3 tipos de filtro que você ainda não conhecia

Para manter a nossa saúde e nosso corpo livre de contaminações, devemos sempre nos preocupar com a qualidade e a preparação do que ingerimos, como água e para isso temos o filtro.

A água é o principal componente do corpo humano, compondo 70% do nosso corpo e é fundamentalmente importante que possamos ingerir água limpa, potável e devidamente filtrada.

Livre de micróbios e outras contaminações, que possam colocar nossa saúde em risco. Por isso, há a necessidade de se utilizar um purificador de agua, para garantir a qualidade da água que ingerimos.

Filtro de carvão

Há no mercado uma variedade de filtros, que cumprem essa função de tratar a água, tornando-a limpa, segura e própria para consumo.

Um dos tipos de purificadores de água disponíveis, é o filtro de carvão ativado que é amplamente usado, sendo um método seguro e eficiente para filtração, desde que se sigam as normas de produção.

O carvão ativado é um material natural de origem vegetal, extremamente poroso e de poderosa adsorção, usado para filtrar e purificar diversos tipos de materiais.

“Processo pelo qual átomos, moléculas ou íons são retidos na superfície de sólidos através de interações de natureza química ou física”, segundo o dicionário.

A partir desse processo de adsorção, as moléculas de contaminantes fixam-se sobre a superfície do carvão ativado, sendo removidas completamente da água.

Obtidos por meio de fontes renováveis, os carvões ativos podem ser encontrados em duas maneiras, como carvão ativado granulado e carvão ativado pulverizado.

Dependendo do que será filtrado, um é mais usado que o outro, considerando o processo, temperatura, assim como a possibilidade de regeneração do carvão, para que o filtro possa ser limpo sem que exista perda do material.

O carvão ativado pulverizado (quando se encontra sob a forma de pó), é usado em processos de filtração, em que o carvão é misturado a solução.

E é retirado depois por filtração ou sedimentação, podendo ser utilizado as duas maneiras para retirá-lo. É comumente usado para a purificação de produtos químicos.

Tais como antibióticos, gorduras, carbonato de sódio, sucos de frutas, dextrose, sulfato de alumínio, entre outros.

O carvão ativado granulado é usado em colunas fixas ou móveis, dentro do local por onde a água ou outra solução é filtrada e purificada.

Dessa forma, o carvão ativado granulado possui a dureza necessária, para evitar qualquer tipo de perda por fricção e, portanto, pode ser utilizado nos processos de adsorção de soluções líquidas ou gasosas.

Como tratamento de gases, recuperação de solventes, purificação de gás carbônico, adsorção de álcool, purificação de ácidos, entre vários outros processos na indústria química, petroquímica e assim por diante.

Filtro tela

É possível encontrar também o filtro tela, que abrange diversos tipos de filtros no mercado em vários setores, como industrial, farmacêutico, petroquímico e também domiciliar.

A filtragem do filtro de tela consiste numa tela de aço inox, que realiza a filtragem da solução que passará por ali.

Os tipos de tela são bem variados, sendo a tela de aço inox 304, um dos mais nobres e mais utilizados atualmente.

Os formatos que comportam este tipo de filtro são vários e podem ser encontrados muito facilmente, como:

  • Filtro cônico;
  • Filtro cesto;
  • Filtro tipo y;
  • Filtro bag;
  • Filtro cartucho;
  • Filtro temporário;
  • Filtro para extrusão.

Esse tipo de filtro também é muito utilizado como filtro industrial, oferecendo um excelente custo-benefício para o comprador e a empresa.

Filtro de manga

Outro filtro industrial muito importante é o filtro de manga industrial, que é um equipamento que purifica o ar.

Pode ser encontrado em vários formatos e tipos diferentes, como redondo, ciclonado, separados por uma placa de espelho, entre outras formas.

O filtro de manga industrial é constituído de outros equipamentos, que contribuem para que seu funcionamento seja mais eficiente, como a válvula rotativa, válvula duplo flap, sistema de limpeza por jato de ar comprimido, entre outros.

Tem esse nome, por ter em sua estrutura rudimentos filtrantes, que se assemelham a manga de uma blusa.

Na filtração, são retidos os particulados finos por onde o ar passa, em que a granulometria do particulado depende da gramatura do filtro.

Sua aplicação comporta uma variedade de processos industriais, em que se precisa de filtragem de ar, por exemplo:

  • Na indústria alimentícia, onde são movimentados muitos grãos e compostos químicos variados;
  • Na indústria de papel e celulose;
  • Em madeireiras;
  • Em fertilizantes;
  • Mineradoras;
  • Indústria farmacêutica.

O uso de processos de filtragem é indispensável e, dependendo da complexidade do material a ser filtrado, o melhor método deve ser bem avaliado.

Para que não aconteça perda de material e para que não ofereça algum risco à saúde das pessoas, de diversas formas.