Quais são as vantagens de usar a Goma xantana no preparo de alimentos

Quais são as vantagens de usar a Goma xantana no preparo de alimentos

Nos dias atuais, o vasto mercado de alimentos pode contar com produtos e ingredientes cada vez mais poderosos e cheios de benefícios, como é o caso da goma xantana. 

A indústria de alimentos é muito importante em todo o mundo, dado o fato principal de que todas as pessoas precisam se alimentar para viver, e essa ação deve ser feita com a ingestão de alimentos saudáveis e que mesmo sendo processados, tragam mais benefícios do que malefícios em seu consumo diário. 

Pensando na importância dessa temática voltada para o mercado de alimentos, no artigo de hoje falaremos sobre um ingrediente em específico conhecido como goma xantana, entendendo mais acerca dos seus benefícios, formas de uso, vantagens e aplicações na preparação de alimentos pela vasta indústria alimentícia de todo o mundo.

O que é a goma xantana?

A goma xantana é um famoso aditivo alimentar, descoberto por meio de estudos em meados de 1963, que é utilizado na elaboração e fabricação de diversos produtos do meio alimentício, ela é utilizada como uma alternativa ao glúten em diversos preparos, como o de pães. 

Antes de ser processada, ela se enquadra como um carboidrato derivado de uma bactéria (Xanthomonas Campestris) de ordem não patogênica. A goma xantana é fabricada mediante o processo de fermentação da bactéria, ela começa a ser alimentada com açúcar e, após passar pela etapa de fermentação, a glicose que foi produzida pela Xanthomonas Campestris é transformada em um líquido de aparência gelatinosa, muito parecido com uma goma (daí deriva-se o nome goma xantana). 

Após a goma ser submetida ao processamento na indústria e solidificada com álcool isopropílico e alterada para pó, ela se transforma em um pó branco que está inteiramente pronto para o uso. 

A função da goma xantana nos alimentos

A goma xantana possui diversas propriedades que são aptas a se modificarem, por conta disso, ela é utilizada como um verdadeiro emulsificante, estabilizante e espessante ingrediente no preparo de diversas receitas e na fabricação de muitos produtos distintos. Seu uso melhora a textura, sabor e vida útil dos produtos alimentícios, estabilizando esses alimentos. Além disso, o uso amplia a liga e a textura que é necessária na fabricação de pães. 

Os benefícios da goma xantana

Os benefícios da goma xantana são muitos, pois mesmo ela sendo um tipo de carboidrato (polissacarídeo), esse ingrediente não engorda! 

Ela não engorda por ser uma fibra mais solúvel que o corpo humano não consegue por si mesmo digerir. Em outras palavras, ela não será absorvida pelo corpo humano e não irá fornecer calorias para o organismo. Para as pessoas que desejam emagrecer e estão evitando o consumo de calorias, alimentos preparados com a goma xantana são uma excelente opção para a redução do consumo calórico. Além da grande vantagem para as pessoas que não desejam consumir calorias, existem outros muitos benefícios associados à goma xantana, que são:

  • Proporciona uma grande sensação de saciedade para a pessoa;
  • Ajuda no bom funcionamento do intestino;
  • Trabalha na redução do colesterol maléfico para o corpo humano; 
  • Baixa as taxas de índice de glicemia;
  • É o substituto do glúten em diversos preparos;
  • Ajuda a pessoa que é acometida pela prisão de ventre.

É recomendado a ingestão de até 15g de goma xantana por dia. Quando a mesma é usada na preparação de alimentos em excesso, pode causar na pessoa cólicas intestinais, diarréias e dores no estômago. Fora os efeitos colaterais quando usada em excesso, a goma xantana não possui contraindicações. Vale lembrar que pessoas que possuem alergia ao milho, ao trigo e à soja (ingredientes que são usados no processo de fermentação da goma xantana) devem evitar o seu consumo, dado que podem desencadear uma crise alérgica se consumida. 

A utilização da goma xantana nos alimentos

A goma xantana é muito versátil em suas formas de ser utilizada, como vimos acima, ela pode ser usada na fabricação de alimentos, mas também pode ser utilizada em outros ramos da indústria, como no de itens para higiene e até mesmo no ramo de materiais para construção. 

A goma xantana pode ser aplicada nos seguintes produtos: alimentos com baixo teor de gordura, molho de tomate, molho pronto de salada, sopas, alimentos sem glúten, sorvetes, sucos de fruta, itens de confeitaria, shampoos, cremes, pasta de dente, tintas, inseticidas e diversos tipos de limpadores. 

Considerações finais acerca da goma xantana

Como vimos acima, a goma xantana possui um grande mercado alimentício para ser usada de uma forma muito positiva para a alimentação das futuras gerações! O uso da goma xantana contém muitos benefícios e quase nenhum malefício (excluindo o caso de alergias e o uso excessivo do ingrediente). Como você gosta de utilizar esse ingrediente no seu estabelecimento comercial voltado para alimentação? Vamos adorar saber tudo por aqui!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*