Quais os principais cuidados com o Alzheimer?

O Alzheimer é uma doença degenerativa que afeta as funções cognitivas, causando alterações de comportamento e comprometendo a memória.

O paciente fica com as lembranças desorganizadas, lembrando de fatos do passado como se fossem recentes e esquecendo até mesmo das pessoas do convívio diário.

Conheça um pouco mais sobre a doença e os cuidados necessários:

Cuidados com o Alzheimer

O Alzheimer é uma das causas da demência senil, responsável pela perda de habilidades sociais e intelectuais.

Capazes de causar imensos transtornos no cotidiano e fazendo com que, nos casos mais graves, os pacientes fiquem totalmente dependentes dos cuidados de terceiros.

Nesses casos, pode ser necessário contar a ajuda de um profissional que exerça a função de cuidador de idosos.

A doença se divide em três estágios: inicial, intermediário e final. Na fase inicial, os sintomas são brandos e geralmente passam despercebidos. Alguns deles são:

  • Mudanças de humor;
  • Problemas leves na fala;
  • Perda de interesse em atividades;
  • Perda de memória;
  • Confusão mental.

O estágio intermediário apresenta uma gradação mais acentuada dos sintomas anteriores, como esquecimento do nome de pessoas, desorientação sensorial, dificuldades maiores com a fala e podem surgir alucinações.

Nessa fase, a doença já foi identificada e os Cuidados com idosos com Alzheimer já são mais intensos, sendo necessário o auxílio na higiene e até mesmo na alimentação.

A fase avançada é a mais difícil, pois a pessoa já se encontra em estágio de total dependência, não tendo condições de fazer nada sozinha.

O idoso já perdeu a capacidade de fala, apresenta incontinência fecal e urinária, não reconhece familiares e pode ter a capacidade de andar seriamente afetada.

Quando o paciente chega a esse estágio, o ideal é ter à disposição os serviços de home care, que é como uma transferência dos serviços do hospital para dentro da casa do idoso.

Esse serviço é útil nos casos em que o paciente precisa do auxílio de uma equipe de cuidados médicos.

Mas não precisa da estrutura do hospital, sendo mais aconselhado que ele fique em casa, a fim de evitar infecções.

A estrutura de auxílio montada em casa conta com médicos, fisioterapeutas; psicólogos, nutricionistas e equipe de enfermagem.

É importante ressaltar que esses serviços diferem dos serviços do cuidador.

Os primeiros compõem uma equipe multidisciplinar de atendimentos técnicos especializados.

Já tarefa do cuidador é auxiliar na higiene, alimentação e tomar conta nos casos mais severos a fim de evitar acidentes.

Para as famílias que não têm disponibilidade de tempo, é possível contratar um profissional com formação específica para prestação deste serviço.

Outras famílias preferem que os próprios membros façam esse acompanhamento, que não precisa necessariamente ser profissional.

Casas de repouso de luxo

As famílias que não têm a possibilidade de cuidar desses idosos podem optar por colocá-los em Casas de repouso de luxo.

Que são locais com estrutura completa para acolher esse ancião e prestar o melhor atendimento, com uma estrutura profissional completa e, além de tudo, luxuosa.

A vantagem deste tipo de moradia é a possibilidade de total personalização dos quartos, por exemplo, o que poderá gerar ao paciente uma sensação maior de conforto e familiaridade, com colocação de fotografias e objetos pessoais.

O conforto da estrutura pode transformar o ambiente em uma verdadeira casa de rico, facilitando a ambientação do idoso ao padrão a que ele estava acostumado na residência dos familiares.

É importante considerar locais que ofereçam programações diversas para ocupação dos pacientes que ainda não estejam em estágios tão avançados.

Ocupar a mente dos idosos portadores da condição de Alzheimer é essencial para o estímulo das faculdades mentais que ainda estão preservadas.

Ao escolher o local, a família deve ficar especialmente atenta à existência de uma boa estrutura, tanto física, quanto profissional.

No que diz respeito às acomodações em si, procure ambientes claros, limpos e aconchegantes.

Esses locais não podem passar a impressão de abandono ou tristeza ao paciente.

Existem diversas opções de Casa de repouso na Vila Mariana nas condições adequadas, basta uma rápida busca para encontrar!

O Alzheimer é uma doença degenerativa que atinge muitos idosos, limitando sua capacidade cognitiva, social e intelectual.

É uma doença dolorosa para o paciente e para a família, pois o paciente vai perdendo progressivamente as capacidades de falar, andar e principalmente lembrar de acontecimentos e pessoas.

As famílias que possuem disponibilidade podem montar uma estrutura de cuidados em casa, e aquelas que não possuem.

Podem alocar seu parente em uma casa de repouso de luxo, que oferecerá toda a estrutura de cuidados necessária para promover conforto e segurança ao idoso.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*