QUAIS OS ALIMENTOS RICOS EM ANTIOXIDANTES?

frutas
frutas

Os alimentos ricos em antioxidantes podem trazer muitos benefícios para a saúde, contribuindo com a qualidade de vida de homens e mulheres. Eles combatem sintomas de várias doenças e ainda previnem o envelhecimento precoce.

Alguns desses alimentos ajudam na imunidade, além de proteger o cérebro contra doenças degenerativas neurológicas como o Alzheimer e agem no tratamento da esclerose múltipla.

Esses alimentos são ricos em vitamina A, C e E, sendo um ótimo antioxidante natural, sendo possível encontrá-los em diversas comidas e em praticamente todas as refeições. 

Conheça abaixo quais os alimentos ricos em antioxidantes e seus principais benefícios.

O que são alimentos antioxidantes?

Primeiramente, vamos entender o que são alimentos antioxidantes. Essa é uma substância que protege as células saudáveis do organismo dos radicais livres presentes em alimentos ricos em gorduras e açúcares.

Além de aumentar a produção de radicais livres, esses alimentos contribuem para o mau funcionamento do organismo que poderá abrir brechas para doenças, como por exemplo o câncer.

Benefícios dos alimentos antioxidantes

Essas substâncias antioxidantes destroem as moléculas do organismo, afetando os tecidos, células e órgãos. Em consequência disso, o resultado são as doenças e problemas relacionados à beleza.

Ao consumir alimentos ricos em antioxidantes você protege o corpo como um todo, agindo contra o envelhecimento precoce, aumentando a saúde do coração, contribui para o emagrecimento saudável e prevenção de doenças como a diabetes e o câncer.

As propriedades antioxidantes também contribuem para o combate aos sintomas que afetam a saúde reprodutiva feminina, como por exemplo a endometriose, que atinge boa parte da população feminina. 

Contudo, se você sofre com os sintomas, consuma comidas que driblam os radicais livres e também veja alimentos que auxiliam no combate da endometriose e procure ajuda especializada.

9 alimentos ricos em antioxidantes

Depois de conhecer como funcionam e quais os benefícios dos alimentos antioxidantes, confira a lista com 10 opções para investir em uma dieta saudável no seu dia a dia.

Azeite de oliva

Contém vitaminas dos complexos A, D, K e E, ambas com potencializadores antioxidantes no organismo.

Abacaxi

É considerado antioxidante por causa do pigmento betacaroteno, vitamina C e rico em minerais.

Canela

Entre o grupo de especiarias, a canela é a que mais contém riqueza em antioxidantes, sendo carregada de polifenóis. 

Salmão

Possui astaxantina um dos antioxidantes mais poderosos. 

Morango

Rico em vitaminas A e C, além do betacaroteno.

Castanhas

Ideais para saúde do coração, as castanhas são ricas em vitaminas E e K que ajudam a proteger as células do corpo.

Açaí

Rico em antocianinas e proantocianidina encontrados na sua polpa. 

Alho

Contém vitamina C, ideal para manter o corpo protegido.

Cebola

Possui vitaminas do complexo A e C, além de quercetina encontrada nos alimentos com função antioxidantes.

Além desses alimentos ricos em antioxidantes, outros também possuem substâncias dessa propriedade, como as sementes de girassol, nozes e o óleo de coco.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*