Sono REM: entenda o significado desta fase do sono

Você sabe qual é o significado do sono REM? Se já ouviu falar nessa expressão, mas não entende bem o que ela significa, precisa aprender. 

Afinal de contas, este é um dos estágios mais importantes do nosso ciclo de sono e, compreender como ele funciona, pode ajudar o seu corpo a descansar melhor durante a noite e acordar mais disposto. 

Isso é muito importante para quem tem dificuldades de dormir, o que equivale a pelo menos 40% dos brasileiros.

Um dos problemas de não entender bem como o sono REM funciona é não conseguir controlar adequadamente o seu ciclo de sono.

Ao não entender as diferentes fases que passamos ao dormir, não entendemos os riscos de ir dormir tarde e como isso afetará nosso estado de manhã. 

Você já foi dormir e acordou completamente cansado e sem disposição, independentemente de quantas horas dormisse? Pois bem, isso acontece porque seu despertador tocou no meio do seu ciclo e seu organismo não estava preparado para acordar.

Quer aprender o significado do sono REM e quais as consequências disso para a sua vida? Então siga a leitura do artigo abaixo!

O que é sono REM?

O sono não é uma experiência homogênea. Ele é um processo corporal dividido em 4 fases distintas e bem delimitadas, que se alternam durante a noite e com diferentes durações em cada fase em que estão inseridas.

A primeira das fases do sono é a transição entre a vigília (quando estamos acordados) e o sono leve. Esse processo é chamado de sono não-REM 1 e dura de 1 a 5 minutos, não se repetindo novamente durante a noite (a não ser que a pessoa acorde e volte a adormecer).

Em seguida, vem o sono leve, que é chamado de não-REM 2. Essa fase costuma durar de 1 a 60 minutos e se repete várias vezes durante a noite, alternando muito entre a fase 3 e o sono REM.

O terceiro ciclo do sono é o ciclo não-REM 3, que é o sono profundo. Corresponde a mais ou menos 50% de todo o tempo dormindo e é essencial para quem quer acordar relaxado e descansado no dia seguinte.

Já o sono REM é o 4º estágio do sono. Ele se caracteriza por um movimento rápido dos olhos (daí vem o seu nome, já que REM é uma sigla que vem de “Rapid Eye Movement” que, em inglês, significa “movimentos rápidos dos olhos”. 

Além disso, as nossas ondas cerebrais e o corpo como um todo se comportam como se estivéssemos acordados, o que indica que este é o estágio em que sonhamos. 

No entanto, durante o sono REM, todos os músculos do corpo ficam paralisados. Isso faz com que nosso corpo não se movimente conforme o sonho que estamos tendo.

Aliás, é daí que vem uma das mais assustadoras experiências do sono humano: o terror noturno. O terror noturno é caracterizado pelo recobrar a consciência do ser humano, mas com o seu cérebro ainda no modo REM. 

Isso significa que o corpo da pessoa fica paralisado e ela recebe estímulos de sonhos, mas acordada.

O que essa fase do sono significa?

A fase REM é aquele estágio do sono em que nós estamos sonhando. Por exemplo, se você sempre teve curiosidade sobre o que significa sonhar com gato, dinheiro ou qualquer outra coisa, é nesse estágio que estão as respostas.

Normalmente, o sono REM é o processo mais diferente do nosso sono e onde menos temos chances de acordar por estímulos externos (apenas alguns muito fortes mesmo).

Os outros sonos são todos estágios de evolução um do outro, com evolução no nível de relaxamento e profundidade do sono. 

Mas o REM é, curiosamente, o estágio em que essa lógica se quebra e que temos mais semelhanças quando estamos acordados (praticamente todas as ondas cerebrais são iguais).

Como atingi-lo e qual sua importância?

Para atingir o sono REM, é importante manter o ciclo bem fortalecido, indo do sono 1 para 2 e para o 3 depois. Ter uma noite com quebras nos ciclos é muito negativo pois impede que você consiga o REM.

O sono REM é vital para a produção de hormônios vitais para a nossa saúde, especialmente aqueles ligados à memória e à produção de saúde cerebral. 

Portanto, é importantíssimo dormir bem, por bastante tempo, para alcançar o sono REM e usufruir desses benefícios.

Agora que você já sabe a importância e o significado do sono REM, pode começar a planejar melhor o seu ciclo de sono sem dificuldades. 

A primeira vantagem que isso dará na sua vida é um dia mais disposto, um humor melhor de manhã e mais energia para enfrentar os afazeres do dia a dia. 

Portanto, não perca mais tempo e comece a melhorar o seu sono hoje mesmo para curtir todos os benefícios disso!

Gostou do conteúdo? Então comente dizendo se você já conhecia essas informações!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*