Saiba como preparar alimentos saudáveis

Hoje em dia os fast food são uma tentação para a maioria das pessoas. Mas ainda assim muitos têm buscado por uma alimentação saudável e equilibrada.

E para termos uma alimentação nutritiva, é muito importante observar os alimentos que consumimos. Mesmo porque nem todos são ideais para a saúde, mas com atos simples podemos mudar e buscar uma alimentação equilibrada.

Veja 5 dicas infalíveis para você conseguir preparar alimentos saudáveis abaixo!

5 dicas para ter uma alimentação saudável

Quando pensamos em comida saudável, logo vem a nossa mente aquela preparada com todo carinho pela nossa mãe ou avó. Afinal, quando preparamos a comida em casa é possível controlar as gorduras e até mesmo a procedência dos alimentos.

Assim, a escolha de bons produtos, sua limpeza e separação do que é necessário para criar uma refeição nutritiva se torna um grande diferencial.

Dessa forma você pode preparar seu alimento usando seu botijão de gás, em seu fogão limpinho, o que já evita diversos problemas como a intoxicação alimentar. Confira agora todas as dicas para uma alimentação mais saudável!

1. Legumes

Sempre ouvimos dizer que incluir legumes em nossa alimentação é saudável e nutritivo, e essa informação está mais que correta. Inclusive podemos ainda aproveitar os talos de alguns alimentos, como a cenoura, a couve e a beterraba.

Portanto, após limpar muito bem os alimentos, você pode picar os talos dos vegetais e usar como temperos naturais, além disso aproveitará as fibras e as vitaminas dos legumes.

2. Temperos naturais

E falando em temperos naturais, para ter uma alimentação saudável é importante que você prepare seus próprios temperos.

Isso porque os temperos que são vendidos prontos, geralmente em pó ou em pasta, possuem excesso de sódio que se ingerido em grandes quantidades prejudicam a saúde.

3. Alimentos fritos x Alimentos cozidos

A gordura definitivamente não faz bem para a saúde, então sempre dê preferência aos alimentos cozidos. Até porque o maior vilão aqui é a quantidade de óleo utilizada e que fica no alimento depois que o processo da fritura acaba.

Essa situação não acontece quando a refeição é cozida. E se precisar usar o óleo, dê preferência ao de soja ou ao azeite, e sempre em pequenas quantidades.

4. Feijão

O feijão possui diversas vitaminas, entre elas a B1, B2, B3 e B9, que ajudam no funcionamento do sistema nervoso. Agora se você deseja deixar o feijão mais saudável, coloque pedaços de abóbora na hora de cozinhar.

Você vai notar que além do sabor e aroma delicioso, a abóbora deixará seu feijão mais nutritivo. Essa dica também é interessante quando uma criança não come legumes, por exemplo.

Você também pode colocar pedaços de beterraba no seu feijão. Apenas evite alimentos embutidos, pois possuem uma grande quantidade de conserva que não vão ajudar na sua dieta saudável.

5. Molho de Tomate caseiro

E por falar em conservas, o molho de tomate pronto também pode ser evitado se você puder fazer o seu próprio molho. E para isso não tem nenhum segredo, basta escolher alguns tomates bem maduros, cortá-los em pedaços pequenos e refogar com cebola e alho.

Coloque uma quantidade de água suficiente para cobrir os tomates e deixe cozinhar até amolecerem.

Depois de cozido, bata no liquidificador e coe se houver necessidade. Uma dica extra para cortar a acidez do molho: cozinhe junto um pedaço de cenoura.

Uma alimentação saudável não precisa ser cara e complicada

Como você percebeu com nossas 5 dicas, é possível mudar pequenas coisas para ter uma alimentação saudável e nutritiva. E quando nos acostumamos com alimentos que não são industrializados podemos ver o resultado em nosso organismo rapidamente.

Principalmente para aqueles que lutam contra a balança, ou possuem problemas de saúde, como por exemplo, pressão alta ou gastrite.

Agora você já pode começar a mudança em busca de saúde, além de incluir outros processos como a prática de exercícios físicos ou caminhadas diárias.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*