Tratamentos estéticos para saúde

A estética e beleza sempre foram pautas de discussões, inclusive há linhas da filosofia e comunicação que estudam o belo e sua aplicação na sociedade, desde o primórdio até a sociedade contemporânea.

De qualquer forma, a beleza sempre gerou interesse e, na sociedade capitalista, se tornou uma indústria que produz muito, pois seu produto é consumido em larga escala, a busca pelo novo, jovem e belo atrai tanto as mulheres quanto os homens.

Por isso, é importante ressaltar que cada ser humano tem uma composição única e que respeitar isso é belo também. Além disso, é importante buscar um equilíbrio entre a mente e o corpo, pois tudo em excesso é prejudicial à saúde.

Estética

A estética é uma palavra que tem origem do grego e significa filosofia da arte ou estudo do que é belo.

Assim, centro ou clinica de estetica tem por objetivo oferecer tratamentos que realcem a beleza do indivíduo.

Para que isso seja feito, esses estabelecimentos são compostos por uma variedade de profissionais como esteticistas, biomédicos, farmacêuticos, dermatologistas e técnicos em áreas afins. Além disso, o uso de equipamentos e produtos terapêuticos que promovem procedimentos para o tratamento da autoestima e beleza corporal são essenciais.

1. Aplicação de botox

A maioria dos tratamentos disponibilizados por esses estabelecimentos de saúde e beleza são para o rosto e modelagem do corpo. Um dos procedimentos que são realizados quase que diariamente é aplicação de botox na região facial.

Esse tratamento ajuda na redução de linhas de expressão e rugas que são formadas e estabelecidas com o passar do tempo.

Por isso, ele é aplicado nas regiões que mais são marcadas pelo tempo, como aplicação de botox na testa, na região dos olhos e nas bochechas.

O botox é uma substância que adormece a musculatura e promove o relaxamento muscular que pode ser prolongado por aproximadamente seis meses.

Além do procedimento estético, essa substância é utilizada para o tratamento de diversas doenças como espasmos musculares, paraplegia, entre outras.

2. Micropigmentação

Outro tratamento disponível em clínicas e salões de beleza é micropigmentação sobrancelha masculina e feminina.

Basicamente, essa técnica consiste na aplicação de uma tonalidade de tinta (o tom varia de acordo com a cor do fio da sobrancelha) nessa região com o objetivo de corrigir as falhas e delinear o seu formato.

A micropigmentação não é um processo definitivo, ou seja, com o passar do tempo (que pode variar de pessoa para pessoa) a tinta sai da pele e o processo precisa ser realizado novamente.

Caso a pessoa prefira algo mais definitivo, há a opção da maquiagem ou tatuagem definitiva.

3. Drenagem e massagem

Já com relação aos procedimentos voltados para o corpo, tem a massagem modeladora.

Essa técnica serve para definir e modelar as curvas do corpo e também contribui para a eliminação de gordura devido aos movimentos que são realizados de forma rápida.

Já para diminuir a sensação de inchaço ou a contenção de líquidos há a drenagem linfatica.

Aqui os movimentos são executados de forma lenta e suave, ou seja, o oposto da massagem modeladora, pois dessa forma é possível estimular e facilitar a passagem da linfa – líquido que circula no corpo eliminando as impurezas no sangue e inchaço nas células.

Os principais benefícios desse tratamento estético são:

  • Elimina a retenção de líquido;
  • Combate o inchaço;
  • Contribui para cicatrização do tecido;
  • Melhora a circulação;
  • Auxilia no combate a celulite;
  • Promove bem estar;
  • Contribuiu para o aumento da auto estima;
  • Colabora com a eliminação de toxinas.

Por conta dos seus benefícios, muitas vezes esse procedimento também é utilizado como tratamento médico, após cirurgias e até mesmo para gestantes que muitas vezes sofrem com o processo de inchaço do corpo.

Cuidados

Os procedimentos estéticos, como foram apresentados, servem também para tratamentos e recuperações como uma alternativa de fisioterapia para coluna e músculos após lesões ou até mesmo recuperação de cirurgias.

Como dito no começo do texto, é importante ressaltar a importância do equilíbrio, ou seja, realizar as intervenções estéticas de forma consciente e moderada, respeitando a própria composição corporal e limites do corpo.

Algo que contribui para esse equilíbrio é uma alimentação balanceada junto a prática de exercícios que são super benéficos e também promovem um corpo mais saudável.

Além de todas as dicas de saude expostas, o principal é praticar o amor próprio, promovido por meio do autoconhecimento que gera respeito, individualização, desconstrução e liberdade para cada ser humano.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*