preciso que vários sistemas sejam abertos em locais diferentes, dificultando a operação.

 

3.  Melhor relacionamento com o cliente

Outra função super útil de um sistema CRM para a sua clínica é o alcance de um relacionamento personalizado com os pacientes.

Usando um sistema CRM, você conseguirá organizar as informações dos seus pacientes de acordo com o perfil de cada um, como o tipo de tratamento, área de especialidade do tratamento a ser realizado, faixa etária, sexo e etc.

Assim, você conseguirá conhecer melhor cada paciente e proporcionar um atendimento mais personalizado, de acordo com a necessidade e especificidade de cada um, tanto no momento do tratamento como após o mesmo.

Esse acompanhamento pode ser realizado de diversas formas, envolvendo as ferramentas que o sistema CRM pode oferecer para você.

A primeira forma é através das consultas agendadas, que podem ser controladas e automatizadas pelo sistema de gestão, e os pacientes podem receber mensagens de texto, ligações, ou notificações no celular para recordarem da consulta.

Outra forma é através do controle de pacientes antigos e que precisam dar a continuidade no tratamento futuramente, pois o sistema CRM é capaz de notificar a sua equipe para que esses pacientes sejam contatados no tempo correto, sem que sejam importunados por mensagens frequentes indesejadas.

 

4.  Ótimo custo-benefício

Quando pensamos em um sistema CRM não podemos deixar de mencionar o benefício financeiro que poderá trazer para a sua clínica.

Uma vez que esse tipo de sistema permite que você automatize os processos de trabalho da sua clínica, conseguirá poupar tempo e dinheiro que seriam gastos para fazer todo o trabalho necessário para o bom funcionamento do seu negócio.

A equipe médica poderá realizar a configuração do sistema de acordo com o que consideram adequado para a clínica, sem a necessidade de contratação de outros profissionais para auxiliar.

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