QUALIDADE DA SAÚDE MENTAL COM A PROTEÇÃO NECESSÁRIA

A saúde mental sempre foi um fator decisivo na qualidade de vida das pessoas e nesta nova realidade de pós-pandemia houve um decisivo aumento na busca por ajuda psicológica para enfrentar estes novos tempos.

As preocupações com o futuro, família, saúde e preservação de renda e patrimônio tornaram-se mais agudas e se refletiram de forma mais importante na qualidade de vida das pessoas.

A revista sobre medicina do Reino Unido The Lancet, publicou um estudo feito entre março e abril de 2020 que foi conduzido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Ali ficou muito claro que o crescimento nos casos de depressão aumentou 90 por cento e os casos relatados de estresse agudo e distúrbios de ansiedade simplesmente dobraram.

A mudança nos hábitos e regimes de agenda e comportamento somados ao isolamento e a incerteza com o futuro irão marcar esta geração de forma muito importante.

COMO COMBATER A ANSIEDADE.

Registramos aqui 10 sugestões para ajudar a encontrar o caminho para uma vida mais tranquila e saudável evitando os males que neste momento mais atingem a saúde mental de nossa população.

Buscar ajuda profissional médica, estabelecer uma agenda disciplinada, afastar-se do álcool, permanecer exercendo um ciclo habitual de atividades, estabelecer metas e objetivos, buscar contatos frequentes com familiares e amigos, manter-se em movimento, alimentar-se de forma saudável, manter uma boa qualidade do sono e não sucumbir ao medo.

RECONSTRUINDO PSICOLOGICAMENTE O SENTIMENTO DE CONFIANÇA NO FUTURO.

Maximizar o sentimento de amparo e segurança levaram as pessoas a buscarem ajuda psicológica e partindo daí um novo ordenamento e organização para suas vidas e as de seus familiares.

Com o confinamento de milhões de cidadãos, sobrou tempo para pensar em soluções de proteção. É sabido que o brasileiro médio difere de outros povos no que se refere à prevenção.

Talvez por fatores psicológicos históricos não estava disseminado em nosso povo a preocupação com o futuro, não estamos generalizando e nem sugerindo que muitos não tenham esta preocupação.

O que dizemos é que comparado a outros países o Brasil não constrói poupança ou previdência no mesmo volume que países com economias semelhantes à nossa.
Mas submetidos a este choque da pandemia e afetados pelo isolamento social muitos trataram de reavaliar seus investimentos financeiros, outros providenciaram testamentos e muitos se protegem antecipando possíveis infortúnios imprevisíveis através da contratação de seguros.

ANTECIPANDO-SE AOS FATOS E PROTEGENDO VIDAS, SAÚDE E PATRIMÔNIO.

Planos de previdência, seguros patrimoniais e seguros de vida foram muito consultados e pesquisados pela população neste período e hoje contribuem para a tranquilidade de muitos brasileiros.

O fenômeno comportamental de busca por proteção foi tão evidente que grandes empresas seguradoras que atuam no Brasil começaram a adaptar seus produtos para esta nova massa de consumidores que por causa da necessidade de reforçar a sua confiança em um futuro menos ameaçador, aderiram às diversas modalidades de seguro.

Um exemplo são os produtos que algumas seguradoras criaram para a proteção dos seus clientes como o seguro de vida onde o segurado usufrui em vida.

Funciona assim: dentro de um valor de indenização estipulado para morte ou invalidez o segurado recebe em vida até o limite daquela verba contratada para indenização se for acometido por qualquer de uma das dezenas de eventos graves prevista em sua apólice, como: câncer, AVC, cirurgia cardíaca, Alzheimer, Parkinson, cirurgia renal e muitas outras.

O segurado quando diagnosticado pode utilizar o dinheiro do seguro de vida para se tratar ou, caso já tenha um plano de saúde convencional, utilizar da maneira que achar melhor. Poderá receber diárias por incapacidade temporária caso seja se afaste temporariamente de sua atividade profissional por problemas de saúde.

Alguns destes novos seguros propiciam, até mesmo, consultas por agendamento no sistema telemedicina 24 horas por dia 7 dias da semana, com prescrição de receitas com certificado digital.

Sim, um seguro de vida bem contratado pode até te atender em alguns aspectos particulares com alguma similitude com planos de saúde convencionais.

CONQUISTANDO TRANQUILIDADE PARA O FUTURO.
A saúde mental leva em conta como vimos a diminuição dos níveis de estresse evitando assim casos crônicos de ansiedade que encurtam o caminho até a depressão clínica.

Muitas das preocupações com o futuro estão justificadas no sentimento de iminência de perdas, infortúnios ou desastres. Quando aplicamos racionalmente e de forma prática o risco e a incidência destas ameaças, estamos diminuindo o sofrimento psicológico que em muitos casos é o gatilho para as enfermidades mentais.

Não é à toa que consultas aos seguros para patrimônio levaram ao crescimento por cotação seguro auto bem como residencial, empresarial e outros.

É a sociedade brasileira se transformando e buscando, por diversas formas, garantir o seu futuro e assim avançar nos cuidados à saúde mental aplacando a ansiedade que tanto avança entre nossa população.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*