Como o saco de lixo hospitalar pode ser tão essencial?

Você conhece a importância Saco de lixo hospitalar? Ambientes hospitalares demandam um cuidado com a higiene bem rigoroso.

Por ser um local de grande movimentação de pessoas doentes, é necessário que a limpeza seja regrada e detalhada.

Para que o local esteja de acordo com esse padrão rigoroso de limpeza, os sacos plásticos são usados para o descarte do lixo hospitalar.

Os sacos para lixo hospitalar são extremamente necessários para manter o espaço livre de qualquer contaminação que possa estar presente no local e, desta forma, ele é utilizado para o descarte dos resíduos sólidos hospitalares que podem estar infectados.

Este tipo de saco de lixo é fabricado em polietileno de baixa densidade (PEAD) virgem, o que confere uma alta resistência.

Os sacos de lixo hospitalar são de fácil reconhecimento, por exemplo, eles possuem cores de identificação, como o

Saco hospitalar branco e na parte da frente existem alguns itens que indicam que se trata de um saco que tem como conteúdo materiais infectados.

Por que utilizar saco de lixo hospitalar?

O objetivo principal deste tipo de saco de lixo é proporcionar uma boa higienização e maior segurança aos indivíduos que circulam nos ambientes de hospitais e clínicas, assim como evitar qualquer interação com itens contaminados por bactérias e vírus, que podem comprometer a saúde das pessoas.

Saco lixo infectante é referência em elevada durabilidade, além disso não corre nenhum risco de romper ao ser transportado e durante o armazenamento dos resíduos.

Além dos benefícios presentes durante a fabricação dos sacos plásticos para lixo hospitalar, esse modelo de saco confere também a redução de danos ao meio ambiente.

Isso porque são usadas resinas termoplásticas virgens ou recicladas durante a sua fabricação, que garantem maior segurança no armazenamento de descartes de itens sólidos, o que evita o descarte incorreto e prejudicial aos indivíduos e à natureza.

Classificação dos lixos hospitalares

O lixo hospitalar dispõe de três tipos de classificação:

  • Resíduos infecciosos
  • Resíduos especiais
  • Resíduos gerais ou comuns.

Entenda agora os componentes de cada um deles

Infecciosos: neste tipo de classificação estão os resíduos em estado sólido e líquido, que não podem ser despejados no esgoto da rede pública.

São resíduos pertencentes ao grupo 1, já que representam risco por conta da presença de agentes biológicos. Como sangue, secreções, órgãos, gases, fetos, entre outros;

Especiais: neste tipo de classificação, apresentam-se os materiais radioativos, sendo eles: diversos materiais que foram expostos à radiação, medicamentos vencido, resíduos químicos nocivos. Este lixo é do tipo 2;

Gerais ou comuns: nessa classificação estão os materiais provenientes dos setores administrativos, restos de comida da cozinha do hospital, lixos da áreas externas e pátios. Estes fazem parte do grupo 3.

Saiba onde descartar os lixos

Dentro dos hospitais e clínicas, existe a produção de diferentes tipos de lixo, para isso é importante que eles sejam sinalizados com símbolos e cores para que o descarte seja feito da forma correta sem que haja prejuízo ao meio ambiente e às pessoas.

Para isso existem Saco hospitalar cores, de modo que a eficiência do processo seja cumprida desde o início.

Confira as cores e os resíduos que devem ser descartados em cada:

  • Saco branco – descarte de lixo infectante: seringas, vacinas vencidas, curativos, sondas, gaze, gesso, bolsas de sangue, membros do corpo humano pequenos, culturas de bactérias, máscaras com sangue, resto de urina e fezes;
  • Saco vermelho – lixo químico: medicamentos vencidos, pilhas e baterias, lâmpadas, cartuchos e tubos de pomadas;
  • Saco amarelo – pérfuro cortantes: agulhas, lâminas, ampolas de vidro, espátulas, entre outros objetos que cortam.

Saco lixo infectante branco se diferencia visualmente dos demais sacos de lixo, por ter a cor diferenciada e receber a impressão, textual e imagética, nas duas faces, de avisos de que o material que deve ser descartado ali é infectante.

Geralmente, esse aviso é impresso na cor preta e representa o alto padrão do setor.

Além disso, os mais rigorosos carregam essas impressões na parte de baixo do saco para que não haja erro ao transportar o lixo para o local ideal.

Agora que você já sabe como deve ser o descarte dos produtos, procure Saco de lixo hospitalar fabrica que esteja de acordo com as regras da ABNT e que sejam referência de qualidade e atendimento para que não haja problemas futuros.

Lembrando que o lixo hospitalar deve ser transportado por empresas específicas e encaminhados para a incineração.

Não há possibilidade de ser reciclado.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*